Logo IFRJ

Gestão Atual

A Gestão atual do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ foi eleita em 2017, na consulta eleitoral realizada com a comunidade acadêmia. O Prof. Rafael Almada, um dos mais jovens reitores do Brasil foi eleito com 60% dos votos no segundo turno das eleições.

A campanha do prof. Rafael Almada reuniu um grupo de servidores e estudantes de todos os campi, por isso usou como slogan o termo #IFRJuntos, que usamos até hoje apra mostrar a unidade de nossa comunidade acadêmica. Um slogan que trabalha a unificação de todos em prol de uma estabildiade isntitucional e diálogo com todos.

O Prof. Rafael Almada foi nomeado pelo Decreto do presidente Michel Temer, em 19 de abril de 2018, com nomeação a partir de 7 de maio de 2018. A publicação do decreto você encontra aqui.

A posse ocorreu em 08 de maio de 2018, na sede no ministério da Educação - MEC, em Brasília. O vídeo da posse pode ser visto clicando aqui.

Foto: Composição da Mesa da Posse em Brasilia
Foto: Composição da Mesa da Posse em Brasilia
Crédito: Ascom-MEC

 


Foto: Assinatura do termo de Posse
Crédito: Ascom-MEC

 

 

A posse do reitor, no Rio de Janeiro, ocorreu no dia 21 de maio de 2018 no Teatro João Caetano. Com presença ampla de toda a comunidade acadêmica do IFRJ.

   

Na solenidade foi realizada a apresentação da nova gestão do Instituto (período de 2018/2022) além de iniciar as celebrações de dez anos de criação dos Institutos Federais.

O vídeo da Posse pode ser visualizado clicando aqui

O trabalho da Gestão pode ser acompanhado no relatório de 2 anos da gestão, clicando aqui.

 

 

 

Gestão atual da Reitoria

 

 

 


Rafael Barreto Almada
Reitor
Período: 2018/2022

 

Curriculo:

Rafael Barreto Almada é professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Doutor em Engenharia Química pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ex-aluno do IFRJ, possui formação em Técnico em Química (2001), graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2005), Licenciatura em Química (2009) e Especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Cândido Mendes (2009) e Mestrado (2008) em Engenharia Química pela COPPE- Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor de Físico-Química, Química Analítica e Química Ambiental no Campus Rio de Janeiro (Maracanã) do IFRJ. Ao longo da sua trajetória profissional, participou de importantes iniciativas e gestões educacionais: Vice-Coordenador do Curso Técnico em Química – IFRJ, Conselheiro representante docente no Conselho Superior – IFRJ, Coordenador Geral de Programas e projetos, Pró-Reitor de Extensão – IFRJ, Coordenador Nacional do Fórum de Pró-reitores de Extensão – FORPROEXT/CONIF, Assessor Especial para o Desenvolvimento da Extensão Tecnológica do Núcleo Estruturante da Política de Inovação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – SETEC/MEC, Conselheiro representante do MEC no Conselho Superior do Instituto Federal do Acre, Instituto Federal de São Paulo, Colégio Pedro II e do Conselho Diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselheiro e Presidente do Conselho Regional de Química – Terceira Região.


Igor da Silva Valpassos
Pró-Reitor de Planejamento e Administração
Período: 2018/2022

 

Curriculo:

 

Igor da Silva Valpassos - possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Candido Mendes (2010). Atualmente é servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Ocupou o Cargo de Diretor de Administração no IFRJ até dezembro de 2014. Palestrante na área de Gestão Pública.

João Gilberto da Silva Carvalho

Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade

Período: 2020/2022

João Gilberto da Silva Carvalho - Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2002), doutorado e pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010, 2108), além de especializações em História do Brasil e Educação Ambiental. Possui experiência no magistério público e privado, tanto na educação básica quanto na superior. É estudioso da cultura chinesa, de temas ligados à globalização e pesquisador das representações sociais. Na atualidade, ocupa a Diretoria Executiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ - tendo passado por vários cargos de gestão pública

 

José Arimathéa Oliveira

período

Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade

José Arimathéa Oliveira - Técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola Nilo Peçanha - UFF, atual Campus Pinheiral do IFRJ (1986); Graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (1990); Pós-graduação latu-sensu (Aperfeiçoamento) em Sociedade e Agricultura no Brasil pela UFRRJ (1991); Pós-graduação latu-sensu (especialização) em Ciências Ambientais pela UFRRJ (1993) e Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais pela UFRRJ (1998). Atuou como Gestor da Unidade Educativa de Produção de Reflorestamento (CANP - UFF) - 1992 - 1998; Coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente (CANP - UFF) - 1998 - 2000; Coordenador de Ensino e Produção (CANP - UFF) - 2000- 2003; Diretor Geral do Colégio Agrícola Nilo Peçanha / CANP - UFF (2003 - 2007); Diretor Geral do Campus Pinheiral do IFRJ (2008 - 2011); Diretor de Administração do Campus Pinheiral do IFRJ (2011 - 2012); Prefeito Municipal da cidade de Pinheiral - RJ (2013 - 2016) e Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade do IFRJ (maio de 2018 a abril de 2020)

Alessandra Ciambarella Paulon

Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Período: 2018/2022

Alessandra Ciambarella Paulon - Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2002), especialização em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes (2003) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ e atuou como Pró-Reitora Adjunta e Titular de Extensão do mesmo Instituto. Além disso, é docente colaboradora da Universidade Federal Fluminense, e pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em História do Tempo Presente e do Brasil Recente, bem como em História da Educação e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: ditadura civil-militar, autoritarismo, Educação, currículo e ensino de História, anistia e memória.

Cristiane Henriques de Oliveira

Pró-Reitoria de Extensão

Período: 2018/2020

Cristiane Henriques de Oliveira - Graduada em Ciências Biológicas Bacharelado modalidade Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1999), mestre em Ecologia pelo Programa de pós-graduação em Ecologia/UFRJ (2002) - trabalhou com o Laboratório de Entomologia - IB/UFRJ em convênio com o Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental - IOC/FOCRUZ, Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ (2004). Apresenta experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Insetos Aquáticos e Biomonitoramento de ambientes de águas doces. Atualmente é servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), onde possui cargo de professora do ensino básico técnico e tecnológico. Integrante do grupo de Pesquisa do CNPq ?Meio Ambiente, Educação e Saúde?, reconhecido pelo IFRJ, desenvolve projetos na área de educação ambiental desde 2008. No mesmo ano iniciou o desenvolvimento de projetos de difusão e popularização de ciências e tecnologia, atuando como Coordenadora de Extensão do IFRJ Campus Paracambi, onde coordenou atividades, eventos, cursos e projetos em diversas áreas até março de 2011. Diretora Geral do Campus Paracambi do IFRJ de 2012 a 2018, participando ativamente da organização das Semanas acadêmicas no mesmo período. A partir de maio de 2018 assumiu a Pró-reitora de Extensão do IFRJ. Participou da Comissão Organizadora da FLIDAN nos anos de 2018 e 2019 e em 2019 participou como vice coordenação do Fórum regional de Pró-Reitores de Extensão da Rede Federal.

Ana Luisa Lima
Pró-Reitoria de Extensão
Período: 2020/2022

 

Ana Luisa possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em artes cênicas pela Universidade do Rio de Janeiro e pós-graduação em Teatro - teoria e prática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professora substituta de Teatro na Educação (Uni-Rio) e Produção Cultural (UFF). Atualmente, é professora efetiva no curso de Produção Cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ). Foi Secretária de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, de abril a dezembro de 2010, quando esteve à frente de vários projetos culturais, entre eles o Viradão Carioca, Palco Sobre Rodas, Sete em Ponto, Calendário Carioca e outros, além de ter participado de seminários, congressos e mesas redondas. Também foi sócia da Sarau Agência de Cultura Brasileira durante 16 anos, onde realizou inúmeros eventos na área musical e teatral, como o musical Elis, Estrela do Brasil, 100 Anos de Pixinguinha, Ariano Suassuna 80 Anos, entre outros, sempre voltados ao fomento da cultura brasileira. Produziu algumas exposições temáticas e ultimamente tem se dedicado à gestão cultural e à realização de projetos ligados ao patrimônio e memória da cultura nacional. Tem experiência na área de Comunicação, artes e patrimônio, com ênfase em Gestão e Produção Cultural.

Marcus Vinicius da Silva Pereira
Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação
Período: 2020/2022

 

Marcus Vinicius Pereira -  Licenciado em Física pela UFRJ, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo CEFET-RJ e Doutor em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ, com pós-doutorado na FE-USP. "Jovem Cientista do Nosso Estado" da FAPERJ pelo segundo período consecutivo. Integrou a Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Coordena o Laboratório de Pesquisa em Tecnologia, Educação e Cultura (LABTEC) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde é servidor público federal e atua como professor e pesquisador desde 2006. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do IFRJ e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS) do NUTES/UFRJ, onde integra o Laboratório de Vídeo Educativo (LVE). No IFRJ, já atuou na gestão como Coordenador de Pesquisa e Inovação, Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Diretor de Ensino do Campus Rio de Janeiro, e como Coordenador Geral de Pesquisa na Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, onde atualmente exerce o cargo de Pró-reitor. Lidera o Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Educação & Cultura (GPTEC - www.gptec.org), e atua no Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual em Educação em Ciências e Saúde (GERAES - www.nutes.ufrj.br/geraes/). Seus interesses de pesquisa têm se concentrado em investigar a produção e a recepção audiovisual, o papel de atividades prático-experimentais, das tecnologias e metodologias ativas em contextos educativos do ensino de ciências, além do papel da formação em pós-graduação em ensino, em particular a modalidade profissional de mestrado e doutorado em ensino e os produtos educacionais desenvolvidos.

Rodney Cezar de Albuquerque
Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação
Período: 2018/2020

 

Rodney Cezar de Albuquerque - possui doutorado em informática na educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/PPGIE em 2011, o mestrado profissional em ensino de ciências da saúde e do ambiente pela UNIPLI em 2005, a pós-graduação lato sensu em marketing pela UCAM em 1998, o curso superior de tecnologia em processamento de dados pela UVA em 1997 e o curso técnico em processamento de dados em 1993. Ocupa a cadeira 10 da Academia de Letras e Artes de São João de Meriti, criador e curador do FLIDAM - Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti.

Atual Diretor-Geral do IFRJ campus São João de Meriti, Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, em 2018. Em 2013, fui eleito para um mandato como Diretor-Geral do campus Eng. Paulo de Frontin, tendo sido inclusive o autor do projeto de cidade digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC - MiniCom a época) no município, e em janeiro de 2010 havia sido convidado para fundar o então campus avançado. Anteriormente, fui por 2 anos o primeiro coordenador de pesquisa e pós-graduação do campus Paracambi, quando presidi o Comitê Local de Pesquisa, além de ter sido, por 3 anos, professor de informática básica daquele campus. Sou associado institucional da Brasscom, Anprotec, e efetivo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e CRA/RJ.

 

 

 

 

Gestão atual do Campus Arraial do cabo

Em breve, será inserido as informações aqui.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Arraial do Cabo

 

Gestão atual do Campus Belford Roxo

Em breve, será inserido as informações aqui.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Belford Roxo

 

Gestão atual do Campus Duque de Caxias

Em breve, será inserido as informações aqui.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Duque de Caxias

 

Gestão atual do Campus Engenheiro Paulo de Frontin

Em breve, será inserido as informações aqui.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Engenheiro Paulo de Frontin

 

Gestão atual do Campus Mesquita

Em breve, será inserido as informações aqui.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Mesquita

Gestão atual do Campus Nilópolis

Em breve, será inserido as informações aqui.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Nilópolis

 

Gestão atual do Campus Niterói

Em breve, será inserido as informações aqui.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Niterói

 

Gestão atual do Campus Paracambi

Em breve, será inserido as informações aqui.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Paracambi

 

Gestão atual do Campus Pinheiral

Em breve, será inserido as informações aqui.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Pinheiral

 

Gestão atual do Campus realengo - Rio de Janeiro

Em breve, será inserido as informações aqui.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Realengo

 

Gestão atual do Campus resende

Em breve, será inserido as informações aqui.

ara conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Resende

 

Gestão atual do Campus Rio de Janeiro

Em breve, será inserido as informações aqui.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Rio de Janeiro

 

Gestão atual do Campus São Gonçalo

Em breve, será inserido as informações aqui.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique São Gonçalo

 

Gestão atual do Campus São João de Meriti

Em breve, será inserido as informações aqui.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique São João de Meriti

 

Campus Volta redonda

Em breve, será inserido as informações aqui.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Volta Redonda

 

 

Documentos da gestão atual

Em breve, será inserido as informações aqui.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS