Logo IFRJ

Diretoria Adjunta de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoal - DQDP

DIRETORIA ADJUNTA DE QUALIDADE DE VIDA E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (DQDP)

É responsável pela execução da política de capacitação de pessoal definindo as diretrizes gerais para desenvolvimento humano e profissional do corpo efetivo da instituição, com enfoque na qualificação profissional, na motivação para o trabalho e na melhoria da qualidade de vida dos servidores.

A equipe da DQDP é responsável pelos serviços referentes a:

  • Aceleração da Promoção

  • Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior (Docente)

  • Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior (TAE)

  • Afastamento para Exercício de Mandato Eletivo

  • Afastamento para Participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no país / no Exterior (Docente)

  • Afastamento para Participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no país / no Exterior (TAE)

  • Afastamento para servir a outro órgão ou entidade (Cessão)

  • Alteração de Regime de Trabalho (Docente)

  • Alteração de Regime de Trabalho (TAE)

  • Colaboração Técnica (Servidor do IFRJ para outro órgão)

  • Colaboração Técnica (Servidor de outro órgão para o IFRJ)

  • Complementação Pedagógica

  • Exercício Provisório

  • Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC)

  • Homologação de Estágio Probatório (Docente)

  • Homologação de Estágio Probatório (TAE)

  • Horário especial para servidor estudante

  • Horário especial para servidor portador de deficiência

  • Incentivo à Qualificação

  • Insalubridade - Concessão

  • Inscrição em eventos de capacitação

  • Licença para Atividade Política

  • Licença para Capacitação (Docente)

  • Licença para Capacitação (TAE)

  • Licença para Tratamento de Saúde

  • Licença para Tratar de Interesses Particulares

  • Licença por Acidente em Serviço ou Doença Profissional

  • Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge

  • Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família

  • Periculosidade - Concessão

  • Progressão/Promoção Docente

  • Progressão por Capacitação Profissional (TAE)

  • Progressão por Mérito Profissional (TAE)

  • Promoção Docente à Classe Titular

  • Readaptação

  • Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC)

  • Redistribuição

  • Remoção - Movimentação

  • Remoção por Motivo de Saúde

  • Requisição/Cessão de outro órgão

  • Retribuição por Titulação

Diretora: Ana Luiza Coelho Ferreira Pinhal

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3451359171661260 

E-mail: dqdp@ifrj.edu.br 

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

Equipe: Tatiana Moreira Clemente Caetano - Tecnólogo/Formação

  Fernando Rocha Beserra - Psicólogo

  Alexandre Ferreira Coelho - Tecnólogo/Formação

  Érica Nogueira Aires da Silva - Assistente em Administração

  Johnatan Rodrigues Lemes - Tecnólogo/Formação

  Gilton Francisco Sousa de Andrade - Técnico em Assuntos Educacionais 

A Diretoria Adjunta de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoas (DQDP) compreende os seguintes setores:

  • Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CST)

  • Coordenação Geral de Desenvolvimento Funcional (CODEF)

  • Coordenação de Segurança do Trabalho

  • Coordenação de Ambiente e Sustentabilidade

À Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador - CST compete:

  • Realizar perícia singular, junta oficial em saúde e pareceres multiprofissionais no âmbito da perícia oficial em saúde;

  • Planejar, coordenar e executar exames ocupacionais (admissionais, periódicos e demissionais);

  • Promover ações de promoção e vigilância em saúde relacionadas ao trabalho e de prevenção de doenças ocupacionais;

  • Favorecer a padronização de processos e procedimentos da área da saúde dos servidores do IFRJ;

  • Gerenciar o SIAPE Saúde e a execução de compras de medicamentos, equipamentos e demais insumos necessários ao funcionamento do setor;

  • Realizar atendimentos biopsicossociais aos servidores relacionados a questões laborais, realizando os encaminhamentos em sistema de referência e contra referência quando necessário;

  • Prestar o primeiro atendimento em casos de emergência e urgência, acionando serviço especializado;

  • Participar e representar o Instituto em Fóruns relacionados às atividades da coordenação.

Coordenadora: Larisse Caroline Ferreira de Castro

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6996345508839654 

E-mail: cst@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6007

Ligações Internas/Ramal: (12) 6007

Equipe:

  • Ana Paula da Fonseca da Costa Fernandes – Enfermeira do Trabalho

  • Bianca de Moraes Branco – Médica Psiquiatra Perita

  • Daniele Zanotti da Silva - Psicóloga

  • Fabiana Pereira de Souza – Fonoaudióloga

  • Fabiana Regolin – Fisioterapeuta

  • Fabiane Toste Cardoso – Nutricionista

  • Fernanda Pilotto de Moura – Médica Perita

Equipe - Acordos de Cooperação:

  • Karoline Cornejo – Psiquiatra Perita – Instituto Nacional de Educação de Surdos

  • Débora Petrungaro Migueis – Médica Perita - Instituto Nacional de Educação de Surdos

  • Abelardo Couto – Médico Perito – Instituto Benjamin Constant

À Coordenação Geral de Desenvolvimento Funcional - CODEF compete:

  • Incluir, organizar, atualizar e controlar os dados em planilha referente ao desenvolvimento funcional dos servidores;

  • Analisar e movimentar os processos, via SIPAC, referente às carreiras dos docente e técnico-administrativas;

  • Emitir portarias referente aos processos das carreiras docente e técnico-administrativa;

  • Participar dos fóruns referente às carreiras docente e técnico-administrativa;

  • Realizar outras atividades afins ao desenvolvimento funcional.

Coordenador: Luana Ádria Vieira Monteiro - Assistente em Administração

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5437921523572148 

E-mail: codef@ifrj.edu.br  

Ligações Externas: 3293-6038 / 3293-6039

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

Equipe: Juliana Bacelar de Matos - Assistente em Administração

Érica Nogueira Ayres da silva - Assistente em Administração

À Coordenação de Segurança do Trabalho compete:

  • Elaborar e implementar política de Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente;

  • Desenvolver ações educativas na área de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;

  • Apoiar e subsidiar os Campi nas questões técnicas de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;

  • Realizar análise de riscos dos ambientes administrativos e tecnológicos dos Campi do IFRJ;

  • Organizar, Implantar as Comissões de CISSP dos Campi e auxiliá-las tecnicamente;

  • Elaborar laudos de insalubridade e periculosidades dos servidores expostos a riscos cuja a análise seja qualitativa;

  • Avaliar e/ou acompanhar a quantificação dos riscos ambientais identificados;

  • Elaborar e gerenciar Programas de implantação do Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho e do Sistema de Gestão Ambiental;

  • Identificar variáveis de controle de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho;

  • Investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle;

  • Elaborar Programa de Avaliação e Gerenciamento de Riscos – PAGR dos Campi;

  • Implantar Planos de Emergência e Brigada de Incêndio do IFRJ;

  • Implementar programas e projetos que promovam a eficiência na Administração Pública em matéria de Gestão Ambiental;

  • Prestar assessoria e consultoria em matéria de gestão ambiental aos diferentes níveis diretivos da instituição;

  • Planejar, projetar, especificar, organizar e executar atividades específicas de gestão ambiental;

  • Participar de eventos referentes à Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

Coordenador: Anderson Luiz Duarte Augusto

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0157414627304279

E-mail: cstm@ifrj.edu.br 

Ligações Externas: (21) 3293-6007

Ligações Internas/Ramal: (12) 6007

Equipe: Izaura Cristina Ferreira de Almeida - Engenheira de Segurança do Trabalho

 Joana D´Arc Machado Pereira - Engenheira de Segurança do Trabalho

 Mariana Arêas Miranda - Técnica em Segurança do Trabalho

À Coordenação de Ambiente e Sustentabilidade compete:

  • Elaborar e implementar política de Gestão Ambiental no IFRJ;

  • Promover a sustentabilidade socioambiental e econômica no IFRJ, assim como a construção de uma cultura institucional que agregue valores, atitudes e comportamentos consoantes com a responsabilidade socioambiental e cultura regenerativa;

  • Apoiar e subsidiar os Campi e a reitoria nas questões técnicas relacionadas à Gestão Ambiental;

  • Incentivar e orientar os setores responsáveis a adotarem medidas que visem à: eficiência do gasto público; redução de impactos socioambientais negativos decorrentes de suas atividades; gestão integrada de resíduos e implantação de programas relacionados a qualidade de vida dos servidores;

  • Promover ações de sensibilização no âmbito do IFRJ;

  • Promover a troca de experiências práticas de sucesso e o desenvolvimento de processos, instrumentos, tecnologias e metodologias inovadoras, no que tange a promoção da sustentabilidade socioambiental;

  • Coordenar as Comissões que tratam de temas relacionados à sustentabilidade socioambiental no âmbito da reitoria do IFRJ e apoiar as ações das Comissões que tratam dos mesmos temas nos Campi do IFRJ. Promover a troca de experiências entre as unidades, através de uma rede de construções e trocas;

  • Representar o IFRJ nas redes, fóruns e outros eventos da área;

  • Coordenar os trabalhos da área ambiental nos polos de SST;

  • Apoiar as ações de: defesa do meio ambiente; solidariedade; produção e consumo sustentáveis; cooperativismo; compartilhamento de tecnologias sociais voltadas à preservação do meio ambiente e difusão do conhecimento na comunidade interna e externa do IFRJ. Contribuindo desta forma para a construção de pilares de sustentação socioambiental para uma sociedade regenerativa.

Coordenadora Substituta Interina: Ana Paula da Fonseca da Costa Fernandes – Enfermeira do Trabalho

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9799413290138016 

E-mail: meioambiente@ifrj.edu.br 

Ligações Externas: (21) 3293-6007

Ligações Internas/Ramal: (12) 6007

Equipe: Luiz Felipe Machado de Sant'Anna Neto - Engenheiro Ambiental

Organograma da DQDP: Clique aqui

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS