Logo IFRJ

Pesquisa

 

De acordo com as Resoluções CNS 196/96, 466/12 e 510/16, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa – CEP” e cabe à instituição onde se realizam pesquisas a constituição do CEP de acordo com a CNS – Conselho Nacional de Saúde. CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa..

Assim, todo projeto de pesquisa que envolva seres humanos direta ou indiretamente (questionários, entrevistas, intervenção terapêutica, uso de banco de dados, uso de prontuários, uso de dados de serviço, banco de material humano ou biológico, pesquisa em ambiente virtual, entre outros) deve ser encaminhado ao CEP/IFRJ. Isto permitirá aos pesquisadores a publicação da pesquisa em revistas nacionais e internacionais, assim como a apresentação em congressos.

Desde 15/01/2012, todos os projetos de pesquisa envolvendo seres humanos devem ser submetidos exclusivamente por meio da Plataforma Brasil. Toda a tramitação do protocolo de pesquisa ocorrerá por meio do sítio da Plataforma Brasil, ou seja, os pareceres serão obtidos eletronicamente, agilizando todo o processo e ampliando o acesso ao sistema CEP/CONEP.

Consulte nas abas abaixo orientações para submissão de projetos ao CEP/IFRJ e protocolos de pesquisas em andamento:

 

► CANCELAMENTO DE PROJETOS

► COMO SUBMETER SEU PROJETO

► DOCUMENTOS

► RESOLUÇÕES

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS