Logo IFRJ

Capacitação

 

As ações de capacitação dos servidores do IFRJ fazem parte da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, regulamentada pelo Decreto nº 9.991/2019. 

A Escola Nacional de Administração Pública - ENAP é uma escola de governo que tem como principais atribuições a formação e o desenvolvimento permanente dos servidores públicos, em consonância com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), bem como a produção e a disseminação de conhecimentos sobre gestão e políticas públicas.

Escola Virtual de Governo (EVG), iniciativa da ENAP, consiste em um conjunto de serviços disponibilizados em um Portal Único de Governo. Para o servidor ou cidadão que busca capacitação no serviço público, o Portal oferece um catálogo de cursos unificado das principais escolas de governo e centros de capacitação da Administração Pública. No catálogo são ofertados mais de 500 cursos abertos em diversas áreas e temáticas. Destacamos abaixo alguns cursos por temas, apenas para exemplificar as diversas opções oferecidas pela EVG: 

 

  • COMUNICAÇÃO 
  1. Gestão de equipes híbridas e desafios para a cultura organizacional - 25h
  2. Uso de mídias sociais na comunicação Institucional - 20h
  3. Comunicação pública e gestão de relacionamento com o cidadão - 20h
  4. Linguagem simples aproxima o governo das pessoas. Como usar? - 20h

 

  • ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO 

 

 

  • ÉTICA E CIDADANIA 

 

 

  • GESTÃO DE PESSOAS

 

 

  • GOVERNO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 

 

 

  • INOVAÇÃO 

 

 

  • ORÇAMENTO E FINANÇAS 

 

 

Além dos cursos, a EVG oferece também um catálogo de certificações, no qual, ao concluir com êxito o conjunto dos cursos que compõem cada uma das Certificações, o(a) servidor(a) terá acesso ao certificado com a carga horária total da certificação escolhida. Dentre as certificações oferecidas, destacamos abaixo algumas que podem atender as necessidades dos nossos servidores: 

 

  • PREPARAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS, carga horária: 195h. A CERTIFICAÇÃO deste programa destina-se especialmente a servidores candidatos à ocupação de funções públicas em geral e candidatos a cargos de gestão em Institutos Federais que reconhecem o Programa no âmbito da Portaria nº 1.430/2018 do MEC. Orientamos que o candidato verifique previamente com o Instituto Federal que está realizando o processo seletivo as condições de reconhecimento do Programa. Servidores públicos de qualquer esfera de Poder bem como cidadãos em geral estão autorizados a realizar os cursos e o programa. Esta Certificação Avançada é uma iniciativa da Enap e visa apoiar a capacitação gerencial do servidor e sua qualificação para o exercício de atividades de direção e assessoramento. O programa considera a relevância do desenvolvimento de competências gerenciais com base nos princípios da moderna administração pública. Também oferece cursos em temáticas variadas ligadas à gestão, transparência e inovação.

 

  • GESTÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS, carga horária: 175h. No contexto do serviço público, a gestão de processos pode aperfeiçoar o trabalho realizado pelas pessoas, o que colabora para a realização dos objetivos institucionais e poderá gerar resultados positivos. Nesta certificação, você conhecerá os principais fundamentos, estratégias, ferramentas e outros insumos que possibilitam uma visão sistêmica da análise e melhoria de processos organizacionais, o que oportunizará desenvolver o pensamento estratégico e analítico sobre o assunto. .

 

  • INTEGRIDADE PÚBLICA - FUNDAMENTOS, carga horária: 182h. Na administração pública, a integridade é um componente fundamental para que ações e estratégias governamentais, bem como a conduta dos agentes públicos sejam orientadas pela ética e para o interesse público. A integridade assegura ações, decisões e estratégias que fortalecem o compromisso com a busca do bem comum. É uma construção diária, resultante da postura crítica e reflexiva de cada um em suas atividades cotidianas, das mais simples às mais complexas. Essa certificação é uma ótima oportunidade para que você compreenda a importância da integridade pública e os principais tópicos relacionados a ela. Conheça mais sobre o assunto e faça a diferença.

 

  • TRANSFORMAÇÃO DIGITAL - FUNDAMENTOS, carga horária: 133h. Prepare-se para iniciar sua qualificação como transformador digital e faça a diferença no setor público! O Programa de Desenvolvimento de Capacidades para Transformação Digital - Capacita.gov.br, em parceria com a Enap, pretende formar profissionais capazes de lidar com os desafios da era digital em diferentes segmentos do Poder Executivo Federal. A etapa "Fundamentos" inicia a jornada de certificação dos servidores participantes. 

 

 

Para maiores informações acesse a página da ENAP clicando aqui.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS