Logo IFRJ

Criar Novo Grupo de Pesquisa

Para o cadastro de novos Grupos de Pesquisa no DGP/CNPq, o servidor, futuro Líder de Grupo, deverá seguir os seguintes passos:

  1. Preencher o formulário eletrônico e anexar o “Formulário para Solicitação de Criação de Grupo de Pesquisa (GP) no IFRJ cadastrado no CNPq”, devidamente preenchido e em formato PDF, tendo em vista que:
    - o Líder do grupo deve ser detentor de título de Doutor;
    - será verificada a existência de grupos similares no IFRJ;
    - pelo menos 50% dos pesquisadores não podem atuar conjuntamente em outro grupo de pesquisa;
    - um pesquisador não pode atuar em mais de 4 grupos de pesquisa;
    - os estudantes envolvidos não devem estar associados a mais de um grupo de pesquisa caadastrado no CNPq.
  2. A PROPPI analisará as informações recebidas.
  3. Caso a PROPPI defira a criação do Grupo de Pesquisa, notificará o servidor por e-mail e o cadastrará no DGP/CNPq como Líder, concedendo-lhe acesso à plataforma para o preenchimento e envio do cadastro do novo Grupo (a senha de acesso do Líder é a mesma senha das Plataformas Lattes e Carlos Chagas). Ao finalizar esse cadastro, o servidor Líder deverá enviar uma e-mail à PROPPI notificando a conclusão do cadastro para posterior certificação.

Conforme definições do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnlógico (CNPq)Grupo de Pesquisa é um conjunto de indivíduos (pesquisadores, estudantes e técnicos) organizados hierarquicamente em torno de uma liderança com experiência no terreno científico ou tecnológico, no qual ocorre envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa. O trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa subordinadas ao grupo, que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos. As Linhas de Pesquisa representam temas aglutinadores de estudos científicos que se fundamentam em tradição investigativa, de onde se originam projetos cujos resultados guardam afinidades entre si, enquanto o Projeto de Pesquisa é a investigação com início e final definidos, fundamentada em objetivos específicos, visando a obtenção de resultados, de causa e efeito ou colocação de fatos novos em evidência. O Pesquisador Líder de Grupo é quem detém a liderança acadêmica e intelectual e, normalmente, tem a responsabilidade de coordenação e planejamento dos trabalhos de pesquisa do grupo. Sua função aglutina os esforços dos demais pesquisadores e aponta horizontes e novas áreas de atuação dos trabalhos.

Clique aqui para acessar dúvidas mais frequentes no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS