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Especialização Interdisciplinar em Ensino de Línguas

ESPECIALIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM ENSINO DE LÍNGUAS

1. Objetivo geral

Proporcionar a especialização e o aperfeiçoamento de docentes e demais profissionais da educação na elaboração, planejamento, execução e avaliação de projetos e metodologias voltadas para o ensino de línguas, visando ao desenvolvimento de práticas inovadoras e inclusivas nas instituições de ensino da cidade de Niterói e adjacências.

2. Objetivos específicos

  • Promover a formação continuada em Educação para o docente de línguas do Ensino Básico;
  • Discutir e produzir conhecimentos teórico-metodológicos aprofundados, numa perspectiva inter/transdisciplinar;
  • Contribuir com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica, valorizando a perspectiva da pluralidade e diversidade sociocultural;
  • Estabelecer relações constantes entre a reflexão teórica apresentada e a prática docente, em diferentes contextos de ensino;
  • Propiciar aos profissionais da educação contato com pesquisas recentes na área de Educação, em geral, e de Ensino de Línguas, em particular;
  • Familiarizar os educadores com os princípios e a prática da pesquisa científica, levando-os a desenvolver investigações acadêmicas aplicadas de qualidade e socialmente engajadas;
  • Fomentar a discussão e promover a capacitação de docentes para a utilização de novas tecnologias em sala de aula;
  • Possibilitar ao egresso do curso proposto um posterior ingresso em uma pós-graduação stricto sensu.

3. Dados gerais do curso

  • Modalidade: Presencial com percentual de carga a distância. Tendo em vista a demanda apresentada na pesquisa de interesse por um curso na modalidade EaD ou semipresencial, optamos por ofertar o curso no formato híbrido, ou seja, com uma parte de sua carga horária a ser cumprida através de encontros presenciais e outra parte através de encontros e atividades remotas síncronas e/ou assíncronas. Essa proposta visa atender as necessidades do público-alvo do curso, que engloba, de maneira geral, professores e profissionais da educação que, como se sabe, costumam ter longas jornadas de trabalho concentradas nos dias de semana. 
  • Total da carga horária: 360 horas
  • Carga horária presencial: 180 horas.
  • Carga horária a distância: 180 horas
  • Total de créditos: 24 créditos
  • Regime do curso: semestral
  • Horário das aulas: os encontros presenciais acontecerão aos sábados, nos turnos diurno (das 8h às 12:30h) e vespertino (das 13:30h às 18h), considerando o calendário acadêmico institucional. A carga horária a distância será ofertada em todos os componentes curriculares, utilizando o ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) institucional, que irá proporcionar a interação entre professores e estudantes por meio de atividades síncronas ou assíncronas.
  • Total de semestres letivos: dois semestres para cursar disciplinas e mais um semestre para elaboração de TCC e defesa.
  • Duração mínima do curso: 12 meses, atendendo-se aos seguintes pré-requisitos: aprovação nas disciplinas; desenvolvimento e defesa do TCC, após conclusão das disciplinas, perante Banca Examinadora.
  • Prorrogação do curso: o aluno fará jus da prorrogação mediante justificativa por escrito e aprovada pelo Colegiado do Curso. Esse recurso só pode ser utilizado uma vez pelo discente. O período de prorrogação será de seis meses. Neste caso, o curso terá duração de 24 meses, sem mais prorrogações.

4. Coordenação de curso

Coordenadora: Heloise Vasconcellos Gomes Thompson

E-mail: heloise.thompson@ifrj.edu.br 

5. Corpo docente

O curso de pós-graduação lato sensu interdisciplinar em Ensino de Línguas contará com a colaboração de 15 (quinze) servidores que atuarão como docentes, sendo 12 (doze) deles lotados no campus Niterói e 3 (três) oriundos de outros campi do IFRJ (São Gonçalo, Duque de Caxias e Resende).

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6. Linhas de pesquisa

O curso de pós-graduação lato sensu interdisciplinar em Ensino de Línguas abarca três linhas de pesquisas, em consonância com aquelas já existentes no grupo Pesquisas em Línguas, Ensino e Aprendizagem (PLENA). São elas:

LINHA 1:  Ensino de línguas: estratégias, metodologias e materiais didáticos

LINHA 2: Ensino das Literaturas na contemporaneidade

LINHA 3: Sociedade, cultura e novas linguagens

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7. Matriz curricular

Primeiro semestre - Disciplinas obrigatórias
CÓD Disciplina CH - CRED Professor(a)
ENL01 Histórias de vida e saberes docentes 30 – 2C Keila Pirovani da Silva
ENL02 Teorias do texto, da leitura e da linguagem e suas práticas no ensino 30 – 2C Carmen Elena das Chagas
ENL03 Letramento crítico no ensino de línguas 30 – 2C Heloise Vasconcellos Gomes Thompson
ENL04 Ensino de línguas estrangeiras: panorama, desafios e propostas 30 – 2C Adriana Mesquita Rigueira
ENL05 Linguagens e cultura em sala de aula  30 – 2C Fernanda Deborah Barbosa Lima
ENL06 Metodologias de pesquisa 30 – 2C Marcus Vinicius Brotto de Almeida
Segundo semestre - Disciplinas obrigatórias
ENL07 Novas tecnologias no ensino de línguas 30 – 2C Luciana de Freitas Bernardo e Vanessa Moreno Mota
ENL08 Materiais didáticos e ensino de línguas 30 – 2C Felipe Diogo de Oliveira
ENL09 Práticas literárias de formação leitora 30 – 2C Clauber Ribeiro Cruz e Suelen Gonçalves Vasconcelos  
ENL10 Recursos audiovisuais aplicados à educação 30 – 2C Andréa Rizzotto Falcão
ENL11 Seminário de Pesquisa 30 – 2C Andrea Rizzotto Falcão, Heloise Vasconcellos Gomes Thompson e Vanessa Moreno Mota
ENL12 Tópicos Especiais 30 – 2C Carlos Hilton Cruz Carvalho, Marcelo Japiassú Ramos e Milla Benício Ribeiro de Almeida Câmara
Terceiro semestre
ENL13 Trabalho de conclusão de curso I  - -

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