Logo IFRJ

Relações Internacionais

 

A Coordenação-Geral de Relações Internacionais é o setor responsável por inserir o IFRJ no cenário internacional, fortalecendo a cooperação e a interação com instituições estrangeiras de ensino, pesquisa, extensão e/ou inovação. Além da representação do IFRJ em matéria de relações internacionais, o setor tem um trabalho dedicado a divulgar oportunidades para a comunidade acadêmica do IFRJ, a firmar acordos e coordenar a mobilidade acadêmica de estudantes e servidores.

As Relações Internacionais devem apresentar condições fundamentais para o desenvolvimento institucional e dos cidadãos que participam do processo educacional, com relevância para o compartilhamento de aspectos científicos e tecnológicos inovadores. Atualmente, a complexidade do contexto global requer a formação de profissionais com uma visão geral de mundo, bem como exige uma constante necessidade de mudanças nos projetos educacionais. Dessa forma, seria extremamente relevante agregar ao IFRJ, os benefícios gerados pelo intercâmbio de alunos, professores e técnicos administrativos com instituições parceiras de outros países.

Nos últimos anos o IFRJ , através de sua representação nas Relações Internacionais, firmou acordos com instituições de diversos países como Argentina, Peru, Canadá, França, Cuba, Espanha, Portugal, Irlanda, Colômbia, Finlândia e Rússia. A partilha de conhecimentos científicos, tecnológicos, da formação pedagógica e de pesquisas aplicadas, bem como possibilitam o desenvolvimento de tecnologias conjuntas, além de gerar visibilidade internacional as ações do Instituto Federal do Rio de Janeiro. No que concerne à pesquisa, à inovação e à extensão, os intercâmbios promovem um aprofundamento e uma expansão das possibilidades institucionais por meio da criação de novos produtos, novas técnicas e serviços. Além disso, as atividades podem abrir os horizontes dos participantes para outras realidades sociais e profissionais. Para conhecer as instituições em cooperação, acesse: Convênios e Cooperações

A Coordenação-Geral de Relações Internacionais, vinculada à Diretoria de Articulação Institucional, abrange hoje no IFRJ 4 (quatro) áreas:

  • Relações Internacionais;
  • Mobilidade Acadêmica Internacional in e out;
  • Programas e Projetos Internacionais;
  • Ciel - Centro Institucional de Estudos de Línguas.

Em matéria de mobilidade acadêmica internacional, desde 2015 o IFRJ tem lançado editais próprios, possibilitando que dezenas de estudantes de graduação realizassem período de estudos no exterior com apoio institucional de diferentes formas: isenção de taxas / gratuidade, passagens aéreas ou bolsas para despesas com alimentação e hospedagem.  A mobilidade é um grande enriquecimento pessoal,  globalizado, intercultural e formativo. Em 2019, pela primeira vez surge a oportunidade de mobilidade acadêmica internacional para servidores com o Instituto Politécnico de Bragança. 

2020 - Pela primeira vez o IFRJ faz mobilidade in (alunas do Politécnico de Coimbra no Campus Realengo e alunos de UT Montpellier no Campus Pinheiral)  e mobilidade out com subsídio de bolsa custeada pela Reitoria (Programa LaPassion, Reari Utrecht, Aix Marseille, Programa Pró-Jovem Global e Politécnicos Portugueses)

O IFRJ é integrante da REARI/RJ - Rede das Assessorias Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro, juntamente com o CEFET Celso Sucow, IFF, CPII, UFRJ, UFRRJ, UFF, UNIRIO, UEZO, UERJ, UENF , FioCruz e PUC-RIO.

Além de associado à Faubai - Associação Brasileira de Educação Internacional.

Faz parte do Forinter (Fórum Internacional) do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica)

Para mais informações sobre as ações de relações internacionais do IFRJ consulte a área de Editais de Área de Relações Internacionais, Notícias,  Mobilidade Acadêmica e Internacionalização e Ciel.

As instituições estrangeiras interessadas em assinar um acordo de cooperação com o IFRJ têm à sua disposição, para o estabelecimento de um primeiro contacto, nosso formulário de contato https://bityli.com/M0l6jx ou o e-mail de nosso Setor de Relações Internacionais internacional@ifrj.edu.br

Informativos do IFRJ:

Espanhol **NOVO**

Francês **NOVO**

Inglês **NOVO**

Português 

 

Levantamento de atividades de servidores do IFRJ com instituições internacionais **Aberto permanente**

Link para formulário

 

Contatos

Rodrigo Lemos - Coordenador-Geral de Relações Internacionais

Telefone: (21) 3293-6046  - Coodenação-Geral de Relações Internacionais.

e-mail: internacional@ifrj.edu.br 

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/RI.IFRJ/

Siga-nos no Instagran: @ifrj.internacional

Atualizado em 30 maio de 2023, 18:28.

    ACESSO À INFORMAÇÃO

    INSTITUCIONAL

    REITORIA

    CURSOS

    PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

    EDITAIS

    ACADÊMICO

    PESQUISA & INOVAÇÃO

    CAMPI

    CENTRAL DE CONTEÚDOS