Logo IFRJ

Licenciatura em Física

Física

O curso de Física, Licenciatura, objetiva a formação do Professor de Física para o Ensino Médio e Educação Profissional, possibilitando-lhes contribuir para um ensino de Física crítico e reflexivo, que tanto dê conta da melhoria na aquisição de conhecimento científico por parte de nossos alunos, como também os ajude a adquirir uma visão crítica da natureza da Ciência e de suas relações com a sociedade, mobilizando as competências docentes apresentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Física. Espera-se, ainda formar docentes qualificados para inserir em suas aulas as orientações e recomendações já consolidadas pela Pesquisa em Ensino de Física, assim como para mobilizar as competências docentes necessárias para trabalhar com os alunos as orientações sugeridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Física para o Ensino Médio.

Para além das atividades de ensino, o Licenciado estará qualificado para o planejamento e gestão educacional, desenvolvimento ou aperfeiçoamento de materiais didáticos e recursos tecnológicos para o ensino, atuação em atividades educacionais não escolares e pesquisa. Com a devida formação continuada, poderá atuar em outros contextos onde se faça necessária a presença do Físico, como no segmento industrial, nuclear e médico.

O concluinte poderá prosseguir seus estudos em cursos de pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu, como o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, oferecido pelo IFRJ no campus Nilópolis.

 

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Coordenador: 
Aline Tiara Mota
Ato Autorizativo: 
Portaria SERES/MEC nº 1.095 de 24/12/2015
Critérios de Seleção: 
Sisu / Transferências Externa e Interna / Reingresso
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Volta Redonda - Tarde / Noite
Duração do Curso: 
Mínimo 8 semestres e máximo 15 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
3.280,5 horas
Coordenação: 
  • Nome: Aline Tiara Mota
  • Contato: aline.mota@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes: Terças-feiras: das 14h às 16h30min; Quartas-feiras: das 14h às 18h30min
  • Perfil do Coordenador:

    Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Itajubá (2006). Possui Mestrado em Ensino de Ciências, pela Universidade Federal de Itajubá (2013). Em 2008, ingressou como professora de Física da rede pública estadual de São Paulo onde permaneceu até 2014. Durante este tempo participou do quadro de tutores da Universidade Aberta do Brasil, em disciplinas do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Itajubá. Em 2014, ingressou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), onde atua como docente nos cursos de graduação em Física e Matemática. Possui experiência nas seguintes áreas: Ensino de Física, Ensino de Astronomia e Campos Conceituais.

Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/6879687287138400

Fluxograma: 
Corpo Docente: 
Trabalhos de Conclusão de Curso: 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS