APRESENTAÇÃO:
O curso de Matemática, Licenciatura, objetiva a formação do Professor de Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional; possibilitando ao graduando a aquisição de amplo domínio teórico, experimental e pedagógico da Matemática, além do desenvolvimento de postura investigativa, ética, crítica e capaz de produzir e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos.
Para além das atividades de ensino, o graduado estará qualificado para o planejamento e gestão educacional, desenvolvimento ou aperfeiçoamento de materiais didáticos e recursos tecnológicos para o ensino, atuação em atividades educacionais não escolares e pesquisa. Também, com a devida formação continuada poderá atuar em outros contextos onde se faça necessário este profissional, como no segmento securitário, previdenciário, financeiro, de pesquisa de mercado e industrial.
SiSU: Para ingressar nos cursos de graduação do IFRJ é necessário realizar o ENEM e, posteriormente, inscrever-se no SiSU (Sistema de Seleção Unificada), optando por cursos ofertados pela instituição. Para mais informações, acesse https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-graduacao/sisu-20182.
Transferência Externa: Destina-se a estudantes, regularmente matriculados em instituições devidamente credenciadas e cursos autorizados / reconhecidos, que desejam prosseguir seus estudos no IFRJ. Há possibilidade de reaproveitamento de créditos.
Reingresso: Destina-se a graduandos, em instituições devidamente credenciadas e cursos autorizados / reconhecidos, que desejam cursar nova graduação. Há possibilidade de reaproveitamento de créditos.
O CURSO
Princípios Norteadores
O Projeto Pedagógico do Curso foi construído de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, com o Projeto Pedagógico Institucional e demais documentos norteadores da profissão, procurando atender, por meio de princípios metodológicos e filosóficos, às necessidades de formação do estudante.
O processo formativo do curso de Licenciatura em Matemática está baseado na integração e na articulação entre ciência, tecnologia, cultura e conhecimentos específicos e no desenvolvimento da capacidade de investigação científica. Essas são dimensões essenciais à manutenção da autonomia e dos saberes necessários ao permanente exercício das práticas do mundo do trabalho, que se traduzem nas ações de ensino, pesquisa e extensão.
Formas de Acesso
Tempo de Duração
Um tempo mínimo de oito e máximo de quinze períodos semestrais letivos em fluxo normal, exceto, caso exista a oferta do Curso em mais de um turno, ou o aluno curse algumas disciplinas em outro campus, terá a possibilidade de agilizar sua conclusão.
Pré-Requisito: Ensino Médio Completo.
Objetivo Geral
Formar professores com amplo domínio da Matemática e da práxis pedagógica, criando profissionais reflexivos, competentes e críticos, capazes de promover o conhecimento científico e a disseminação do saber matemático e desenvolver competências próprias à atividade docente, que ultrapassem o conhecimento científico e avancem para a formação de competências profissionais de caráter político-pedagógico, referentes ao conhecimento de processos de investigação e reflexão sobre a prática cotidiana.
Objetivos Específicos
Propiciar a discussão dos conhecimentos específicos e pedagógicos, beneficiando-o dos recursos científicos e tecnológicos disponíveis na Instituição.
Oportunizar experiências educativas que contribuam para a sua prática profissional.
Oportunizar espaços de reflexão e de criação coletivas, estimulando a utilização de metodologias pedagógicas voltadas para o desenvolvimento de projetos.
Perfil Profissional do Egresso
O professor, assim esperado, deve ter um embasamento teórico, prático e pedagógico de tal monta que o habilite a lecionar como uma pessoa de conhecimento, com a maior profundidade e diversidade possível, em sua área específica, bem como uma capacidade de lidar com problemas e dificuldades que possam surgir no seu âmbito de trabalho, seja na área propedêutica profissional, seja na de relacionamentos dela emanantes.
O Egresso será um professor com sólido embasamento teórico e, ao mesmo tempo, capaz de transformar esse conhecimento em uma prática consciente e autoreflexiva, de maneira que sua formação conduza a uma visão clara de seu papel social de educador, apto a se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos.
No que se refere às competências e habilidades próprias do educador matemático, o licenciado em Matemática deverá ter as capacidades de:
-
perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;
-
elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica;
-
analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;
-
analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica;
-
desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
-
contribuir para a construção de projetos coletivos dentro da escola básica.
Organização e Estrutura Curricular
O modelo de formação pretendido pelo IFRJ baseia-se no princípio de que a formação do professor deve se dar com a articulação entre os conhecimentos pedagógicos e os científicos desde o início do curso, de modo a, efetivamente, formar professores de Matemática e não apenas Matemáticos.
Os conteúdos curriculares são compostos por 3388,5 horas distribuídas da seguinte maneira:
Componentes curriculares |
Horas |
Horas |
Créditos |
Disciplinas Obrigatórias em Sala de Aula |
2214 |
2052 |
152 |
Disciplinas Obrigatórias em Laboratórios |
162 |
12 |
|
Disciplinas Optativas |
162 |
162 |
12 |
Prática de Ensino em Disciplinas Obrigatórias |
405 |
162 |
12 |
Prática de Ensino em Projetos Institucionais |
243 |
18 |
|
Atividades Acadêmicas Complementares |
202,5 |
202,5 |
15 |
Estágio Supervisionado |
405 |
405 |
30 |
Total |
3388,5 |
3388,5 |
251 |
A estrutura curricular do Curso está composta por componentes curriculares que visam contemplar cada um dos quatro eixos do perfil pretendido para o futuro professor.
Eixos Curriculares |
Componentes Curriculares |
Domínio do conteúdo específico de Matemática |
Componentes curriculares teóricos de Matemática, Física e afins. |
Domínio da teoria e práxis pedagógica |
Componentes curriculares de teoria pedagógica Componentes curriculares de prática de ensino Estágio Curricular supervisionado Prática Pedagógica |
Capacidade interdisciplinar e contextualizadora |
Componentes curriculares de outras áreas tecno-científicas Componentes curriculares filosóficos, históricos, etc |
Capacidade de atualização, de produção de conhecimento em sua área de trabalho e difusão desta produção |
Componentes curriculares de linguagem e expressão Componentes curriculares de metodologia de pesquisa Trabalho de Conclusão de Curso Estágio Curricular supervisionado |
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As atividades acadêmico-científico-culturais constituem-se de experiências educativas que visam à ampliação do universo cultural dos licenciandos e ao desenvolvimento da sua capacidade de produzir significados e interpretações sobre as questões sociais, de modo a potencializar a qualidade da ação educativa. As atividades complementares propiciam ao licenciando uma complementação de sua postura de estudioso e pesquisador, integralizando o currículo Para efeito de acompanhamento e registro da carga horária a ser cumprida (202,5 horas, sendo 102,5 horas de atividades científicas e 100 horas de atividades culturais), estas atividades estão divididas nas seguintes categorias:
- Palestras, seminários, congressos, conferências ou similares, que versem sobre temas relacionados ao Curso;
- Projetos de extensão cadastrados na Coordenação de Extensão da Unidade em que se realiza o Curso;
- Cursos livres e/ou de extensão certificados pela instituição promotora, com carga horária e conteúdos definidos;
- Estágios extracurriculares em instituições conveniadas com o IFRJ;
- Monitoria;
- Atividades em instituições filantrópicas ou do terceiro setor;
- Atividades culturais, esportivas e de entretenimento;
- Iniciação científica;
- Publicação, como autor, do todo ou de parte de texto acadêmico;
- Participação em órgãos colegiados do IFRJ;
- Participação em comissão organizadora de evento educacional ou científico.
Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos de Licenciatura
O Estágio Curricular Supervisionado de Ensino é uma atividade obrigatória, desenvolvida a partir do quinto semestre do curso. Por meio deste, busca-se a articulação entre o currículo do curso e a prática pedagógica, atendendo ao parecer nº 21/2001 do CNE, que define o estágio curricular como um tempo de aprendizagem em que alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e, assim, poder exercer uma profissão ou ofício. Assim, o estágio é o momento de efetivar um processo de ensino-aprendizagem que irá se tornar concreto e autônomo quando da profissionalização deste estagiário. A carga horária de, no mínimo, 405 (quatrocentas) horas, será distribuída da seguinte forma: 81 (oitenta e uma) horas para Encontros Semanais de Supervisão de Estágio; e 324 (trezentas e vinte e quatro) horas para Atividades de Estágio. O REGULAMENTO DE ESTÁGIO detalha melhor suas atividades.
Regulamento de Estágio dos Cursos de Licenciatura.
Ficha de Avaliação da Aula
Ficha de Avaliação - Estagiário
Ficha de Frequência
Ficha de Identificação do estágio
Orientações - Estágio Licenciaturas
Pesquisa Institucional
Planejamento das atividades
Plano de Trabalho
A monitoria é uma atividade auxiliar à docência, exercida por alunos regularmente matriculados no curso. O IFRJ possui duas modalidades de monitoria: uma em que o aluno recebe uma bolsa e outra voluntária. Compete ao monitor do Curso de Licenciatura em Matemática auxiliar o professor na orientação dos alunos, para esclarecimento de dúvidas e/ou realização de exercícios.
Para a conclusão do Curso, o licenciando, a partir das suas vivências e experiências com a prática pedagógica, deverá estruturar e apresentar um trabalho monográfico sobre tema pertinente aos conteúdos da sua formação específica. Este trabalho poderá basear-se na observação da prática docente, em estudos de casos ou outros, de modo que venha a ser uma oportunidade de reflexão que envolva a tríade formação-pesquisa-ação, sempre sob a supervisão e orientação de um professor do Curso. Como Trabalho de Conclusão de Curso, o licenciando poderá ainda elaborar projetos de investigação de temas específicos do Curso com aplicações no ensino da Matemática.
São objetivos do TCC:
- Promover o aprofundamento e a consolidação dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o Curso de Graduação, de forma ética, crítica e reflexiva;
- Estimular a produção e a disseminação do conhecimento, através da iniciação à pesquisa científica e à produção de bens e produtos;
- Desenvolver a capacidade de criação, inovação e empreendedorismo.
No Curso de Matemática, o aluno, tendo concluído a disciplina Pesquisa em Ensino de matemática e 75 (setenta e cinco) % dos créditos referentes aos componentes curriculares previstos na matriz curricular sugerida até o 6º período, inclusive, deverá inscrever-se em Trabalho de Conclusão de Curso I e, ao longo dessa disciplina, elaborar seu Projeto de TCC sob orientação docente. Ao término do 7º período, o projeto deverá ser entregue à Coordenação do Curso. No 8º período, na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II, ocorrerão as atividades de orientação e apresentação pública. O TCC será avaliado considerando-se a qualidade do trabalho escrito e da apresentação oral.
Contatos:
Rua Antônio Barreiros, 212 - Bairro Nossa Senhora das Graças
CEP: 27215-350
Volta Redonda - RJ
Telefones: (24) 3356-9101
Coordenação do curso: matematica.cvr@ifrj.edu.br