A Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST), instituída por meio da Portaria nº 091/2013, é o setor responsável por:
1. Desenvolver ações de promoção de saúde,
2. Emitir pareceres periciais nas áreas de psicologia;
3. Realizar o serviço social no IFRJ;
4. Atuar nas áreas de fonoaudiologia e fisioterapia;
5. Realizar perícias oficiais em saúde dos servidores da Reitoria (só da reitoria /???);
6. Favorecer a padronização de processos e procedimentos na área da saúde dos servidores do IFRJ;
7. Planejar e apoiar a realização dos exames periódicos em saúde;
8. Realizar atendimentos biopsicossociais relacionados à questões laborais;
9. Representar o IFRJ em foros pertinentes e
10. Gerir o SIAPE Saúde, que é o sistema informatizado que consolida as informações sobre a saúde dos servidores da Administração Pública Federal.
A CST é parte constituinte da Direção de Qualidade de Vida e de Desenvolvimento de Pessoas (DQDP) e da Diretoria de Gestão e de Valorização de Pessoas (DGP), vinculadas à PRODIN - Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade. É o setor responsável por gerir o processo de efetiva implantação do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal [SIASS] no IFRJ.
Além do trabalho desenvolvido na Reitoria, o Sistema de Saúde do Trabalhador conta ainda com a parceria das equipes dos Serviços de Saúde (SerSa) dos campi do IFRJ.
Em vista da necessidade de articulação entre os Serviços de Saúde (SerSas), CST e Coordenação de Segurança do Trabalho, para padronização de processos e procedimentos na área de saúde e segurança dos servidores, a CST participou ativamente do processo de elaboração do Comitê de Saúde e Segurança do Servidor, instituido pela Portaria nº 139/2015, que contou com servidores de todos os Serviços de Saúde do IFRJ, Saúde do Trabalhador, Segurança do Trabalho, DGP, DQDP e Pró-reitoria de Administração.
SIAPE Saúde
Em seu trabalho, a equipe da Coordenação de Saúde do Trabalhador trabalha com o lançamento e acompanhamento de dados no sistema SIASS. Para atender a finalidade do SIASS foi desenvolvido, em parceria com o SERPRO, o SIAPE SAÚDE que é o sistema informatizado da administração pública federal, gerido pela Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que consolida informações sobre a saúde dos servidores da administração pública, de forma descentralizada e estruturada por meio dos módulos: Perícia Oficial, Exames Periódicos de Saúde, Promoção e Vigilância, Investidura em Cargo Público e Informações Gerenciais
O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal – SIASS, instituído pelo Decreto nº 6.833, de 29 de abril de 2009, no âmbito do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, tem por objetivo coordenar e integrar ações e programas nas áreas de promoção e vigilância à saúde, prevenção de doenças, perícia oficial bem como o acompanhamento da saúde dos servidores da administração federal direta, autárquica e fundacional, de acordo com a política de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor público federal.
Em 2012 o SIAPE Saúde foi implantado no IFRJ e ao longo dos últimos anos os servidores dos Serviços de Saúde (SerSas), Saúde do Trabalhador, Gestão de Pessoas e Segurança do Trabalho aderiram e passaram a utilizar o sistema.