Logo IFRJ

Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino de Ciências

Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino de Ciências
Informações Gerais / General Information: 

 

Público Alvo: O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências é dirigido aos profissionais, portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC, que atuem na educação científica, especialmente os professores das Ciências da Natureza e Matemática, atuando na educação básica, no ensino superior ou no ensino não formal de ciências.

Público Alvo: O Doutorado Profissional em Ensino de Ciências é dirigido aos profissionais portadores de diploma de graduação obtido em cursos reconhecidos pelo MEC, em especial aos licenciados das ciências da natureza e matemática que atuem na educação formal (educação básica ou superior) ou não formal. Aos profissionais não licenciados deve ser comprovada a associação de seus trabalhos com a educação formal (educação básica ou superior) ou não-formal, ou o envolvimento em ações e/ou projetos que permeiam a discussão do ensino de ciências. Todos com titulação de mestre de cursos recomendados pela CAPES. Destacamos que o objeto de estudo da Tese, independente da área de formação, deve estar fortemente atrelado às LINHAS E PROJETOS DE PESQUISA DO CURSO, envolvendo de forma clara e consistente o ensino de ciências.

Coordenador do Programa: 

Profª. Drª. Eline Deccache Maia;

e-mail: eline.maia@ifrj.edu.br

Vice-coordenador:

Profª. Drª. Maria Cristina do Amaral Moreira 

e-mail: http://maria.cristina@ifrj.edu.br

Local: Rua Coronel Délio Menezes Porto, 1045, Centro, Nilópolis /RJ CEP 26530-060

Contatos: Telefone:(21) 3236-1817; E-mail: spg.cnil@ifrj.edu.br

 

Dias e atividades do curso de Mestrado: O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências será oferecido as quintas e sextas-feiras, nos turnos diurnos (manhã e tarde).

Dias e atividades do curso de Doutorado: As atividades do Doutorado Profissional em Ensino de Ciências ocorrerão às quartas-feiras com as disciplinas obrigatórias no período diurno (manhã e tarde), sendo obrigatório que esse dia esteja disponibilizado desde o primeiro semestre letivo. As disciplinas optativas são ofertadas às quintas ou sextas-feiras no período diurno (manhã e tarde), que serão cursadas conforme o plano de estudo aprovado pelo orientador. As reuniões do grupo de pesquisa serão em dias e horários a serem definidos pelo orientador.

 

Portaria de Regulamentação do Curso de Mestrado:

Parecer CNE/CES Nº 288/2015 e homologado pelo Despacho do Ministro, publicado no D.O.U de 11/12/2015, Seção 1, pág. 27 

Resolução do Conselho Superior do IFRJ, Nº 21 de 15 de julho de 2015

Processo Seletivo / Selection Process : 

Processo seletivo Mestrado 2019 - Clique aqui

Processo seletivo Doutorado 2019 - Clique aqui (Novo!!!)

Linhas de Projetos / Research Lines: 

Os cursos do PROPEC estão pautados em três linhas de pesquisa que refletem os projetos de pesquisa do corpo docente e as disciplinas dos cursos. O Quadro 1, abaixo, apresenta essas as linhas de acordo com os cursos de MP e  DP. 

                        Quadro 1: Linhas de pesquisa (I, II e III) e cursos do PROPEC

CURSO

LINHA DE PESQUISA

MP / DP

(I) Processos de ensino e de aprendizagem e produção de material didático para o ensino de ciências

MP / DP

(II) Formação de professores de ciências

DP

(III) Reflexões sobre o ensino de ciências na contemporaneidade

 

 Projetos Associados Seguindo o mesmo raciocínio das linhas de pesquisa, os projetos de pesquisa associados às três linhas refletem os subprojetos do corpo docente e as disciplinas dos cursos, com o cuidado de não encerrar as discussões dentro da ideia de disciplinas específicas (química, física, matemática, biologia etc.), mas sim em contextos mais amplos como ciências da natureza, ciências da saúde e ambiente e o próprio ensino de ciências.

                                                       

                                                               Quadro 2: Organização dos cursos, linhas e projetos de pesquisa PROPEC

CURSO

LINHA DE PESQUISA

PROJETO ASSOCIADO

MP / DP

(I) Processos de ensino e de aprendizagem e produção de material didático para o ensino de ciências

Objetiva fomentar estudos em ensino de ciências nos seus aspectos, abordando as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e a produção de material didático entre outros elementos.

 

     (A) Processos de ensino e aprendizagem no ensino da saúde e do ambiente

Avalia as mediações efetuadas pelos professores de ciências nas diretrizes curriculares, associando os aspectos do ambiente e da saúde, além de refletir sobre os elementos históricos e sociológicos da construção do conhecimento científico, no que tange as temáticas citadas

 

     (B) Processos de ensino e aprendizagem no ensino de ciências da natureza

Discute o ensino de física e química, complementando e aprofundando conhecimentos adquiridos na graduação, com vistas a avaliar a utilização de recursos de informática,multimídia e vídeo, além do desenvolvimento de materiais didáticos e experimentos.

MP / DP

(II) Formação de professores de ciências

Discute a formação inicial e continuada de professores de ciências, a partir da análise curricular e histórica bem como os processos de divulgação e popularização da ciência envolvidos nesse processo de formação dos professores.

         (C) Divulgação científica na formação de professores de ciências

Investiga a presença do ensino de ciências desenvolvido nos espaços formais e não formais, especialmente os Centros de Ciências e Museus, dedicando-se aos processos de elaboração  e divulgação do conhecimento científico, além de avaliar o processo de popularização da ciência durante a formação inicial e continuada dos professores de ciências.

            (D) Formação de professores de ensino de ciências

Investiga as ações de ensino de ciências desenvolvidas nos espaços formais de ensino, analisando aspectos referentes à formação inicial e continuada dos professores de ciências.

DP

(III) Reflexões sobre o ensino de ciências na contemporaneidade

Reflete os desafios atuais do Ensino de Ciências, discutindo tanto a teorização e aplicação na Educação Básica e Ensino Superior, quanto os conteúdos que o circunscreve: o trabalho docente; as novas fronteiras e desenvolvimento de pesquisas e teorias; a utilização de novos procedimentos e tecnologias; as novas práticas pedagógicas; as políticas públicas; os elementos sobre inclusão e exclusão; a inter e transdisciplinaridade; os desafios sociológicos, filosóficos e epistemológicos.

 

(E) Aspectos inovadores do ensino de ciências

Investiga os aspectos mais recentes e potencialmente inovadores em Ensino de Ciências. Procura os conteúdos de ponta realizados na área de Ciências com a intenção de refleti-los no Ensino e na Aprendizagem em Ciências, como também em relação às políticas públicas.

(F) História, filosofia e sociologia da ciência

Investiga as relações existentes entre as Ciências Humanas e Filosofia com a área de Ciências, principalmente no aspecto educacional, mas também em relação ao conteúdo interdisciplinar e suas implicações epistemológicas. Considera tanto o processo histórico dessa relação quanto os desafios da contemporaneidade.

 

Disciplinas / Disciplines: 

As disciplinas do PROPEC estão organizadas em três categorias (obrigatória, eletiva e optativa) que se distribuem no núcleo comum de ensino de ciências ou no núcleo específico de ensino de ciências, além das disciplinas do núcleo de pesquisa e extensão para desenvolvimento da dissertação de mestrado.

No caso específico do MP, há ainda duas disciplinas de Prática de Ensino Supervisionado.

Nos Quadro 1 e 2 a seguir, apresentam-se os totais mínimos de créditos a serem cursados de acordo com o curso e a situação das disciplinas.

Quadro 1: Totais de créditos para o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

CURSO

TOTAL MÍNIMO DE CRÉDITOS

CRÉDITO

MP

10 disciplinas obrigatórias, excetuando-se Dissertação de Mestrado I, II e III e PES I e II

20

2 disciplinas obrigatórias alternativas

4

2 disciplinas optativas, excetuando-se Dissertação de Mestrado IV e V

4

Dissertação de Mestrado I, II e III

9

Prática de Ensino Supervisionado I e II

4

TOTAL DE CRÉDITOS DO MESTRADO PROFISSIONAL

41

 

Quadro 2: Totais de créditos para o curso de Doutorado Profissional em Ensino de Ciências

CURSO

TOTAL MÍNIMO DE CRÉDITOS

CRÉDITO

 

DP

10 disciplinas obrigatórias, excetuando-se Seminário de Pesquisa e Tese

10

3 disciplinas optativas, cursadas no rol de disciplinas do PROPEC ou em outro Programa de Pós-graduação Stricto Sensu credenciado pela CAPES (podem ser aproveitados 4 créditos de disciplinas optativas já cursadas no MP ou MA do PROPEC ou de disciplinas cursadas em outro Programa de Pós-graduação credenciado pela CAPES)

6

Seminário de Pesquisa I, II e III

18

Tese de Doutorado I, II e III

16

TOTAL DE CRÉDITOS DO DOUTORADO PROFISSIONAL

50

 

            Quadro 3: Disciplinas por núcleo, curso, situação e quantidade de créditos

DISCIPLINA

NÚCLEO

CURSO

SITUAÇÃO

CRÉDITO

Conceitos fundamentais de ensino de ciências

Comum

MP/DP

Obrigatória(MP)

Optativa (DP)

2

Formação de professores de ciências

Comum

MP/DP

Obrigatória (MP)

Optativa (DP)

2

Metodologia da pesquisa

Comum

MP

Obrigatória

2

Debates conceituais no ensino  de química

Específico

MP/DP

Obrigatória (MP)

Optativa (DP)

2

Debates conceituais no ensino  de física

Específico

MP/DP

Obrigatória (MP)

Optativa (DP)

2

Debates conceituais em educação ambiental

Específico

 

MP/DP

Obrigatória (MP)

Optativa (DP)

2

Ciências: debates éticos, históricos e epistemológicos

Comum

MP

Obrigatória (MP)

2

Currículo e programas do ensino  de ciências

Específico

MP/DP

Obrigatória (MP)

Optativa (DP)

2

Divulgação  Científica

Específico

MP/DP

Obrigatória (MP)

Optativa (DP)

2

Ética, Educação e Sociedade

Comum

MP/MA/DP

Optativa (MP/DP)

2

Políticas Educacionais

Comum

MP/DP

Optativa

2

Ciência, Tecnologia e Sociedade

Comum

MP/DP

Optativa

2

Produção de material didático

Comum

MP/DP

Obrigatória (MP)

Optativa (DP)

2

Informática aplicada ao ensino  de ciências

Comum

MP/DP

Optativa

2

Desenvolvimento de Produtos Educacionais

Comum

MP/DP

Optativa (MP)

Optativa (DP)

2

Tópicos em Química I   

Específico

MP

Obrigatória alternativa

2

Tópicos em Química II

Específico

MP

Obrigatória alternativa

2

Tópicos em Educação em Saúde

Específico

MP

Obrigatória alternativa

2

Tópicos em Educação Ambiental

Específico

MP

Obrigatória alternativa

2

Tópicos de Física Clássica

Específico

MP

Obrigatória alternativa

2

Tópicos de Física Quântica

Específico

MP

Obrigatória alternativa

2

Prática de Ensino Supervisionado I

Pesquisa e Extensão

MP/DP

Obrigatória (MP)

Optativa (DP)

2

Prática  de Ensino Supervisionado II

Pesquisa e Extensão

 

MP/DP

Obrigatória (MP)

Optativa (DP)

 2

Dissertação de Mestrado I

Pesquisa e Extensão

MP        

Obrigatória

3

Dissertação de Mestrado II

Pesquisa e Extensão

MP        

Obrigatória

3

Dissertação de Mestrado III

Pesquisa e Extensão

MP        

Obrigatória

3

Dissertação de Mestrado IV

Pesquisa e Extensão

MP        

Optativa

0

Dissertação de Mestrado V

Pesquisa e Extensão

MP        

Optativa

0

Atualidades em Ensino de Ciências  

Comum

DP

Obrigatória

5

Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa e Produto Educacional

Comum

DP

Obrigatória

5

Seminário de Pesquisa I

Pesquisa e Extensão

DP

Obrigatória

6

Seminário  de Pesquisa II

Pesquisa e Extensão

DP

Obrigatória

5

Seminário de Pesquisa III

Pesquisa e Extensão

DP

Obrigatória

5

Tese de Doutorado I

Pesquisa e Extensão

DP

Obrigatória

6

Tese de Doutorado II

Pesquisa e Extensão

DP

Obrigatória

5

Tese de Doutorado III

Pesquisa e Extensão

DP

Obrigatória

5

Tese de Doutorado  IV

Pesquisa e Extensão

DP

Optativa

0

Tese de Doutorado V

Pesquisa e Extensão

DP

Optativa

0

Tese de Doutorado VI

Pesquisa e Extensão

DP

Optativa

0

 

Corpo Docente / Teaching Staff: 

Docentes – PROPEC

Permanentes

 

D.Sc. em Física, pelo CBPF em 2003

Graduado em Física (Licenciatura), pela UERJ em 2001

Alexandre Lopes de Oliveira - alexandre.oliveira@ifrj.edu.br

Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de física

Link para lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790490D2

 

Doutor em Educação, pela PUC-Rio em 2006

Graduado em Ciências Sociais, pela UFF em 1996

Alexandre Maia do Bomfim - alexandre.bomfim@ifrj.edu.br

Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de saúde e do ambiente

Link para lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799136J6

 

Doutor em Ciências, pela FIOCRUZ em 2012

Graduado em Farmácia, pela UFRJ em 1992

Anderson Domingues Corrêa -  anderson.correa@ifrj.edu.br

Linha de Atuação: Processos de ensino e de aprendizagem e produção de material didático para o ensino de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de saúde e do ambiente

Link para lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799668J6

 

Doutora em Química Orgânica, pela UFRRJ em 2000

Graduada em Ciências (Licenciatura), pela UFRRJ em 1989

Denise Leal de Castro - denise.castro@ifrj.edu.br

Linhas de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de ciências; ensino de química

Link para lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796039A4

 

Doutora em Antropologia Social, pela UFRJ / Museu Nacional em 2003

Graduada em Ciências Sociais (Bacharel), pela UFRJ em 1987

Eline Deccache Maia  - eline.maia@ifrj.edu.br

Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de saúde e do ambiente

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785841Z6

 

Doutora em Educação, pela UERJ em 2006

Graduada em Ciências Sociais, pela UFF em 1982

Flavia Monteiro de Barros Araújo -  fmbaraujo@hotmail.com

Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761139P9

 

Doutora em Ecologia, pela UFRJ em 2004

Graduada em Ciências Biológicas, pela UFRJ em 1995

Giselle Rôças de Souza Fonseca - giselle.rocas@ifrj.edu.br

Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de saúde e do ambiente

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792252D7

 

Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica), pela UFRJ em 2014

Graduada em Física (Licenciatura), pela UFRRJ em 2004

Grazielle Rodrigues Pereira - grazielle.pereira@ifrj.edu.br

Linha de Atuação: Divulgação científica na formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de ciências da natureza

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718710D7

 

 D.Sc. em Química, pelo IME em 1999

Graduado em Químico Industrial, pela UFF em 1990

Jorge Cardoso Messeder - jorge.messeder@ifrj.edu.br

Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de saúde e do ambiente e no ensino de química

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708023P9

 

Doutor em Educação em Ciências e Saúde, pela UFRJ em 2013

Graduado em Física (Licenciatura), pela UFRJ em 2000

Marcus Vinicius da Silva Pereira - marcus.pereira@ifrj.edu.br

Linha de Atuação: Processos de ensino e de aprendizagem e produção de material didático para o ensino de ciências

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768439Y1

 

Doutora em Educação em Ciências e Saúde, pela UFRJ em 2013

Graduada em Ciências Biológicas, pela USU em 1979

Maria Cristina do Amaral Moreira - maria.amaral@ifrj.edu.br

Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Reflexões sobre o ensino de ciências na Contemporaneidade

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756167U0

 

Doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ em

2003

Graduada em Zootecnia, pela UFRRJ em 1988

Maylta Brandão dos Anjos - maylta.anjos@ifrj.edu.br

Linha de Atuação: Divulgação científica na formação de professores de ciências/ Formação de professores de ciências

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723606H2

 

Doutora Engenharia Metalúrgica e de Materiais, pela UFRJ em 2005

Graduada em Química (Licenciatura), pela UERJ em 1988

Sheila Pressentin Cardoso - sheila.cardoso@ifrj.edu.br

Linhas de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de química

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704184E2

 

Doutora em Ciências – Educação, Difusão e Gestão em Biociências, pela UFRJ em 2005

Graduada em Ciências Biológicas, pela UFRJ em 1998

Valéria da Silva Vieira - valeria.vieira@ifrj.edu.br

Linhas de Atuação: Formação de professores de ciências / Reflexões sobre o ensino de ciências na Contemporaneidade

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795127J9

 

Doutor em Ciências Físicas, pelo CBPF em 2000

Graduado em Física, pela UFF em 1993

Vitor Luiz Bastos de Jesus - vitor.jesus@ifrj.edu.br

Linhas de Atuação: Formação de professores de ciências / Reflexões sobre o ensino de ciências na Contemporaneidade

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721792E6

 

Doutor em Engenharia Nuclear, pela UFRJ em 2006

Graduado em Matemática, pela UFRJ em 1998

Wallace Vallory Nunes  - wallace.nunes@ifrj.edu.br

Linhas de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de ciências; informática educativa

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763675A1

 

 

Colaboradores

Doutora em Educação, pela UERJ em 2009

Graduada em Pedagogia, pela UFRJ em 1986

Patrícia Maneschy Duarte da Costa - patricia.costa@ifrj.edu.br

Linhas de Atuação: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775149T5

 

Doutora em História das Ciências da Saúde, pela FIOCRUZ em 2007

Graduada em História, pela UFF em 1983

Verônica Pimenta Velloso - veronica.velloso@ifrj.edu.br

Linhas de Atuação: Formação de professores de ciências / Divulgação científica na formação de professores de ciências

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786886J4

Dissertações / Teses / Produtos Finais // Dissertations / Theses / Final Products: 

Dissertações defendidas em 2018

Título: A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PERSPECTIVA DA MATEMÁTICA CRÍTICA: o consumo como uma questão sociocientífica no ensino médio

Autor(a): Andréa Cristina Costa de Freitas

Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Maria Cristina do Amaral Moreira 

Produto associado: Blog  Matemática do Consumo Consciente

 

Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS: a literatura infantil como recurso didático 

Autor(a): Cristiana Nazaré Goulart da Silva de Almeida

Orientador(a):  Profª. Drª. Flávia Monteiro de Barros Araújo

Coorientador: Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder

Produto associado: Livro

 

Título: SEXUALIDADE EM DEBATE: Uma Análise das Rodas de Conversas

Autor(a): Daniel Costa Matos

Orientador(a): Prof ª Drª. Maylta Brandão dos Anjos

Produto associado: Livro

 

Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM UM CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES: o uso de tirinhas como contextualização do mundo do trabalho

Autor(a): Denise Santos Nascimento

Orientador(a): Prof. Dr. Marcus Vinicius da Silva Pereira

Produto associado: Encarte de tirinhas e Sequência didática

 

Título: ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA CTS: contribuições para o Ensino Médio

Autor(a): Jefferson da Silva

Orientador(a): Prof. Dr. Ophelio Walkyrio de Castro Walvy

Produto associado: Livro

 

Título: O ENSINO DE CIÊNCIAS E OS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS: uma prática de ensino e aprendizagem para empoderamento do corpo no oitavo ano do ensino fundamental II

Autor(a): Leandra Laurentino da Silva

Orientador(a): Prof. Dr. Anderson Domingues Corrêa

Produto associado: Vídeohttps://drive.google.com/a/ifrj.edu.br/file/d/12fGZRrX_W5Jj3ejtxemDTCzl1YsKobDe/view?usp=drive_web

 

Título: A LEI DA CONSERVAÇÃO DAS MASSAS EM UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E  EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA

Autor(a): Lucas Peres Guimarães

Orientador(a): Prof. Drª Denise Leal de Castro

Pruduto associado: Sequência didática

 

Título: APRENDIZAGEM COOPERATIVA ASSOCIADA AO USO DE CASOS INVESTIGATIVOS: contribuições para uma aprendizagem significativa no ensino de química

Autor(a): Manoela Barros Guimarães Machado

Orientador(a): Profª. Drª. Denise Leal de Castro

Produto associado: Guia de orientação

 

Título: DE MÍSTICA A MENDEL: unindo a ficção científica à genética por meio da Oficina Genetikar

Autor(a): Michele Borges Rua

Orientador(a): Profª. Drª. Giselle Rôças 

Produto associado: Livro

 

Título: A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: um estudo interdisciplinar de um curso Técnico em Segurança do Trabalho numa Unidade de Conservação

Autor(a): Patrícia Maria Pereira do Nascimento

Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim

Produto associado: Guia Prático para a Educação Profissional

 

Título: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS (PEER INSTRUCTION) ALIADO A SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DE FONTES DE ENERGIA: produção, distribuição e consumo

Autor(a): Wellington Dutra dos Reis 

Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Lopes de Oliveira

Produto associado: Sequência Didática

 

Dissertações defendidas em 2017

Título: TESSITURAS SOCIOCIENTÍFICAS NO CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR: com o protagonismo infantil das narrativas à produção literária

Autor(a): Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira

Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder

Produto associado: livro livro

 

Título: OFICINA SOBRE CTS PARA PROFESSORES POR MEIO DA TÉCNICA DE CONTROVÉRSIA CONTROLADA

Autor(a): Richard Alves

Orientador(a): Profa. Dra. Giselle Rôças

Produto associado: Revista

 

Título: MOCHILEIROS CIENTÍFICOS: o ensino de ciências na educação infantil

Autor(a): Verônica P. López Gonçalves

Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Valéria Vieira

Produto associado: vídeo

 

Título: LABORATÓRIO PORTÁTIL DE ELETROMAGNETISMO PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autor(a): Pâmela de Souza Gonçalves

Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Lopes de Oliveira

Produto associado: sequência didática

 

Título: FUNÇÕES ORGÂNICAS E AULAS TEMÁTICAS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE EM UMA FEIRA LIVRE

Autor(a): LUIS CARLOS DE ABREU GOMES

Orientador(a): Prof.ª Dr. ª Maria Cristina do Amaral Moreira

Produto associado: Produto educacional

 

Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARTE PARTICIPATIVA: questões socioambientais através da sensibilidade e criticidade

Autor(a): Luciana Simões Rodrigues Nunes 

Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim

Produto associado: Livro

 

Título: AEDES AEGYPTI EM JOGO: UMA WEBQUEST PARA APERFEIÇOAR CONHECIMENTOS

Autor(a): Júlia Aparecida Carneiro

Orientador(a): Profª. Drª. Valéria da Silva Vieira

Produto associado: produto

 

Título: A PERSPECTIVA CTS NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA DA REDE FEDERAL

Autor(a): Julieta Casanova Gomes Mota 

Orientador(a): Profª. Drª. Verônica Pimenta Velloso

Produto associado: CADERNO DE ATIVIDADES

 

Título: O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: Introduzindo noções de acústica por meio da música

Autor(a): Genivaldo Gomes Cândido

Orientador(a): Profa. Dra. Eline Deccache-Maia

Produto associado: Vídeo

 

Título: CITOLOGIA EM SALA DE AULA: Recursos e reflexões

Autor(a): Edilaine Morais de Souza

Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder

Produto associado: Vídeo

 

Título: CANÇÕES DOS PARASITAS: as paródias no ensino fundamental

Autor(a): Erika Coelho Mirre Peres

Orientador(a): Prof° Dr. Anderson Domingues Correa

Produto associado: Encarte

 

Título: UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Autor(a): Francisco de Assis Lima de Sousa Junior

Orientador(a): Prof. Dr. Marcus Vinicius da Silva Pereira

Produto associado: Produto

 

Título: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA COM ATIVIDADES TEÓRICOEXPERIMENTAIS SOBRE CIRCUITOS ELÉTRICOS COMPOSTOS POR GERADORES E RESISTORES

Autor(a): Alexandre Alberto Visentin Ramos de Araujo

Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Lopes de Oliveira

Produto associado: produto

 

Título: VIDEOANÁLISE EM CONTEXTOS COLABORATIVOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO SIMULTÂNEO DOS MOVIMENTOS UNIFORMES RETILÍNEO E CIRCULAR

Autor: Erick dos Santos Silva

Orientador: Prof. Dr. Vitor Luiz Bastos de Jesus

Produto associado: produto

 

Título: ARTE DE APRENDER PARA ENSINAR: discutindo a capacitação de robótica com Arduino® para professores de ciências e matemática do município de Paracambi/RJ

Autor: Patricia Carlos Torres de Almeida

Orientador: Prof. DSc. Wallace Vallory Nunes

Produto associado: Site Site

Dissertações defendidas em 2016 

Título: AUDIOVISUAL E CIÊNCIAS: relato de experiência em escola pública de educação básica no Rio de Janeiro.

Autor: KRYSTINA CÉLIA DA SILVA CORREIA

Orientador: Prof. Dr. Marcus Vinicius da Silva Pereira
Coorientadora: Profa. Dra. Maylta Brandão dos Anjos

Produto associado: produto

Título: O USO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL: UMA POSSIBILIDADE LÚDICA DE APRENDIZADO CIENTÍFICO NOS PRIMEIROS ANOS  ESCOLARES

Autor: Angélica Rangel do Nascimento

Orientador: Prof.ª Doutora Denise Leal de Castro

Produto associado: produto

 

Título: A UTILIZAÇÃO E A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE CIÊNCIA E ARTE NO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor: Camille Paola Monteiro Baptista 

Orientador: Profa. Dra. Eline Deccache-Maia

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: (EN) CANTANDO COM A CIÊNCIA: a utilização da música como contribuição para alfabetização científica

Autor: Greiciele da Silva Dias

Orientador: Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder

Produto associado: Texto de apoio, Texto de apoioTexto de apoioTexto de apoio.

 

Título: UMA COLEÇÃO DE CONTOS: REFLEXÕES PARA AS AULAS DE ÉTICA E DEONTOLOGIA EM TERAPIA OCUPACIONAL

Autor: Marcia Dolores Carvalho Gallo

Orientador: Prof. Dr. Ophelio Walkyrio de Castro Walvy

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: ALFABETÁRIO DE PLANTAS MEDICINAIS: uma proposta de ensino de ciências e alfabetização – língua portuguesa com turma de 1º ano do ensino fundamental

Autor(a): Aline dos Santos Teles

Orientador(a):  Prof. Dr. Anderson Domingues Corrêa (IFRJ)

Produto associado: produto

 

Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROTAGONISMO JUVENIL: um estudo a partir de uma pesquisa participante em duas escolas públicas do Rio de Janeiro

Autor(a): Margarete Alvarenga Viana Mota Trindade

Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim

Produto associado: Cartilha arquivo 2

 

Título: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ACÚSTICA

Autor(a): Luiz Fernando Ferreira dos Santos

Orientador(a):  Prof. Dr. Alexandre Lopes de Oliveira

Produto associado: arquivo .rar

 

Dissertações defendidas em 2015 

 

Título: CINEMA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: a utilização de audiovisuais em sala de aula.

Autor: Aline de Fátima Santos Camara Cooper 

Orientador: Maylta Brandão dos Anjos

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: DE QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTAMOS FALANDO? Uma análise do impacto dos mestrados profissionais da área de ensino de ciências.

Autor: Ana Paula Mendes de Souza Suarez

Orientador: Alcina Maria Testa Braz da Silva

Produto associado: Site

 

Título: EXPECTATIVAS FORMATIVAS EM RELAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: O Caso dos Mestrados Profissionais.

Autor: Andréa Borges Umpierre

Orientador: Alcina Maria Testa Braz da Silva

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: UM OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA ABORDAGEM DE TEMAS SOCIAIS EM OFICINAS DE LEITURA.

Autor: Eliane Melo de Matos 

Orientador: Jorge Cardoso Messeder

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: UMA RELAÇÃO PERIGOSA? QUANDO CIÊNCIA E RELIGIÃO SE ENCONTRAM EM SALA DE AULA.

Autor: Julio Cesar Freitas da Costa

Orientador: Eline Deccache-Maia

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: QUAL A MEDIDA DA SUA AVALIAÇÃO? Construindo um Portfólio de Avaliação no Ensino de Ciências.

Autor: Lucilene Aparecida e Lima do Nascimento 

Orientador: Giselle Rôças

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: RELATOS DE VIDA DE AGRICULTORES COMO ELO PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA.

Autor: Marcos Paulo Ferreira de Souza 

Orientador: Alexandre Maia de Bomfim

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: CLUBE DE CIÊNCIAS COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E MELHORA DO RENDIMENTO ESCOLAR.

Autor: Patrícia do Socorro de Campos da Silva 

Orientador: Giselle Rôças

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÀO E RECURSOS MIDIÁTICOS NUM CURSO DE FARMÁCIA: APLICAÇÕES NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO EM ANÁLISES CLÍNICAS.

Autor: Silvana Machareth 

Orientador: Jorge Cardoso Messeder

Produto associado: Publicação

 

Dissertações defendidas em 2014 

 

Título: Investigação, Pesquisa e Letramento Científico: experiências em ciências biológicas.

Autor: Andrea Oliveira da Fraga Goulart 

Orientador: Eline Deccache Maia

Produto associado: Vídeo (Zipado)

 

Título: Os jogos para o ensino de química no PIBID do IFRJ à luz das teorias de aprendizagem. 

Autor: Antonio Carlos Luciano de Souza

Orientador: Sheila Pressentin Cardoso

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Expectativas e dilemas na educação de jovens e adultos: a rádio escolar na formação científico-tecnológica.

Autor: Daniele da Silva Maia Gouveia

Orientador: Alcina Maria Testa Braz da Silva

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Uma proposta para facilitar a prática docente no ensino da Teoria da Relatividade Especial no Ensino Médio.

Autor: Erison de Oliveira Monçores

Orientador: João Alberto Mesquita Pereira

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Educação ambiental, cidade e problemas urbanos: uma proposta em ensino de ciências.

Autor: Gilvanete de Oliveira do Nascimento

Orientador: Maylta Brandão dos Anjos

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: A utilização da rede social Facebook como metodologia complementar no Ensino de Ciências.

Autor: José Alfredo Gomes Neto

Orientador: Wallace Vallory Nunes

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Ensino de Ciências nas séries iniciais: limites e possibilidades a partir da aplicação de atividades práticas em turmas de terceiro ano.

Autor: Lis Rejane Lopes Dutra

Orientador: Alexandre Lopes de Oliveira

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Uma revista digital como um recurso para abordar bioquímica no ensino médio.

Autor: Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes

Orientador: Jorge Cardoso Messeder

Produto associado: Aplicativo (Zipado)

 

Título: O uso de imagens em química: um olhar semiótico sobre as atividades com balanças.

Autor: Luís Gustavo Magro Dionysio

Orientador: Waldmir Nascimento de Araújo Neto

Produto associado: Banner e fotos

 

Título: Chico Mendes e sua contribuição para a Educação Ambiental: reflexões para o Ensino de Geografia e Meio Ambiente.

Autor: Luiza Araujo Jorge de Aguiar

Orientador: Alexandre Maia do Bomfim

Produto associado: Texto de apoio 

 

Título: Ficção científica em sala de aula: investigação participativa do uso da linguagem de ficção científica como instrumento pedagógico.

Autor: Reinaldo do Espírito Santo Camilo

Orientador: Luiz Edmundo Vargas de Aguiar

Produto associado: Texto de apoio 

 

Título: Recusa ao espírito científico? Resistências no aprendizado da Teoria da Evolução por futuros professores de ciências.

Autor: Thiago de Ávila Medeiros

Orientador: Eline Deccache Maia

Produto associado: Blog 

 

Dissertações defendidas em 2013 

 

Título: Em busca de uma práxis em educação ambiental crítica: contribuições de alguns pesquisadores do Brasil

Autor: Bárbara de Castro Dias 

Orientador: Alexandre Maia do Bomfim

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Vamos brincar de quê? Os jogos cooperativos no ensino de ciências.

Autor: Cristianni Antunes Leal

Orientador: Giselle Rôças de Souza Fonseca

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Narrativas e práticas investigativas na formação de professores: o ensino de ciências à luz dos fenômenos da Física.

Autor: Cristina da Silva Marques

Orientador: Maylta Brandão dos Anjos

Produto associado: Texto de apoio 1Texto de apoio 2

 

Título: Luz e Tinta: uma proposta de como ensinar óptica no Curso Normal.

Autor: Luciano Sebastião de Castro e Silva

Orientador: Alexandre Lopes de Oliveira

Produto associado: Material didático

 

Título: O Roleplaying Game (RPG) como estratégia didática lúdica: a qualidade do ensino de ciências. 

Autor: Maria José da Silva de Oliveira Quirino

Orientador: Alcina Maria Testa Braz da Silva

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: A experimentação como instrumento facilitador da aprendizagem em tópicos de eletricidade no Ensino Médio: Uma proposta.

Autor: Ramsés Rufino de Oliveira

Orientador: João Alberto Mesquita Pereira

Produto associado: Material didático

 

Título: Tipificação de ferramentas mediais sonoras na educação em química.

Autor: Renata Barbosa Dionysio  

Orientador: Waldmir Nascimento Araujo Neto

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: O ensino de matemática na educação de jovens e adultos: uma abordagem contextualizada do tema transversal meio ambiente. 

Autor: Roberto Carlos de Souza Pereira

Orientador: Pedro Carlos Pereira

Produto associado: Sequencia didática

 

Título: A literatura como abordagem facilitadora e potencializadora no ensino de ciências: uma experiência na formação de professores.

Autor: Rosane Tavares de Almeida

Orientador: Alexandre Lopes de Oliveira

Produto associado: Texto de apoio , Vídeo

 

Título: O lúdico diante da educação ambiental crítica: reflexões com estudantes do Colégio Estadual São Cristóvão.

Autor: Teresa Cristina Lopes Medeiros Faruolo

Orientador: Alexandre Maia do Bomfim

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Qual a medida do bom professor? Uma análise da profissão docente.

Autor: Sabrina Bessa da Costa Ferreira

Orientador: Eline Deccache Maia

Produto associado: VídeoBlog 

 

Título: Estudo diagnóstico da viabilidade do uso do Facebook como suporte ao ensino da educação ambiental na formação do técnico em guia de turismo.

Autor: Vânia Lucia de Oliveira

Orientador: Wallace Vallory Nunes

Produto associado: Guia prático

 

 

Dissertações defendidas em 2012 

 

Título: As mídias e a alfabetização científica: Uma experiência na formação de professores

Autor: Ana Paula Inácio Diorio 

Orientador: Giselle Rôças de Souza Fonseca

Produto associado: Video , Texto de apoio

 

Título: Herança cultural e histórias de vida: A escola em falas e memórias - Formação de professores no Ensino de Ciências

Autor: Bárbara Gonçalves Valença de Sousa

Orientador: Maylta Brandão dos Anjos

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Centros de ciência e ensino: percepções sobre a contribuição do jardim zoológico em relação ao ensino de ciências junto a estudantes da educação básica

Autor: Carlos Alberto Andrade Monerat

Orientador: Maylta Brandão dos Anjos

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Ensino de química na educação de jovens e adultos: Um estudo dos currículos propostos por professores de escolas estaduais do município de Belford Roxo 

Autor: Fábio de Macedo Souza

Orientador: Flávia Monteiro de Barros Araújo

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Novas analogias no ensino de física: Eletrostática

Autor: Leonardo de Almeida Prata

Orientador: Alexandre Lopes de Oliveira

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Tópicos atuais em física quântica: das ondas de matéria à realidade quântica

Autor: Marcelo Alberto Vieira de Macedo Júnior

Orientador: João Alberto Mesquita Pereira

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Trabalho, ambiente e saúde na educação de jovens e adultos: Uma experiência de avaliação formativa à alfabetização científica

Autor: Márcia Mascarenhas Reis da Silva

Orientador: Alexandre Maia do Bomfim

Produto associado: Jogo 

 

Título: Educação ambiental crítica no cotidiano escolar: Uma experiência na formação inicial de professores

Autor: Priscila Cardoso Moraes de Souza

Orientador: Giselle Rôças de Souza Fonseca

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: O ensino de física no 9º ano de escolaridade: Um estudo sob a perspectiva dos professores de ciências de uma escola municipal de Duque de Caxias

Autor: Valéria Rangel Soares

Orientador: Alexandre Lopes de Oliveira

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: As estações do ano sob a aprendizagem significativa: Um estudo sobre o ambiente multimídia sócio-interacionista

Autor: Vinícius Munhoz Fraga

Orientador: Wallace Vallory Nunes

Produto associado: Aplicativo

 

Dissertações defendidas em 2011

 

Título: Tuberculose uma conversa necessária entre Saúde, Ambiente e Educação

Autor: Giuseppe Francesco Antonio Donato Junior

Orientador: Dr.ª Giselle Rôças

Produto associado: Vídeo (link:http://www.youtube.com/watch?v=Kmb0yq7cDvI

 

Título: Ensino de Ciências & Educação de Surdos: Um Estudo em Escolas Públicas

Autor: Ana Cristina Costa Ramos

Orientador: Dr.ª Sheila Pressentin Cardoso

Produto associado: Aplicativo

 

Título: Análise de uma experiência de intervenção pedagógica com uso de experimentos matemáticos: discutindo a importância da extensão universitária na formação docente

Autor: Carmen Esperança Cesar Trigo

Orientador: Dr. Wallace Vallory Nunes

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Os Fazeres da Educação Ambiental nas escolas da Baixada Fluminense (RJ): um estudo sobre suas práticas e suas concepções

Autor: Carmen Simone Macedo Figueiredo

Orientador: Dr. Alexandre Maia do Bomfim

Produto associado: Blog

 

Título: Propaganda, Consumo e Sustentabilidade: uma análise narrativa da publicidade como aporte à educação ambiental crítica

Autor: Denise Azevedo dos Santos

Orientador: Dr. Alexandre Maia do Bomfim

Produto associado: Cartilha digital 

 

Título: O lúdico na lousa digital: uma abordagem interativa no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental

Autor: Liliana Cristina Pery

Orientador: Dr. Wallace Vallory Nunes

Produto associado: Jogo

 

Título: Educação e Meio Ambiente na Baixada Fluminense: Uma Proposta de Educação Ambiental Crítica numa Escola Municipal em Duque de Caxias - RJ  

Autor: Márcio Douglas Floriano

Orientador: Dr. Alexandre Maia do Bomfim

Produto associado: Blog

 

Título: Plantas Medicinais na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta interdisciplinar para Biologia e Química

Autor: Maria Cristina dos Santos Cavaglier

Orientador: Dr. Jorge Cardoso Messeder

Produto associado: Livro digital

 

Título: A construção da autonomia no contexto pedagógico do estudante e o ensino das ciências da saúde: pelas veredas da educação médica

Autor: Lucia Rebello Smolka

Orientador: Dr. Rodrigo Siqueira Batista

Produto associado: Blog

 

Título: Entre o Planejamento e a Ação: Análise da Prática Docente no Ensino de Ciências do Primeiro Segmento do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II.

Autor: Maria Teresa Lobianco Rocha

Orientador: Drª. Flávia Monteiro de Barros Araujo

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Ensino de Ciências: perspectivas na prática interdisciplinar

Autor: Simone Correa Souza

Orientador: Dr.ª Giselle Rôças

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Alfabetização científica na formação de professores a distância: ideais comuns da prática de Ensino em Ciências, uma proposta metodológica

Autor: Silvia Cristina de Souza Trajano

Orientador: Dr. Jorge Cardoso Messeder

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Mapas Conceituais como Recurso Facilitador da Aprendizagem Significativa – Uma Abordagem Prática

Autor: Stella Maria Maffra

Orientador: Dr.ª Maylta Brandão dos Anjos

Produto associado: Texto de apoio

 

Dissertações defendidas em 2010

 

Título: Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas de Educação Ambiental

Autor: Carla Fernanda Bernardino Ferreira

Orientador: Dr. Alexandre Lopes de Oliveira

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Produção de um recurso audiovisual com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade como instrumento facilitador do Ensino Experimental de Ciências

Autor: Elaine Moreira Alves

Orientador: Dr. Jorge Cardoso Messeder

Produto associado: Vídeo (Parte 1Parte 2Parte 3Parte 4Parte 5 e Parte 6)

 

Título: O Ensino de Ciências na  Educação de Jovens e Adultos: Uma Avaliação nas Escolas da Baixada Fluminense

Autor: Elizabeth Augustinho

Orientador: Dr.ª Giselle Rôças

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Educação ambiental como domínio da promoção da saúde: conversações pedagógicas no âmbito da Estratégia de Saúde da Família

Autor: Francisco Tavares Guimarães

Orientador: Dr. Rodrigo Siqueira Batista

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Estudo das concepções previas dos alunos do 1º ano do ensino médio da rede pública acerca do meio ambiente e saúde.

Autor: Henri Maximiliano de Assis Mendes

Orientador: Drª Sheila Pressentin Cardoso

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Análise da proposta para formação continuada de professores em Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro

Autor: Jacqueline Bento Marques Pereira

Orientador: Drª Flávia Monteiro Barros Araújo

Produto associado: Vídeo(Parte1)Vídeo(Parte2) e Vídeo(Parte3) 

 

Título: Ambiente multimídia de coletivos pensantes como facilitador do processo ensino-aprendizagem de conceitos hidrodinâmicos 

Autor: Jair Augusto Gomes de Sant'ana

Orientador: Wallace Vallory Nunes

Produto associado: Aplicativo

 

Título: O uso de jogos didáticos no ensino de ciências no primeiro segmento do ensino fundamental da rede municipal pública de Duque de Caxias

Autor: Leandro Trindade Pinto

Orientador: Dr. José Celso Torres

Produto associado: Jogo

 

Título: Viagem ao centro da Terra: os jogos educativos e a abordagem da saúde ambiental no ensino médio

Autor: Marcos Antonio dos Santos

Orientador: Dr.ª Giselle Rôças

Produto associado: Jogo

 

Título: Laboratório de Ciências: Um Espaço de Descobertas; Um Olhar Sobre a Experiência do Colégio Pedro II na Implantação da Proposta Curricular para o Ensino de Ciências nas Séries Iniciais

Autor: Mírian Moreira Duque

Orientador: Drª Flávia Monteiro de Barros Araújo

Produto associado: Vídeo

 

Título: Interação Museu-Escola: uma análise da contribuição do ensino não-formal à Escola

Autor: Monalise Pinto da Cruz

Orientador: Dr. Alexandre Maia do Bomfim

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Hipócrates vai ao cinema: a sétima arte e a formação bioética do médico

Autor: Pedro Henrique Netto Cezar

Orientador: Dr. Rodrigo Siqueira Batista

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: O Uso do Cinema como Ferramenta Pedagógica para o Ensino de Ciências na Modalidade Educação de Jovens e Adultos

Autor: Sandra da Silva Viana

Orientador: Dr.ª Giselle Rôças

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Educação Ambiental: um estudo investigativo junto a professores da rede pública de Nova Iguaçu (RJ)

Autor: Simone Romito Moreira

Orientador: Dr. Jorge Cardoso Messeder

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Partículas Elementares no Ensino Médio: uma abordagem a partir do LHC

Autor: Wagner Franklin Balthazar

Orientador: Dr. Alexandre Lopes de Oliveira

Produto associado: Texto de apoio

 

 

Eventos / Events: 

Em construção

Normas do Curso / Course Rules: 

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO