Logo IFRJ

Assistência Estudantil

 

Assistência Estudantil

A Assistência Estudantil é uma política social executada pelas Instituições Federais de Ensino e tem o objetivo de realizar ações que contribuam para a ampliação do acesso, permanência e o êxito dos (as) estudantes do IFRJ.

No campus São Gonçalo, essa política está presente desde 2011, ano em que foi publicado o primeiro edital do Programa Auxílio Permanência, que prevê a oferta de distintas modalidades de auxílios: transporte, moradia e emergencial. Os estudantes também são atendidos com a distribuição de uniformes escolares – jalecos, camisas (polo e regatas), e os óculos de proteção, indispensáveis às práticas nos laboratórios. Além disso, os recursos de assistência estudantil financiam a participação dos discentes em eventos e atividades acadêmicas relacionadas ao desenvolvimento das atividades de pesquisa e extensão. 

Existe um Comitê Gestor Local da Assistência Estudantil, que conta com a participação de estudantes, pais/responsáveis e servidores que efetiva o controle social e a gestão democrática dos recursos PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil), fundamental para elaboração coletiva de políticas e ações.

Por fim, o setor responsável pela execução dessa política é a Coordenação de Assistência Estudantil, articulada aos demais setores administrativos do campus. As chamadas para inclusão dos estudantes às ações e programas ocorre anualmente (ou semestralmente) com a publicação dos editais do Programa Auxílio Permanência. 


NOVO! NOTA SOBRE O EDITAL SISTÊMICO N. 03/2024 - CAMPUS SÃO GONÇALO (Clique aqui)


NOVO! Manual do estudante (clique aqui)


 RESULTADO - CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2023 PARA A INSCRIÇÃO DE DISCENTES NO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA NO CAMPUS SÃO GONÇALO DO IFRJ (clique aqui)


CHAMADA PÚBLICA Nº01/2022 PARA A INSCRIÇÃO DE DISCENTES NO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA NO CAMPUS SÃO GONÇALO

(clique aqui)

Destina-se a inscrição de estudantes regularmente matriculados no Campus São Gonçalo em cursos regulares de nível, médio/técnico e graduação, preferencialmente em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para o recebimento de auxílio financeiro institucional visando sua permanência e êxito no curso.

I. Auxílio Transporte – destinado a contribuir no custeio do deslocamento casa/campus/casa, de acordo com o orçamento disponível, se não for possível um auxílio no valor integral, faremos a análise para incluir no auxílio transporte, a passagem de maior valor. Esta modalidade de auxílio atenderá aos alunos dos cursos técnicos (integrado, concomitante ou subsequente) que possuem acesso parcial à gratuidade estudantil, nos termos da Lei Estadual Nº 8.202/2018.

II. Auxílio Moradia - destinado a contribuir para o custeio de despesas mensais referentes à moradia do/a estudante que saiu do seu Município/Estado de origem para residir nas proximidades do Campus São Gonçalo para estudar no IFRJ/Campus São Gonçalo.

RESULTADO DO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA nº01/2022 - CAMPUS SÃO GONÇALO (clique aqui)


EDITAL 06/2021 AUXÍLIO CONECTIVIDADE EMERGENCIAL


INSCRIÇÕES: 10 A 26 DE NOVEMBRO DE 2021
CLIQUE NAS INSTRUÇÕES ABAIXO E SAIBA MAIS!

O que é auxílio conectividade?

Quem pode solicitar o auxílio conectividade?

Como se inscrever?

Instruções para quem não tem acesso à internet para realizar a inscrição.

Como comprovar a renda familiar no momento da inscrição?

Entrega dos equipamentos e documentos

CALENDÁRIO 

OUTRAS DÚVIDAS


PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA O PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA NOS CAMPI DO IFRJ PARA OS PERÍODOS LETIVOS DE 2020.2 E 2021.1 

EDITAL Nº 02/2021 (clique aqui)

O presente edital destina-se a selecionar estudantes do Campus São Gonçalo, com matrícula ativa e inscritos em cursos de nível médio/técnico, graduação e pós graduação, que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para concessão de auxílio financeiro institucional, visando sua permanência e êxito no curso.

 

RESULTADO FINAL EDITAL 01/2021 - Programa de Auxílios 2021/1 e 2021/2

Resultado Final (Clique)

CARTA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL SOBRE O RESULTADO FINAL (Clique)

Termo de Compromisso dos Discentes do Programa de Auxílio Permanência (Clique)

Chamada Pública - Programa de Auxílios 2021/1 e 2021/2

EDITAL 01/2021 AUXÍLIO EMERGENCIAL (Clique aqui)

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO CLIQUE AQUI 

ERRATA CRONOGRAMA (Clique aqui)

_

Confira documentos relevantes do ano de 2019:

- CHAMADA PÚBLICA 03/2019 - INSCRIÇÃO DE DISCENTES NO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA NO CAMPUS SÃO GONÇALO DO IFRJ (Clique aqui | Inscrição)

- RESULTADO DA CHAMADA PÚBLICA 01/2019 (Transporte / Moradia

- CHAMADA PÚBLICA 01/2019 - INSCRIÇÃO DE DISCENTES NO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA NO CAMPUS SÃO GONÇALO DO IFRJ (Clique aqui)

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS