Logo IFRJ

Ciência em Aplicações

CIÊNCIA EM APLICAÇÕES

Líder: Thiago Lacerda

 

--------------------------------------------   LINHAS DE PESQUISA --------------------------------------------  

 

CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE

O objetivo é utilizar técnicas experimentais, envolvendo rastreadores ambientais, como espectros de radiação gama, para entender fenômenos no meio ambiente que focam nas alterações climáticas, na saúde dos seres vivos e na produção para fins comerciais com a diminuição dos prejuízos ao meio. Sobre o tema água, queremos utilizar ferramentas de baixo custo e de fácil aquisição em análises de parâmetros de qualidade de corpos d'água, como aquela retirada do Rio Maracanã.

Equipe: Manoela Carvalho, Thiago Lacerda e Alberto Cid (docentes); Marilton Lemes, Jorge Henrique Basilio e Kauan de Andrade (alunos).

 

ENSINO DE CIÊNCIAS

A linha busca fomentar um ensino de ciência que quebre o paradigma da passagem automática do conhecimento do professor para o aluno, sem os preconceitos de raça, deficiência ou sexualidade e foque no discente como agente ativo do processo. Levamos em consideração  que este necessita experimentar e vivenciar os conceitos com o embasamento histórico da sua construção no mundo cientifico, permitindo, com novas metodologias, construir cidadãos que consigam discernir os vários temas de ciências integrados com o seu cotidiano.

Equipe: Manoela Carvalho, Thiago Lacerda, André Valente, Alberto Cid e Thiago Almeida (docentes); Sarah Alheiros, Thais de Macedo, Vinicius Gonçalves, Adriana Lemos, William de Sousa, Ana Beatriz Simões, Erick de Moura, Jorge Henrique Basilio, Leandro Pereira e Antônia Mendes (alunos).

 

MODELAGEM COMPUTACIONAL

Modelagem computacional é uma área de conhecimento multidisciplinar que tem como objetivo tratar da aplicação de modelos matemáticos e técnicas da computação à análise, ensino, compreensão e estudo da fenomenologia de problemas complexos em diversas áreas, tais como, engenharias, física, ciências exatas, biológicas e ciências ambientais. A modelagem interage com a linhas anteriores quando se propõe a recriar experimentos difíceis de fazer em sala de aula.

Equipe: Thiago Lacerda, André Valente e Thiago Almeida (docentes).

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS