Logo IFRJ

Educadores são Defensores

Grupo de Pesquisas em Tecnologia, Educação e Cultura (GPTEC¹), certificado pelo IFRJ² e cadastrado no CNPq³ , atualmente realiza a pesquisa “Educadores são defensores dos direitos humanos: um estudo de viabilidade para a criação de um programa de acolhimento no IFRJ”. O projeto é financiado pela Protect Defenders, um mecanismo da União Europeia criado para proteger defensores de alto risco que enfrentam situações difíceis em todo o mundo.

Atuando da Educação Básica ao Nível superior, com oferta de cursos em diferentes níveis em seus 15 Campi, o Instituto Federal do Rio de Janeiro integra a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica presente em todo território nacional possuindo ampla e reconhecida experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão que tem dentre seus objetivos prioritários a oferta de um ensino humanizado, crítico e cidadão. Assim, através de ações como a pesquisa realizada pelo GPTEC , o IFRJ afirma o campo dos Direitos Humanos como elemento chave para assegurar uma educação democrática.

Formado por uma equipe interdisciplinar composta por pesquisadoras e pesquisadores do quadro de servidores efetivos do IFRJ e colaboradores externos o GPTEC vem desde 2012 desenvolvendo ações de grande alcance social e acadêmico. Nesta esteira, o estudo de viabilidade em curso busca identificar as demandas financeiras, pedagógicas e estruturais para criação de um programa que possa assegurar respiro, descanso e formação para educadores brasileiros.

O estudo parte da premissa de que há um processo de sofrimento e adoecimento de educadores no Brasil, causados por assédio moral e perseguição aos quais estes educadores vêm sendo submetidos por serem defensores de direitos humanos no país. Nesse sentido, o estudo de viabilidade que está sendo realizado pelo GPTEC/ IFRJ prevê o levantamento de dados que contribuam para análises sobre a situação dos educadores no país, bem como sobre as possibilidades de criação de um programa de realocação temporal para educadores brasileiros. Um programa que objetiva proporcionar formação, descanso e recuperação para aqueles educadores que trabalham diretamente na defesa dos direitos humanos, pessoas submetidas a situações de violência física e/ou emocional.


¹ http://www.gptec.org
² http://www.ifrj.edu.br
³ http://gov.br/cnpq/pt-br

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS