Logo IFRJ

Especialização em Gestão de Projetos Ambientais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS AMBIENTAIS

1. Objetivo geral

Capacitar profissionais para a identificação da problemática ambiental contemporânea de forma abrangente e contextualizada, bem como qualificá-los para a proposição, elaboração, e implementação de projetos relativos ao uso sustentável e à proteção do meio ambiente.

2. Objetivos específicos

  • Compreender as problemáticas socioambientais e territoriais na sua complexidade, diversidade de atores, responsabilidades e perspectiva histórica;
  • Estimular a criação e implantação de novos projetos ambientais de geração e de distribuição de renda, do empreendedorismo e do associativismo;
  • Desenvolver competências para o trabalho, inclusive a habilidade de gestão para os empreendimentos ambientais resultantes;
  • Qualificar profissionais de diversas áreas para os seguintes processos: a identificação de situações socioambientais, o levantamento de soluções e parcerias, a tomada de decisão, a implantação e o gerenciamento de projetos, a formulação de políticas destinadas a melhorar a qualidade de vida das comunidades envolvidas;
  • Aprimorar o conhecimento para a realização de pesquisas e a concepção de soluções práticas referentes ao meio ambiente, a partir de bases conceituais para melhorar a vida de diferentes partes da sociedade;
  • Perceber as implicações da ciência e da tecnologia junto das questões socioambientais, em especial o enfoque das tecnologias sociais.

3. Dados gerais do curso

  • Modalidade:  O curso será oferecido na forma presencial.
  • Total da carga horária: 360 horas
  • Total de créditos: 24 créditos
  • Regime do curso: semestral
  • Horário das aulas: As aulas presenciais acontecem uma vez por semana, aos sábados, contando com nove horas de aula semanais, nos turnos matutino (das 8h às 12:30h) e vespertino (das 13:30h às 18 h).
  • Total de semestres letivos: dois semestres para cursar disciplinas e mais um semestre para elaboração TCC e defesa.
  • Duração mínima do curso: 12 meses, atendendo-se os seguintes pré-requisitos – aprovação nas disciplinas; desenvolvimento do TCC; e defesa do TCC, após conclusão das disciplinas, perante banca examinadora.
  • Prorrogação do curso: o aluno fará jus da prorrogação mediante justificativa por escrito e aprovada pelo Colegiado do Curso. Esse recurso só pode ser utilizado uma vez pelo discente. O período de prorrogação será de até seis meses. Neste caso, o curso terá duração de até 24 meses, sem mais prorrogações.

4. Coordenação de curso

Coordenadora: Andreia Maria da Anunciação Gomes

E-mail: gpa.cnit@ifrj.edu.br

5. Corpo docente

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos Ambientais contará com docentes efetivos do Campus Niterói.

Saiba mais

6. Linhas de pesquisa

LINHA 1: Educação ambiental

Esta linha de pesquisa se propõe a estudar a relação entre o ser humano e seu ambiente, buscando desenvolver e compreender projetos que contemplem a participação coletiva, em diálogo com diferentes segmentos da sociedade, tais como governos e demais esferas do poder público, setores produtivos e comunidade local.  Neste sentido, a linha pretende refletir sobre abordagens, concepções e metodologias de educação ambiental em espaços formais e não formais de ensino.

Projetos de pesquisa associados:

a) Desenvolvimento de projetos voltados para educação ambiental

O objetivo deste projeto de pesquisa é planejar, estruturar e desenvolver projetos de educação ambiental em espaços formais e não formais, como escolas, museus, centros de ciências, parques, unidades de conservação, florestas, reservas extrativistas bem como empresas públicas ou privadas.

Professores envolvidos: Andrea Falcão, Andreia Gomes, Etiane  Araldi,   Pedro  Silva,  Raphaela  Reis  e Tauan Maia.

b) Movimentos sociais e educação ambiental

Este projeto tem como objetivo investigar a educação ambiental realizada pelos diferentes movimentos sociais como  os  de  agroecologia, economia  solidária, reforma  agrária, comunidades  quilombolas,  comunidades  indígenas,  geração  de  renda,  mulheres, LGBTQI+, interseccionais, dentre outros.

Professores envolvidos: Andrea Falcão, Ligia Scarpa, Marcelo Japiassu, Pedro Silva e Tauan Maia

LINHA 2: Políticas públicas voltadas para o meio ambiente

Esta linha de pesquisa se propõe a estudar diferentes projetos ambientais que tenham relação com as políticas públicas voltadas para o meio ambiente. Desta forma, esta linha irá abordar diferentes estratégias de gestão que promovam a facilitação de processos participativos, a ocupação de espaços públicos de participação, o uso e a apropriação das legislações e certificações ambientais.

Projetos de pesquisa associados

c) Ferramentas participativas e inovações em gestão

Este projeto pretende investigar e desenvolver o uso de ferramentas participativas que envolvam metodologias inovadoras na gestão de diferentes políticas públicas.

Professores envolvidos: Etiane Araldi, Livia Costa, Gustavo Simas e Raphaela Reis.

d) Aplicações da legislação e certificações ambientais

Este projeto tem como objetivo investigar a apropriação e o uso das diferentes legislações e certificações ambientais, nacionais e internacionais, no tocante aos projetos ambientais.

Professores envolvidos: Livia Costa, Gabriel Cunha, Gustavo Simas e Mariana Spacek.

LINHA 3: Tecnologias sociais e ambientais aplicadas

Esta linha de pesquisa se propõe a estudar questões relativas à análise e solução de possíveis problemas ambientais associados ao paradigma contemporâneo de desenvolvimento que norteia a sociedade capitalista.  Desta forma, abarcará questões concernentes aos desafios e dilemas desse paradigma de desenvolvimento, bem como dos usos sociais da ciência e da tecnologia tanto na superação quanto no aprofundamento destes problemas.

Projetos de pesquisa associados

e) Desafios e dilemas dos modelos de desenvolvimento

Este projeto se propõe a discutir e refletir sobre múltiplos desafios e dilemas do atual modelo de desenvolvimento, envolvendo temas como especulação imobiliária, conflitos ambientais urbanos, pressões sobre os ecossistemas, relação homem-natureza, ética e bioética, uso social da ciência e das tecnologias, ordenamento territorial urbano, dentre outros.

Professores envolvidos: André Brito, Livia Costa, Pedro Silva, Mariana Spacek

f) Tecnologias para resolução de problemas ambientais

O presente projeto tem como objetivos investigar a avaliação e o desenvolvimento do uso de tecnologias sociais e ambientais voltadas para a resolução de problemas ambientais que impactam diretamente os diferentes ecossistemas.

Professores envolvidos: André Brito, Andreia Gomes, Ligia Scarpa, Lívia Costa.

7. Matriz curricular

Primeiro semestre - Disciplinas obrigatórias
Disciplina CH - CRED Professor(a)
Desenvolvimento e a Crise Socioambiental 30 – 2C André Brito
Ciência, Tecnologia e Ética 30 – 2C Mariana Spacek
Tópicos em Direito Ambiental 15 – 1C Gabriel Cunha
Educação Ambiental 30 – 2C Andreia Gomes e Pedro Silva
Ecologia e Conservação Ambiental 45 – 3C Andreia Gomes e Pedro Silva
Metodologia de Pesquisa 30 – 2C Gustavo Simas 
Segundo semestre - Disciplinas obrigatórias
Gestão de Projetos 45 – 3C Lígia Scarpa
Ferramentas para Gestão Participativa 30 – 2C Etiane Araldi
Economia Solidária e Agroecologia 30 – 2C Ligia Scarpa
Gestão Ambiental 45 – 3C Lívia Costa
Elaboração de Projeto de Pesquisa 30 – 2C Coordenadores
Terceiro semestre
Trabalho de conclusão de curso I  - Orientadores

Saiba mais

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS