Logo IFRJ

Pós-graduação

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS

Carga Horária: 360 HORAS

Coordenação: ANDREA FALCÃO

Este curso busca responder à crescente demanda do setor educacional pela formação continuada de profissionais de educação, em contexto de incessantes mudanças, decorrentes dos avanços no campo das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).  O projeto pedagógico do curso alia duas vertentes complementares, no esforço de oferecer aos alunos uma visão complexa dos impactos da tecnologia no campo da educação e, ainda, autonomia para explorar as possibilidades abertas pelas inovações técnicas, de modo a promover a formulação de práticas pedagógicas inovadoras com recursos já existentes ou mesmo para a criação de novas ferramentas digitais. A concepção do curso partiu de investigações realizadas pelo grupo de pesquisa Laboratório de Cultura Digital, que conta com duas linhas e seis projetos de pesquisa, reunindo pesquisadores interessados em analisar a criação, transmissão, consumo da informação e produção de conhecimento em ambientes digitais e refletir sobre novas relações entre práticas, expressões, processos decorrentes do uso de novas tecnologias, em plataformas e ambientes virtuais. Os docentes possuem perfil multidisciplinar e ampla experiência tanto em termos teóricos quanto práticos.

 

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS AMBIENTAIS

Carga Horária: 360 HORAS

Coordenação: ANDREIA MARIA DA ANUNCIAÇÃO GOMES 

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos Ambientais busca capacitar profissionais, atuantes nos mais diversos âmbitos organizacionais, públicos e privados, para a identificação da problemática ambiental contemporânea de forma abrangente e contextualizada, bem como qualificá-los para a elaboração, proposição e implementação de projetos relativos ao uso e à conservação do meio ambiente. Para isso, a formação proposta trabalha com a multidisciplinaridade, envolvendo dois eixos tecnológicos do Campus Niterói – Gestão e Negócios e Ambiente e Saúde – e parte da compreensão sobre a complexidade das problemáticas socioambientais e territoriais, além de desenvolver competências para o trabalho na gestão de projetos, gestão participativa e metodologia de pesquisa. São desenvolvidos, também, arcabouços teórico-práticos sobre temas como: ciência, tecnologia, ética, educação ambiental, ecologia, conservação ambiental, legislação ambiental, tecnologias sociais, economia solidária e agroecologia. A proposição do curso presencial visa, assim, atender à crescente demanda pela formação destes profissionais, tanto por parte dos agentes da cidade de Niterói – atuantes em órgãos públicos e da sociedade civil organizada –, quanto pelos desafios contemporâneos no âmbito local e internacional.

 

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E SERVIÇOS

Carga Horária: 360 HORAS

Coordenação: ANA CARLA DE SOUZA GOMES DOS SANTOS

Um dos maiores desafios verificados pelos cursos que atuam na área de gestão é o de romper os muros teóricos e se aproximar da realidade do mundo empresarial, para, assim, refletir suas práticas, tensioná-las e contextualizá-las. Em todo o mundo, principalmente a partir da segunda metade do século XX, houve a aproximação entre as instituições acadêmicas e o mercado. No Brasil, esse processo ganhou força a partir do início do século XXI e ainda está em expansão.

A aproximação entre o mundo empresarial e o acadêmico pode ser fundamental por dois principais motivos. Primeiramente para oferecer exemplos concretos dos desafios do mundo real e refleti-los à luz das teorias ensinadas em sala de aula. Em segundo lugar, para promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico do país, considerando que, as instituições de ensino melhor preparam os agentes empreendedores para vencerem os desafios do mundo do trabalho, a partir de uma formação ética, crítica e sustentável. Neste sentido, a oferta do curso de Pós-Graduação em Gestão de Serviços – à medida que estreita o relacionamento entre instituição de ensino e empresários, tanto para prover respostas aos desafios contemporâneos do setor, quanto para  alimentar a literatura de exemplos reais do mundo empresarial – cumpre seu papel de fomentar o desenvolvimento das empresas de serviços, principal setor econômico brasileiro, assim como, de estreitar a ponte entre teoria e prática. 

Visto isso, o objetivo do curso de Pos Graduação de Gestão em Serviços é capacitar profissionais para atuar no setor de serviços, seja em empresas deste setor, ou nele empreendendo, considerando as peculiaridades e a dinâmica do ambiente de negócios, para desenvolver uma visão holística e crítica do seu papel dentro da cadeia produtiva com foco na criação de valor para esta.

 

ESPECIALIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM ENSINO DE LÍNGUAS

Carga Horária: 360 HORAS

Coordenação: HELOISE VASCONCELLOS GOMES THOMPSON

Esta pós-graduação almeja proporcionar a especialização e o aperfeiçoamento de docentes e demais profissionais da educação na elaboração, planejamento, execução e avaliação de projetos e metodologias voltadas para o ensino de línguas, visando ao desenvolvimento de práticas inovadoras e inclusivas nas instituições de ensino da cidade de Niterói e adjacências. Especificamente: Promover a formação continuada em Educação para o docente de línguas do Ensino Básico; Discutir e produzir conhecimentos teórico-metodológicos aprofundados, numa perspectiva inter/transdisciplinar; Contribuir com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica, valorizando a perspectiva da pluralidade e diversidade sociocultural; Estabelecer relações constantes entre a reflexão teórica apresentada e a prática docente, em diferentes contextos de ensino; Propiciar aos profissionais da educação contato com pesquisas recentes na área de Educação, em geral, e de Ensino de Línguas, em particular; Familiarizar os educadores com os princípios e a prática da pesquisa científica, levando-os a desenvolver investigações acadêmicas aplicadas de qualidade e socialmente engajadas; Fomentar a discussão e promover a capacitação de docentes para a utilização de novas tecnologias em sala de aula e; Possibilitar ao egresso do curso proposto um posterior ingresso em uma pós-graduação stricto sensu.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS