Logo IFRJ

Apresentação

 

 O Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro é uma Instituição Federal de Ensino Público e gratuito que está instalado em uma área   construída   de 8.500m², localizado na Rua Senador Furtado, 121/125 - Bairro Maracanã. 

 A Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro ocupou um espaço cedido pela Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca, atual Centro Federal de Educação Tecnológica - RJ, até o ano de 1985. Neste mesmo ano, esta Autarquia Federal conquistou sua instalação própria. Em 1999, transformou-se em Unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis - RJ CEFET Química.

 A  Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

O Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro é uma Instituição Federal de Ensino Público conta com uma infra-estrutura de 26 ambientes tecnológicos (laboratórios), sendo 03 de informática, 26 salas de aula climatizadas, biblioteca com 27.000 exemplares, 14 computadores com acesso à internet, exclusivamente para os alunos, quadra poliesportiva, sala de musculação, coordenação de integração escola-empresa que mantém empresas cadastradas e conveniadas, particulares e públicas, para a realização de estágios curriculares e contratação, acompanhamento técnico pedagógico, serviço médico, atendimento odontológico, auditório, grêmio estudantil, centros acadêmicos, entre outros.

Nosso Campus conta com corpo docente constituído de 224 professores do quadro permanente com as titulações de 3 professores com Graduação, 10 professores com Especialização, 90 professores com mestrado e 121 professores com doutorado; além de 22 professores substitutos contratados na forma da Lei nº 8.745, de 09 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal, e dá outras providências. O corpo Técnico Administrativo é composto  pelos seguintes agentes públicos: 114 técnicos administrativos em educação, 28 funcionários terceirizados e 14 estagiários, conforme o Termo de Compromisso disposto na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. 

 Os alunos matriculados estão distribuídos nos cursos de Ensino Médio e Técnico, Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.

CURSOS DO CAMPUS RIO DE JANEIRO
 

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
    * Alimentos
    * Biotecnologia
    * Farmácia
    * Meio Ambiente
    * Química

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio - Modalidade de Educação de Jovens e Adultos
    * Manutenção e Suporte em Informática

Curso Técnico Concomitante/Subsequente ao Ensino Médio
    * Química

 Cursos Superiores de Graduação
    * Bacharelado em Ciências Biológicas com Habilitação em Biotecnologia
    * Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
    * Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos 

Cursos Superiores de Pós-Graduação
    * Especialização em Ensino de Ciências com ênfase em Biologia e Química
    * Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos e Qualidade Nutricional
    * Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos

    * Mestrado Acadêmico em Bioquímica e Biologia Molecular
    * Doutorado Acadêmico em Bioquímica e Biologia Molecular

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS