ESPECIALIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM ENSINO DE LÍNGUAS
1. Objetivo geral
Proporcionar a especialização e o aperfeiçoamento de docentes e demais profissionais da educação na elaboração, planejamento, execução e avaliação de projetos e metodologias voltadas para o ensino de línguas, visando ao desenvolvimento de práticas inovadoras e inclusivas nas instituições de ensino da cidade de Niterói e adjacências.
2. Objetivos específicos
- Promover a formação continuada em Educação para o docente de línguas do Ensino Básico;
- Discutir e produzir conhecimentos teórico-metodológicos aprofundados, numa perspectiva inter/transdisciplinar;
- Contribuir com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica, valorizando a perspectiva da pluralidade e diversidade sociocultural;
- Estabelecer relações constantes entre a reflexão teórica apresentada e a prática docente, em diferentes contextos de ensino;
- Propiciar aos profissionais da educação contato com pesquisas recentes na área de Educação, em geral, e de Ensino de Línguas, em particular;
- Familiarizar os educadores com os princípios e a prática da pesquisa científica, levando-os a desenvolver investigações acadêmicas aplicadas de qualidade e socialmente engajadas;
- Fomentar a discussão e promover a capacitação de docentes para a utilização de novas tecnologias em sala de aula;
- Possibilitar ao egresso do curso proposto um posterior ingresso em uma pós-graduação stricto sensu.
3. Dados gerais do curso
- Modalidade: Presencial com percentual de carga a distância. Tendo em vista a demanda apresentada na pesquisa de interesse por um curso na modalidade EaD ou semipresencial, optamos por ofertar o curso no formato híbrido, ou seja, com uma parte de sua carga horária a ser cumprida através de encontros presenciais e outra parte através de encontros e atividades remotas síncronas e/ou assíncronas. Essa proposta visa atender as necessidades do público-alvo do curso, que engloba, de maneira geral, professores e profissionais da educação que, como se sabe, costumam ter longas jornadas de trabalho concentradas nos dias de semana.
- Total da carga horária: 360 horas
- Carga horária presencial: 180 horas.
- Carga horária a distância: 180 horas
- Total de créditos: 24 créditos
- Regime do curso: semestral
- Horário das aulas: os encontros presenciais acontecerão aos sábados, nos turnos diurno (das 8h às 12:30h) e vespertino (das 13:30h às 18h), considerando o calendário acadêmico institucional. A carga horária a distância será ofertada em todos os componentes curriculares, utilizando o ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) institucional, que irá proporcionar a interação entre professores e estudantes por meio de atividades síncronas ou assíncronas.
- Total de semestres letivos: dois semestres para cursar disciplinas e mais um semestre para elaboração de TCC e defesa.
- Duração mínima do curso: 12 meses, atendendo-se aos seguintes pré-requisitos: aprovação nas disciplinas; desenvolvimento e defesa do TCC, após conclusão das disciplinas, perante Banca Examinadora.
- Prorrogação do curso: o aluno fará jus da prorrogação mediante justificativa por escrito e aprovada pelo Colegiado do Curso. Esse recurso só pode ser utilizado uma vez pelo discente. O período de prorrogação será de seis meses. Neste caso, o curso terá duração de 24 meses, sem mais prorrogações.
4. Coordenação de curso
Coordenadora: Heloise Vasconcellos Gomes Thompson
E-mail: heloise.thompson@ifrj.edu.br
5. Corpo docente
O curso de pós-graduação lato sensu interdisciplinar em Ensino de Línguas contará com a colaboração de 15 (quinze) servidores que atuarão como docentes, sendo 12 (doze) deles lotados no campus Niterói e 3 (três) oriundos de outros campi do IFRJ (São Gonçalo, Duque de Caxias e Resende).
6. Linhas de pesquisa
O curso de pós-graduação lato sensu interdisciplinar em Ensino de Línguas abarca três linhas de pesquisas, em consonância com aquelas já existentes no grupo Pesquisas em Línguas, Ensino e Aprendizagem (PLENA). São elas:
LINHA 1: Ensino de línguas: estratégias, metodologias e materiais didáticos
LINHA 2: Ensino das Literaturas na contemporaneidade
LINHA 3: Sociedade, cultura e novas linguagens
7. Matriz curricular
Primeiro semestre - Disciplinas obrigatórias | |||
CÓD | Disciplina | CH - CRED | Professor(a) |
ENL01 | Histórias de vida e saberes docentes | 30 – 2C | Keila Pirovani da Silva |
ENL02 | Teorias do texto, da leitura e da linguagem e suas práticas no ensino | 30 – 2C | Carmen Elena das Chagas |
ENL03 | Letramento crítico no ensino de línguas | 30 – 2C | Heloise Vasconcellos Gomes Thompson |
ENL04 | Ensino de línguas estrangeiras: panorama, desafios e propostas | 30 – 2C | Adriana Mesquita Rigueira |
ENL05 | Linguagens e cultura em sala de aula | 30 – 2C | Fernanda Deborah Barbosa Lima |
ENL06 | Metodologias de pesquisa | 30 – 2C | Marcus Vinicius Brotto de Almeida |
Segundo semestre - Disciplinas obrigatórias | |||
ENL07 | Novas tecnologias no ensino de línguas | 30 – 2C | Luciana de Freitas Bernardo e Vanessa Moreno Mota |
ENL08 | Materiais didáticos e ensino de línguas | 30 – 2C | Felipe Diogo de Oliveira |
ENL09 | Práticas literárias de formação leitora | 30 – 2C | Clauber Ribeiro Cruz e Suelen Gonçalves Vasconcelos |
ENL10 | Recursos audiovisuais aplicados à educação | 30 – 2C | Andréa Rizzotto Falcão |
ENL11 | Seminário de Pesquisa | 30 – 2C | Andrea Rizzotto Falcão, Heloise Vasconcellos Gomes Thompson e Vanessa Moreno Mota |
ENL12 | Tópicos Especiais | 30 – 2C | Carlos Hilton Cruz Carvalho, Marcelo Japiassú Ramos e Milla Benício Ribeiro de Almeida Câmara |
Terceiro semestre | |||
ENL13 | Trabalho de conclusão de curso I | - | - |