Logo IFRJ

Apresentação

A Diretoria Adjunta de Tecnologia e Inovação em Educação Profissional Tecnológica – Dtein é área responsável pela gestão da Educação a Distância no IFRJ, vinculada à Pró-reitoria de Ensino - Proen,  junto à Reitoria.


Ações Previstas

  • Gerenciar todos os processos que envolvem as atividades da diretoria sob os aspectos administrativos, pedagógicos e tecnológicos de acordo com as diretrizes legais da instituição e com a legislação vigente para a EaD;
  • Apoiar e orientar todas as ações desenvolvidas no âmbito da diretoria;
  • Mediar o contato com órgãos externos como MEC, SETEC, SESU, Rede e-Tec Brasil e Universidade Aberta do Brasil;
  • Gerenciar convênios e parcerias para oferta de cursos na modalidade EaD;
  • Regulamentar e normatizar junto aos órgãos colegiados as ações específicas dos cursos na modalidade EaD em todos os níveis de ensino;
  • Avaliar propostas de cursos sob os aspectos pedagógicos e tecnológicos;
  • Promover ações de capacitação e formação docente para a modalidade EaD;
  • Avaliar as condições de usabilidade do AVEA.

Histórico

A história da Educação a Distância no IFRJ tem início desde a sua criação, através do convênio com a Rede e-Tec Brasil, os primeiros cursos Técnicos na modalidade a distância foram aprovados no final do ano de 2008 e o Núcleo de Educação a Distância – NEaD – do Campus Pinheiral foi inaugurado em 2009.

A Coordenação Geral de Educação Aberta e a Distância, vinculada à Reitoria, foi designada em 2009 e, neste mesmo ano, os cursos começaram a ser ofertados nos primeiros polos de apoio presencial, em convênio com as prefeituras dos municípios atendidos.

Em novembro de 2016, foi instituída a Diretoria de Educação a Distância. A DEaD teve sua primeira equipe formada no início de 2017 e começou um intenso processo de mapeamento de demandas e iniciativas de EaD já em curso.

No mesmo ano, junto ao Planejamento Estratégico e em parceria com a AsCom, a equipe desenvolveu um projeto para implantação de um Núcleo de Produção Audiovisual.

De janeiro a setembro de 2017 a DEaD produziu e encaminhou para as câmaras institucionais competentes as resoluções e normativas para a implementação do percentual da carga horária a distância nos cursos de ensino médio técnico e graduação. Colaborou com as revisões dos regulamentos para oferta de cursos de ensino médio técnico, graduação, pós-graduação e formação inicial e continuada na modalidade a distância.

 

 

linha do tempo EaD no IFRJ

 

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO