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Laboratório de Cultura Digital

LABORATÓRIO DE CULTURA DIGITAL

Líderes: Andrea Falcão e Milla Benicio

O Grupo de pesquisa em Cultura Digital do IFRJ-Niterói visa a sistematizar conhecimentos e promover reflexões críticas sobre as transformações sociais, culturais, científicas e tecnológicas decorrentes da proliferação dos instrumentos, mídias e ambientes digitais na contemporaneidade. Suas principais atividades são: 1) Levantamento e mapeamento de programas e projetos que se dedicam a atividades no âmbito da cultura digital; 2) Estabelecimento de parcerias com as instituições mapeadas; 3) Realização de eventos conjuntos para divulgação e difusão das pesquisas com publicação dos resultados; 4) Estruturação das linhas de pesquisa em sinergia com outros projetos de modo que a lógica do trabalho em rede não se constitua apenas em objeto de pesquisa, mas seja norteadora das metodologias adotadas; 5) Estabelecer-se como centro de referência e articulador estratégico das pesquisas desenvolvidas sobre cultura digital de modo amplo no cenário nacional e internacional.

 

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EDUCAÇÃO E CIDADANIA NO CONTEXTO DIGITAL

A linha visa a promover estudos sistemáticos sobre processos de criação, produção, transmissão e consumo de informação, à luz das dinâmicas estabelecidas pelo avanço das TICs, compreendendo tais processos como elementos centrais na formação da subjetividade e das relações sociais na contemporaneidade. Assim, interessa a essa linha investigar o papel das instituições formais e não formais de educação e de geração de conhecimento na formação de indivíduos e na produção de mediações coletivas para o exercício da cidadania. Alguns de seus objetivos específicos são: fazer uma revisão bibliográfica dos estudos já realizados por outros campi do IFRJ ou por outras instituições, que enriqueçam o debate sobre a articulação entre ensino e cultura digital; realizar pesquisas de campo sobre os impactos das novas tecnologias mapeadas; promover oficinas com instituições que tenham recursos inovadores já consolidados, tendo como fim o desenvolvimento da educação ou do exercício da cidadania; estimular a criação de novas ferramentas tecnológicas, de modo a estimular práticas pedagógicas inovadoras.

Equipe: Milla Benicio, Hélvio Jerônimo, Luiz Felipe Oliveira, Julio Page e Marcelo Velloso (docentes); Keila Pirovani (técnica); Matheus Felipe, Suellen Andrade, Jorge Rodrigo, Pedro Henrique Meira, Beatriz Cardoso, Arben Ajrullah, Leticia Caldas (alunos).

Projetos:

enlightened Da piada à política: um estudo dos memes mais populares da internet

O meme é hoje um recurso de linguagem amplamente utilizado pelos indivíduos – especialmente pelos jovens – para que possam expressar pensamentos, emoções e até posicionamentos políticos em ambientes virtuais. Por outro lado, é importante considerarmos que seus significados extrapolam o âmbito da expressão individual, uma vez que são produzidos segundo lugares de enunciação determinados por contextos sociopolíticos específicos.

Desta forma, é preciso observar como se estruturam os novos expedientes comunicativos, a fim de que possamos nos apropriar da linguagem digital, em vez de consumirmos as informações de forma passiva. Para tanto, precisamos estar atentos às características técnicas do universo online, que moldam os processos de significação. Deve-se, ainda, contextualizar as esferas de produção e de difusão dos memes, para que seja possível promover uma leitura situada de seus significados latentes.

O projeto visa, deste modo, a promover o letramento midiático de nossos alunos, cuja interação com os memes é frequente, embora, muitas vezes, imponderada. A proposta deste projeto teria em vista, portanto, um movimento de inclusão digital mais amplo, que considerasse aspectos tais como a habilidade de se ler imagens e textos como hiperlinks, a construção da identidade na web e as formas de exercício da cidadania dentro desse universo.

Coordenadora: Milla Benicio

Equipe: Jorge Rodrigo, Matheus Felipe e Suellen Andrade (alunos).

 

enlightenedAprendendo a programar: construção de um portal de notícias da comunidade do Sapê

Coordenador: Luis Felipe Oliveira

O projeto “Aprendendo a programar” é uma iniciativa complementar ao projeto “Sapê em foco: manutenção de um portal de notícias da comunidade”, e consiste na capacitação do(s) aluno(s) para que eles desenvolvam o site que hospedará o portal em questão. Nosso objetivo principal é familiarizar o aluno com conceitos básicos da linguagem de programação e publicação de conteúdo na Web, estimulando aptidões relativas às ciências da computação.

Equipe: Pedro Henrique Meira (aluno).

 

enlightenedUtilização e Construção de apps como alternativa para amenizar as deficiências de conteúdo na Educação Básica

Coordenador: José Marcelo Velloso

Diante da avalanche de informações à disposição do aluno e da rapidez com que a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente na vida dos educandos, um dos desafios impostos aos docentes é como aproveitar essas ferramentas tecnológicas a favor do ensino. Uma alternativa viável para diversificação das estratégias docentes é a utilização de ferramentas tecnológicas em sala de aula, em especial, com relação ao uso de computadores, smartphones e tabletes. Partindo de um dos objetivos do IFRJ – Campus Niterói de colocar-se como uma Instituição produtora e disseminadora da cultura, da ciência e da tecnologia para a região Centro-Sul Fluminense, este projeto pesquisará e desenvolverá atividades e materiais que eventualmente possam ser utilizados por docentes das mais diversas áreas em suas aulas.

Equipe: Beatriz Cardoso, Arben Ajrullah, Leticia Caldas (alunos).

 

PROCESSOS E PRÁTICAS CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS – LINGUAGENS ARTÍSTICAS, PRÁTICAS EXPRESSIVAS E CULTURA DIGITAL

Linha de pesquisa voltada para o estudo de práticas, expressões e processos culturais contemporâneos, com destaque para aqueles marcados por novas relações de uso e interação com as tecnologias, sistemas, plataformas e ambientes digitais. Este grupo visa a promover abordagens interdisciplinares inovadoras no campo da antropologia, da sociologia e da história da arte e, ainda, desenvolver dinâmicas colaborativas que aliem a ação e a participação à investigação e à pesquisa acadêmica.

Equipe: Andréa Falcão, Felipe Barros, Jonas Lana e Etiane Araldi (pesquisadores); Luana Leal, Ana Carolina Soares, Daniel Chagas e Lucas Carrielo (alunos).

Projetos:

enlightenedMuseus e escolas - relação entre espaços formais e não-formais de educação

O projeto busca refletir sobre a relação entre museus e escola e sua importância para a dinamização dos processos de ensino-aprendizagem. Visa ainda estimular a visitação e o uso dos acervos destas instituições em práticas educativas pela comunidade acadêmica do IFRJ-Niterói, contribuindo assim para compreendermos a dinâmica entre espaços formais e não-formais de educação de maneira mais ampla.

A pesquisa nos permitirá refletir ainda, de maneira contextualizada, sobre a importância das instituições culturais e de memória em nossa formação, entender parte dos desafios envolvidos em sua criação e manutenção, bem como sobre o seu papel na consolidação de processos e práticas democráticas de participação social. Insere-se, em um conjunto de estratégias do IFRJ Campus Niterói que visam produzir conhecimento sobre a realidade do local onde está sendo implementado o Instituto.

Coordenadora: Andrea Falcão

Equipe: Luana Leal, Ana Carolina Soares, Daniel Chagas e Lucas Carrielo (alunos).

 

enlightenedCognição inventiva e dispositivos tecnológicos

Coordenadora: Etiane Araldi

O projeto busca articular o uso de tecnologias digitais na educação, a partir de uma concepção inventiva da cognição, no sentido de deslocar as práticas de ensino-aprendizagem da mera solução de problemas. Tal esforço baseia-se teoricamente na perspectiva de que a aprendizagem é produzida nas práticas.

Metodologicamente, visa a desenvolver atividades de pesquisa-intervenção em espaços educativos formais e não formais, por meio de oficinas, em que são produzidas experiências com dispositivos tecnológicos que articulam cognição, percepção e afeto em uma lógica participativa, nas quais tanto os sujeitos de pesquisa como os pesquisadores descrevem e analisam as práticas e seus efeitos nos coletivos e instituições envolvidos no projeto.

Equipe: Adrea Falcão, Felipe Barros e Jonas Lana (docentes).

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