Logo IFRJ

Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado Profissional) em Ensino de Ciências

Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino de Ciências
Informações Gerais / General Information: 

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) é um programa de modalidade profissional com cursos de mestrado e doutorado. O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências é dirigido aos profissionais, portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC, que atuem na educação científica, especialmente os professores das Ciências da Natureza e Matemática, atuando na educação básica, no ensino superior ou no ensino não formal de ciências. O Doutorado Profissional em Ensino de Ciências é dirigido aos profissionais portadores de diploma de graduação obtido em cursos reconhecidos pelo MEC, em especial aos licenciados das ciências da natureza e matemática que atuem na educação formal (educação básica ou superior) ou não formal. Aos profissionais não licenciados deve ser comprovada a associação de seus trabalhos com a educação formal (educação básica ou superior) ou não-formal, ou o envolvimento em ações e/ou projetos que permeiam a discussão do ensino de ciências. Todos com titulação de mestre de cursos recomendados pela CAPES. O objeto de estudo da tese, independentemente da área de formação, deve estar fortemente atrelado às linhas e projetos de pesquisa do programa, envolvendo de forma clara e consistente o ensino de ciências.

Coordenação: Profª. Drª. Maria Cristina do Amaral Moreira

Vice-coordenação: Prof. Drª. Valéria da Silva Vieira 

Contato da coordenação do curso: propec@ifrj.edu.br

Local: Rua Coronel Délio Menezes Porto, 1045, Centro, Nilópolis /RJ CEP 26530-060

Secretaria do PROPEC: Telefone:(21) 3236-1817; E-mail: spg.cnil@ifrj.edu.br

Horário do curso de Mestrado Profissional: quintas e sextas-feiras no turno diurno (manhã e tarde), conforme o plano de estudo aprovado pelo(a) orientador(a), que considera ainda reuniões de orientação e/ou de grupo de pesquisa em dias e horários previamente acordados.

Horário do curso de Doutorado Profissional: quartas-feiras para as disciplinas obrigatórias no período diurno (manhã e tarde), e quintas e/ou sextas-feiras para as disciplinas optativas no período diurno (manhã e tarde), conforme o plano de estudo aprovado pelo(a) orientador(a), que considera ainda reuniões de orientação e/ou de grupo de pesquisa em dias e horários previamente acordados.

Mais informações e atos normativos na Plataforma Sucupira:  https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/viewPrograma.jsf?popup=true&cd_programa=31050018001P7

Processo Seletivo / Selection Process : 

O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital. 

PROCESSO SELETIVO 2021 - NOVO

Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/stricto-sensu

Linhas de Projetos / Research Lines: 

Os cursos de Mestrado Profissional (MP) e Doutorado Profissional (DP) do PROPEC estão pautados em três linhas de pesquisa que refletem os projetos de pesquisa do corpo docente e as disciplinas dos cursos. Há dois projetos associados a cada uma das três linhas de pesquisa que refletem os subprojetos do corpo docente e as disciplinas dos cursos, com o cuidado de não encerrar as discussões dentro da ideia de disciplinas específicas (química, física, matemática, biologia etc.), mas sim em contextos mais amplos como ciências da natureza, ciências da saúde e ambiente e o próprio ensino de ciências, conforme quadro abaixo. 

CURSO

LINHA DE PESQUISA

PROJETO ASSOCIADO

MP / DP

1. Formação de professores de ciências
Discute a formação inicial e continuada de professores de ciências, a partir da análise curricular e histórica bem como os processos de divulgação e popularização da ciência envolvidos nesse processo de formação dos professores.

1.1 Divulgação científica na formação de professores de ciências
Investiga a presença do ensino de ciências desenvolvido nos espaços formais e não formais, especialmente os Centros de Ciências e Museus, dedicando-se aos processos de elaboração  e divulgação do conhecimento científico, além de avaliar o processo de popularização da ciência durante a formação inicial e continuada dos professores de ciências.

1.2 Formação de professores de ensino de ciências
Investiga as ações de ensino de ciências desenvolvidas nos espaços formais de ensino, analisando aspectos referentes à formação inicial e continuada dos professores de ciências.

MP / DP

2. Processos de ensino e de aprendizagem e produção de material didático para o ensino de ciências
Objetiva fomentar estudos em ensino de ciências nos seus aspectos, abordando as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e a produção de material didático entre outros elementos.

2.1 Processos de ensino e aprendizagem no ensino da saúde e do ambiente
Avalia as mediações efetuadas pelos professores de ciências nas diretrizes curriculares, associando os aspectos do ambiente e da saúde, além de refletir sobre os elementos históricos e sociológicos da construção do conhecimento científico, no que tange as temáticas citadas

2.2 Processos de ensino e aprendizagem no ensino de ciências da natureza
Discute o ensino de física e química, complementando e aprofundando conhecimentos adquiridos na graduação, com vistas a avaliar a utilização de recursos de informática,multimídia e vídeo, além do desenvolvimento de materiais didáticos e experimentos.

DP

3. Reflexões sobre o ensino de ciências na contemporaneidade
Reflete os desafios atuais do Ensino de Ciências, discutindo tanto a teorização e aplicação na Educação Básica e Ensino Superior, quanto os conteúdos que o circunscreve: o trabalho docente; as novas fronteiras e desenvolvimento de pesquisas e teorias; a utilização de novos procedimentos e tecnologias; as novas práticas pedagógicas; as políticas públicas; os elementos sobre inclusão e exclusão; a inter e transdisciplinaridade; os desafios sociológicos, filosóficos e epistemológicos.

3.1 Aspectos inovadores do ensino de ciências
Investiga os aspectos mais recentes e potencialmente inovadores em Ensino de Ciências. Procura os conteúdos de ponta realizados na área de Ciências com a intenção de refleti-los no Ensino e na Aprendizagem em Ciências, como também em relação às políticas públicas.

3.2 História, filosofia e sociologia da ciência
Investiga as relações existentes entre as Ciências Humanas e Filosofia com a área de Ciências, principalmente no aspecto educacional, mas também em relação ao conteúdo interdisciplinar e suas implicações epistemológicas. Considera tanto o processo histórico dessa relação quanto os desafios da contemporaneidade.

 

Disciplinas / Disciplines: 

As disciplinas do PROPEC estão organizadas em três categorias (obrigatória, eletiva e optativa) que se distribuem no núcleo comum de ensino de ciências ou no núcleo específico de ensino de ciências, além das disciplinas do núcleo de pesquisa e extensão para desenvolvimento da dissertação de mestrado. Para o Mestrado Profissional (MP), há ainda duas disciplinas de Prática de Ensino Supervisionado (PES), e para o Doutorado Profissional (DP), duas disciplinas de Acompanhamento da Prática Profissional (APP). Nos Quadros 1 e 2 abaixo, apresentam-se os totais mínimos de créditos a serem cursados de acordo com o curso e a situação das disciplinas, e no Quadro 3 a lista das disciplinas.

Quadro 1: Totais de créditos para o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

CURSO

TOTAL MÍNIMO DE CRÉDITOS

CRÉDITO

MP

10 disciplinas obrigatórias, excetuando-se Dissertação de Mestrado e PES

20

2 disciplinas obrigatórias alternativas

4

2 disciplinas optativas, excetuando-se Dissertação de Mestrado IV e V

4

Dissertação de Mestrado I, II e III

9

Prática de Ensino Supervisionado I e II

4

TOTAL DE CRÉDITOS DO MESTRADO PROFISSIONAL

41

 

Quadro 2: Totais de créditos para o curso de Doutorado Profissional em Ensino de Ciências

CURSO

TOTAL MÍNIMO DE CRÉDITOS

CRÉDITO

 

DP

10 disciplinas obrigatórias, excetuando-se Seminário de Pesquisa, Tese de Doutorado e APP

10

3 disciplinas optativas, cursadas no rol de disciplinas do PROPEC ou em outro Programa de Pós-graduação Stricto Sensu credenciado pela CAPES (podem ser aproveitados 4 créditos de disciplinas optativas já cursadas no MP ou MA do PROPEC ou de disciplinas cursadas em outro Programa de Pós-graduação credenciado pela CAPES)

6

Seminário de Pesquisa I, II e III

Acompanhamento da Prática Profissional I e II

18

4

Tese de Doutorado I, II e III

16

TOTAL DE CRÉDITOS DO DOUTORADO PROFISSIONAL

54

 

Quadro 3: Disciplinas por núcleo, curso, situação e quantidade de créditos

DISCIPLINA

NÚCLEO

CURSO

SITUAÇÃO

CRÉDITO

Conceitos fundamentais de ensino de ciências

Comum

MP/DP

Obrigatória(MP)

Optativa (DP)

2

Formação de professores de ciências

Comum

MP/DP

Obrigatória (MP)

Optativa (DP)

2

Metodologia da pesquisa

Comum

MP

Obrigatória

2

Debates conceituais no ensino  de química

Específico

MP/DP

Obrigatória (MP)

Optativa (DP)

2

Debates conceituais no ensino  de física

Específico

MP/DP

Obrigatória (MP)

Optativa (DP)

2

Debates conceituais em educação ambiental

Específico

 

MP/DP

Obrigatória (MP)

Optativa (DP)

2

Ciências: debates éticos, históricos e epistemológicos

Comum

MP

Obrigatória (MP)

2

Currículo e programas do ensino  de ciências

Específico

MP/DP

Obrigatória (MP)

Optativa (DP)

2

Divulgação  Científica

Específico

MP/DP

Obrigatória (MP)

Optativa (DP)

2

Ética, Educação e Sociedade

Comum

MP/MA/DP

Optativa (MP/DP)

2

Políticas Educacionais

Comum

MP/DP

Optativa

2

Ciência, Tecnologia e Sociedade

Comum

MP/DP

Optativa

2

Produção de material didático

Comum

MP/DP

Obrigatória (MP)

Optativa (DP)

2

Informática aplicada ao ensino  de ciências

Comum

MP/DP

Optativa

2

Desenvolvimento de Produtos Educacionais

Comum

MP/DP

Optativa (MP)

Optativa (DP)

2

Tópicos em Química I   

Específico

MP

Obrigatória alternativa

2

Tópicos em Química II

Específico

MP

Obrigatória alternativa

2

Tópicos em Educação em Saúde

Específico

MP

Obrigatória alternativa

2

Tópicos em Educação Ambiental

Específico

MP

Obrigatória alternativa

2

Tópicos de Física Clássica

Específico

MP

Obrigatória alternativa

2

Tópicos de Física Quântica

Específico

MP

Obrigatória alternativa

2

Prática de Ensino Supervisionado I

Pesquisa e Extensão

MP/DP

Obrigatória (MP)

Optativa (DP)

2

Prática  de Ensino Supervisionado II

Pesquisa e Extensão

 

MP/DP

Obrigatória (MP)

Optativa (DP)

 2

Dissertação de Mestrado I

Pesquisa e Extensão

MP        

Obrigatória

3

Dissertação de Mestrado II

Pesquisa e Extensão

MP        

Obrigatória

3

Dissertação de Mestrado III

Pesquisa e Extensão

MP        

Obrigatória

3

Dissertação de Mestrado IV

Pesquisa e Extensão

MP        

Optativa

0

Dissertação de Mestrado V

Pesquisa e Extensão

MP        

Optativa

0

Atualidades em Ensino de Ciências  

Comum

DP

Obrigatória

5

Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa e Produto Educacional

Comum

DP

Obrigatória

5

Seminário de Pesquisa I

Pesquisa e Extensão

DP

Obrigatória

6

Seminário  de Pesquisa II

Pesquisa e Extensão

DP

Obrigatória

5

Seminário de Pesquisa III

Pesquisa e Extensão

DP

Obrigatória

5

Tese de Doutorado I

Pesquisa e Extensão

DP

Obrigatória

6

Tese de Doutorado II

Pesquisa e Extensão

DP

Obrigatória

5

Tese de Doutorado III

Pesquisa e Extensão

DP

Obrigatória

5

Tese de Doutorado  IV

Pesquisa e Extensão

DP

Optativa

0

Tese de Doutorado V

Pesquisa e Extensão

DP

Optativa

0

Tese de Doutorado VI

Pesquisa e Extensão

DP

Optativa

0

Acompanhamento da Prática Profissional I

Pesquisa e Extensão

DP

Obrigatória

2

Acompanhamento da Prática Profissional II

Extensão

DP

Obrigatória

2

Corpo Docente / Teaching Staff: 

1. Alexandre Lopes de Oliveira
Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de física
Contato: alexandre.oliveira@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4563261652431709

2. Alexandre Maia do Bomfim
Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de saúde e do ambiente
Contatoalexandre.bomfim@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9426535856477661

3. Denise Leal de Castro
Linhas de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de ciências; ensino de química
Contato: denise.castro@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9688760624499899

4. Eline Deccache Maia
Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de saúde e do ambiente
Contato: eline.maia@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2302862847244271

5. Flavia Monteiro de Barros Araújo
Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem
Contato: fmbaraujo@hotmail.com
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8539546140860614

6. Giselle Rôças de Souza Fonseca
Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de saúde e do ambiente
Contato: giselle.rocas@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4000001895246021

7. Grazielle Rodrigues Pereira
Linha de Atuação: Divulgação científica na formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de ciências da natureza
Contato: grazielle.pereira@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6520678154679758​

8. Jorge Cardoso Messeder
Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de saúde e do ambiente e no ensino de química
Contato: jorge.messeder@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5836221673817388​

9. Marcus Vinicius da Silva Pereira
Linha de Atuação: Processos de ensino e de aprendizagem e produção de material didático para o ensino de ciências / Reflexões sobre o ensino de ciências na contemporaneidade
Contato: marcus.pereira@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7374980263691850​

10. Maria Cristina do Amaral Moreira
Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Reflexões sobre o ensino de ciências na contemporaneidade
Contato: maria.amaral@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0957791282882383​

11. Maylta Brandão dos Anjos
Linha de Atuação: Divulgação científica na formação de professores de ciências/ Formação de professores de ciências
Contato: maylta.anjos@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5096748167978986​

12. Patrícia Maneschy Duarte da Costa
Linhas de Atuação: Formação de professores de ciências / Divulgação científica na formação de professores de ciências
Contato: patricia.costa@ifrj.edu.br
Categoria: docente colaboradora
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6565990928510481

13. Sheila Pressentin Cardoso
Linhas de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de química
Contato: sheila.cardoso@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3916866328886077​

14. Valéria da Silva Vieira
Linhas de Atuação: Formação de professores de ciências / Reflexões sobre o ensino de ciências na contemporaneidade
Contato: valeria.vieira@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2700654986756061​

 

15. Verônica Pimenta Velloso
Linhas de Atuação: Formação de professores de ciências / Divulgação científica na formação de professores de ciências
Contato: veronica.velloso@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3523736390940714

16. Vitor Luiz Bastos de Jesus
Linhas de Atuação: Formação de professores de ciências / Reflexões sobre o ensino de ciências na Contemporaneidade
Contato: vitor.jesus@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9339350423425464

 

Dissertações / Teses / Produtos Finais // Dissertations / Theses / Final Products: 

2020

Dissertação: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um olhar para o ensino de Ciências a partir do enfoque CTS 
Autor(a): Ana Rita Gonçalves Ribeiro de Mello
Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder
Produto educacional: Revista 

Dissertação: PRÁTICAS DE ENSINO NO VIÉS DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: Possibilidades para alfabetização científica de jovens e adultos
Autor(a): Cristiane Cordeiro Vasques
Orientador(a): Profº. Dr. Jorge Cardoso Messeder
Produto educacional: Ciências para EJA: Propostas e desafios 

Dissertação: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONCEITOS FÍSICOS EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Autor(a): Emanuelle São Leão de Lima
Orientador(a): Profa. Dra. Denise Leal de Castro
Produto educacional: Sequência didática

Dissertação: JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA EM CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE
Autor(a): Gabriel Henrique de Figueiredo Bizarro
Orientador(a): Profa. Dra. Sheila Pressentin Cardoso
Produto educacional: Revista eletrônica

Dissertação: UM EXPERIMENTO DIDÁTICO NA TEMÁTICA DO TRATAMENTO DE ÁGUA COM A UTILIZAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE ACESSO REMOTO: construção, aplicação e discussão com uma turma do Curso Técnico em Meio Ambiente
Autor(a): Jorge Alberto Silva Cerdeira
Orientador(a): Prof. Dr. Wallace Vallory Nunes
Produto educacional: Roteiro

Dissertação: VAMOS FALAR DE GÊNERO NA ESCOLA BÁSICA? Uma proposta de trabalho sobre as questões de gênero no ensino médio
Autor(a): Priscila de Freitas Silva
Orientador(a): Prof.ª Dra. Flávia Monteiro de Barros Araújo
Produto educacional: Sequência didática 

Dissertação: USO DE NARRATIVAS COMO ESTÍMULO À AUTONOMIA DE ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a): Sheila Rafaela Souza
Orientador(a): Profa. Dra. Giselle Rôças 

Produto educacional: Revista

Dissertação: MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS ITINERANTES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: CONHECER PARA USAR
Autor(a): Thais Deleprani Mansano da Silva
Orientador(a): Profa. Dra. Eline Deccache-Maia 

Produto educacional: Site 

Dissertação: ENSINO DE CIÊNCIAS E DECOLONIALISMO: a história em quadrinhos como instrumento de representatividade étnico-racial
Autor(a): Tupiracy Celso Gomes Damasceno
Orientador(a): Prof. Dr. Marcus Vinicius da Silva Pereira
Produto educacional: Revista

 

2019

Dissertação: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA: um estudo de caso envolvendo Teoria Atômica e Tabela Periódica
Autor(a): Alexandra Geronimo Lopes de Souza
Orientador(a): Prof. Dra. Sheila Pressentin Cardoso
Produto educacional: Livro: “Sequência Didática para o ensino de Teoria Atômica e Tabela Periódica”

Dissertação: AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EM DEBATE NO AMBIENTE ESCOLAR: o Parque Natural Municipal da Taquara e a Reserva Biológica do Parque Equitativa
Autor(a): Aline da Conceição Dias Aranha
Orientador(a): Profa. Dra. Verônica Pimenta Velloso
Produto educacional: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E NOSSO AMBIENTE 

Dissertação: CONCEPÇÕES DOS GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O TEMA ESTEROIDES ANABOLIZANTES ANDROGÊNICOS
Autor(a): Amanda Torres Vieira da Costa
Orientador(a): Prof. Dr. Anderson Domingues Corrêa
Produto educacional: Vídeo sobre Esteroides Anabolizantes Androgênicos

Dissertação: LITERATURA E ENSINO DE CIÊNCIAS: uma proposta de reflexão sobre o ambiente nos anos iniciais a partir de oficinas literárias e criativas
Autor(a): Ana Paula de Jesus Tavares
Orientador(a): Prof. Dra. Maylta Brandão dos Anjos
Produto educacional: Revista “Fanzine” – Coletânea de Desenhos e Histórias (Fanatic e magazine, significando a revista do fã)

Dissertação: A “DUPLA ESCOLA SUSTENTÁVEL” A PARTIR DA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: uma proposta de avaliação com a participação de egressos do Colégio Estadual Erich Walter Heine
Autor(a): Annelize de Souza Pereira
Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim
Produto educacional: GUIA ELETRÔNICO DE AVALIAÇÃO PRÁTICA DE SUSTENTABILIDADE

Dissertação: A METODOLOGIA ATIVA DE INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS ASSOCIADA À VIDEOANÁLISE DE EXPERIMENTOS: um ensaio na introdução de funções em turmas de 9o ano do Ensino Fundamental
Autor(a): Claudia Brasil Coimbra Nascimento
Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Lopes de Oliveira
Produtos educacionais:
1.  
Livro “Experimentando Funções – uma proposta interdisciplinar”
2. Tutorial – Software livre Tracker

Dissertação: A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO COTIDIANO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autor: Cristiane Correia da Silva
Orientador(a): Profa. Dra. Eline Deccache-Maia
Produto educacional: Catálogo de Recursos Educacionais Digitais de Ciências (CREDC)

Dissertação: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA: O MAST COMO EXEMPLO
Autor: Davi Saldanha Dubrull
Orientador(a): Profa. Dra. Eline Deccache-Maia
Produto educacional: Guia de Planejamento de Visita a Museus: “A Química no Museu de Astronomia e Ciências Afins”.

Dissertação: PARTICULARIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A EJA e os desafios na formação docente
Autor(a): Elisa Soares de Lima Caetano
Orientador(a): Prof. Dra. Valéria da Silva Vieira
Produtos educacionais:
1.    Revista digital EJA em AÇÂO
2.    Capa Revista digital EJA em AÇÂO

Dissertação: APRENDIZAGEM DE GRÁFICOS DE CINEMÁTICA POR MEIO DE VIDEOANÁLISE ASSOCIADO AO MÉTODO INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS (PEER INSTRUCTION)
Autor(a): Mariana de Almeida Jotta Barros
Orientador(a): Prof. Dr. Vitor Luiz Bastos de Jesus
Produto educacional: Sequência Didática – Guia para Professores de Física

Dissertação: O PAPEL DA AFETIVIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: um estudo em uma escola pública
Autor(a): Patrícia Pinho Mendes
Orientador(a): Prof. Dra. Maria Cristina do Amaral Moreira
Produto educacional: Vídeo

Dissertação: SANEAMENTO BÁSICO EM VISITAS ESCOLARES: um estudo de caso sobre o Projeto de Educação Ambiental da Estação de Tratamento de Água do Guandu
Autor(a): Yasmim Pussente Pimentel Lima
Orientador(a):  Prof. Dr.a Verônica Pimenta Velloso
Produtos educacionais:
1. UM GUIA PARA A RE-VISITAÇÃO DA ETA-GUANDU NO AMBIENTE ESCOLAR - ALUNOS
2. UM GUIA PARA A RE-VISITAÇÃO DA ETA-GUANDU NO AMBIENTE ESCOLAR - PROFESSORES

 

2018

Dissertação: A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PERSPECTIVA DA MATEMÁTICA CRÍTICA: o consumo como uma questão sociocientífica no ensino médio
Autor(a): Andréa Cristina Costa de Freitas
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Maria Cristina do Amaral Moreira
Produto educacional: Blog  Matemática do Consumo Consciente

Dissertação: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS: a literatura infantil como recurso didático
Autor(a): Cristiana Nazaré Goulart da Silva de Almeida
Orientador(a):  Profª. Drª. Flávia Monteiro de Barros Araújo
Coorientador: Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder
Produto educacional: Livro

Dissertação: SEXUALIDADE EM DEBATE: Uma Análise das Rodas de Conversas
Autor(a): Daniel Costa Matos
Orientador(a): Prof ª Drª. Maylta Brandão dos Anjos
Produto educacional: Livro

Dissertação: EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM UM CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES: o uso de tirinhas como contextualização do mundo do trabalho
Autor(a): Denise Santos Nascimento
Orientador(a): Prof. Dr. Marcus Vinicius da Silva Pereira
Produto educacional: Encarte de tirinhas e Sequência didática

Dissertação: ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA CTS: contribuições para o Ensino Médio
Autor(a): Jefferson da Silva
Orientador(a): Prof. Dr. Ophelio Walkyrio de Castro Walvy
Produto educacional: Livro

Dissertação: O ENSINO DE CIÊNCIAS E OS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS: uma prática de ensino e aprendizagem para empoderamento do corpo no oitavo ano do ensino fundamental II
Autor(a): Leandra Laurentino da Silva
Orientador(a): Prof. Dr. Anderson Domingues Corrêa
Produto educacional: Vídeo

Dissertação: A LEI DA CONSERVAÇÃO DAS MASSAS EM UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E  EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA
Autor(a): Lucas Peres Guimarães
Orientador(a): Prof. Drª Denise Leal de Castro
Pruduto educacional: Sequência didática

Dissertação: APRENDIZAGEM COOPERATIVA ASSOCIADA AO USO DE CASOS INVESTIGATIVOS: contribuições para uma aprendizagem significativa no ensino de química
Autor(a): Manoela Barros Guimarães Machado
Orientador(a): Profª. Drª. Denise Leal de Castro
Produto educacional: Guia de orientação

Dissertação: DE MÍSTICA A MENDEL: unindo a ficção científica à genética por meio da Oficina Genetikar
Autor(a): Michele Borges Rua
Orientador(a): Profª. Drª. Giselle Rôças
Produto educacional: Livro

Dissertação: A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: um estudo interdisciplinar de um curso Técnico em Segurança do Trabalho numa Unidade de Conservação
Autor(a): Patrícia Maria Pereira do Nascimento
Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim
Produto educacional: Guia Prático para a Educação Profissional

Dissertação: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS (PEER INSTRUCTION) ALIADO A SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DE FONTES DE ENERGIA: produção, distribuição e consumo
Autor(a): Wellington Dutra dos Reis
Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Lopes de Oliveira
Produto educacional: Sequência Didática

 

2017

Dissertação: UM OLHAR REFLEXIVO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE A SEQUÊNCIA NUMÉRICA ORAL NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO
Autor(a): Heloise de Araújo Albuquerque 
Orientador(a): Profº Drº Ophelio Walkyrio de Castro Walvy
Produto educacional: Sequência numérica oral 

Dissertação: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II: trabalhando atividades lúdicas e transversais em educação ambiental
Autor(a): Vanessa Regal Maione Jeovanio Silva​
Orientador(a): Profa. Dra. Sheila Pressentin Cardoso
Produto educacional: Colorindo realidades 

Dissertação: TESSITURAS SOCIOCIENTÍFICAS NO CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR: com o protagonismo infantil das narrativas à produção literária
Autor(a): Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira
Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder
Produto educacional: livro livro

Dissertação: OFICINA SOBRE CTS PARA PROFESSORES POR MEIO DA TÉCNICA DE CONTROVÉRSIA CONTROLADA
Autor(a): Richard Alves
Orientador(a): Profa. Dra. Giselle Rôças
Produto educacional: Revista

Dissertação: MOCHILEIROS CIENTÍFICOS: o ensino de ciências na educação infantil
Autor(a): Verônica P. López Gonçalves
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Valéria Vieira
Produto educacional: vídeo

Dissertação: LABORATÓRIO PORTÁTIL DE ELETROMAGNETISMO PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(a): Pâmela de Souza Gonçalves
Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Lopes de Oliveira
Produto educacional: sequência didática

Dissertação: FUNÇÕES ORGÂNICAS E AULAS TEMÁTICAS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE EM UMA FEIRA LIVRE
Autor(a): LUIS CARLOS DE ABREU GOMES
Orientador(a): Prof.ª Dr. ª Maria Cristina do Amaral Moreira
Produto educacional: Produto educacional

Dissertação: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARTE PARTICIPATIVA: questões socioambientais através da sensibilidade e criticidade
Autor(a): Luciana Simões Rodrigues Nunes 
Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim
Produto educacional: Livro

Dissertação: AEDES AEGYPTI EM JOGO: UMA WEBQUEST PARA APERFEIÇOAR CONHECIMENTOS
Autor(a): Júlia Aparecida Carneiro
Orientador(a): Profª. Drª. Valéria da Silva Vieira
Produto educacional: produto

Dissertação: A PERSPECTIVA CTS NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA DA REDE FEDERAL
Autor(a): Julieta Casanova Gomes Mota 
Orientador(a): Profª. Drª. Verônica Pimenta Velloso
Produto educacional: CADERNO DE ATIVIDADES

Dissertação: O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: Introduzindo noções de acústica por meio da música
Autor(a): Genivaldo Gomes Cândido
Orientador(a): Profa. Dra. Eline Deccache-Maia
Produto educacional: Vídeo

Dissertação: CITOLOGIA EM SALA DE AULA: Recursos e reflexões
Autor(a): Edilaine Morais de Souza
Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder
Produto educacional: Vídeo

Dissertação: CANÇÕES DOS PARASITAS: as paródias no ensino fundamental
Autor(a): Erika Coelho Mirre Peres
Orientador(a): Prof° Dr. Anderson Domingues Correa
Produto educacional: Encarte

Dissertação: UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
Autor(a): Francisco de Assis Lima de Sousa Junior
Orientador(a): Prof. Dr. Marcus Vinicius da Silva Pereira
Produto educacional: Produto

Dissertação: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA COM ATIVIDADES TEÓRICOEXPERIMENTAIS SOBRE CIRCUITOS ELÉTRICOS COMPOSTOS POR GERADORES E RESISTORES
Autor(a): Alexandre Alberto Visentin Ramos de Araujo
Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Lopes de Oliveira
Produto educacional: produto

Dissertação: VIDEOANÁLISE EM CONTEXTOS COLABORATIVOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO SIMULTÂNEO DOS MOVIMENTOS UNIFORMES RETILÍNEO E CIRCULAR
Autor: Erick dos Santos Silva
Orientador: Prof. Dr. Vitor Luiz Bastos de Jesus
Produto educacional: produto

Dissertação: ARTE DE APRENDER PARA ENSINAR: discutindo a capacitação de robótica com Arduino® para professores de ciências e matemática do município de Paracambi/RJ
Autor: Patricia Carlos Torres de Almeida
Orientador: Prof. DSc. Wallace Vallory Nunes
Produto educacional: Site Site

 

2016 

Dissertação: AUDIOVISUAL E CIÊNCIAS: relato de experiência em escola pública de educação básica no Rio de Janeiro
Autor: KRYSTINA CÉLIA DA SILVA CORREIA
Orientador: Prof. Dr. Marcus Vinicius da Silva Pereira
Coorientadora: Profa. Dra. Maylta Brandão dos Anjos
Produto educacional: produto

Dissertação: O USO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL: UMA POSSIBILIDADE LÚDICA DE APRENDIZADO CIENTÍFICO NOS PRIMEIROS ANOS  ESCOLARES||
Autor: Angélica Rangel do Nascimento
Orientador: Prof.ª Doutora Denise Leal de Castro
Produto educacional: produto

Dissertação: A UTILIZAÇÃO E A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE CIÊNCIA E ARTE NO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor: Camille Paola Monteiro Baptista 
Orientador: Profa. Dra. Eline Deccache-Maia
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: (EN) CANTANDO COM A CIÊNCIA: a utilização da música como contribuição para alfabetização científica
Autor: Greiciele da Silva Dias
Orientador: Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder
Produto educacional: Texto de apoio, Texto de apoioTexto de apoioTexto de apoio.

Dissertação: UMA COLEÇÃO DE CONTOS: REFLEXÕES PARA AS AULAS DE ÉTICA E DEONTOLOGIA EM TERAPIA OCUPACIONAL
Autor: Marcia Dolores Carvalho Gallo
Orientador: Prof. Dr. Ophelio Walkyrio de Castro Walvy
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: ALFABETÁRIO DE PLANTAS MEDICINAIS: uma proposta de ensino de ciências e alfabetização – língua portuguesa com turma de 1º ano do ensino fundamental
Autor(a): Aline dos Santos Teles
Orientador(a):  Prof. Dr. Anderson Domingues Corrêa (IFRJ)
Produto educacional: produto

Dissertação: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROTAGONISMO JUVENIL: um estudo a partir de uma pesquisa participante em duas escolas públicas do Rio de Janeiro
Autor(a): Margarete Alvarenga Viana Mota Trindade
Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim
Produto educacional: Cartilha arquivo 2

Dissertação: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ACÚSTICA
Autor(a): Luiz Fernando Ferreira dos Santos
Orientador(a):  Prof. Dr. Alexandre Lopes de Oliveira
Produto educacional: arquivo .rar

 

2015 

Dissertação: CINEMA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: a utilização de audiovisuais em sala de aula.
Autor: Aline de Fátima Santos Camara Cooper 
Orientador: Maylta Brandão dos Anjos
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: DE QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTAMOS FALANDO? Uma análise do impacto dos mestrados profissionais da área de ensino de ciências.
Autor: Ana Paula Mendes de Souza Suarez
Orientador: Alcina Maria Testa Braz da Silva
Produto educacional: Site

Dissertação: EXPECTATIVAS FORMATIVAS EM RELAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: O Caso dos Mestrados Profissionais.
Autor: Andréa Borges Umpierre
Orientador: Alcina Maria Testa Braz da Silva
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: UM OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA ABORDAGEM DE TEMAS SOCIAIS EM OFICINAS DE LEITURA.
Autor: Eliane Melo de Matos 
Orientador: Jorge Cardoso Messeder
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: UMA RELAÇÃO PERIGOSA? QUANDO CIÊNCIA E RELIGIÃO SE ENCONTRAM EM SALA DE AULA.
Autor: Julio Cesar Freitas da Costa
Orientador: Eline Deccache-Maia
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: QUAL A MEDIDA DA SUA AVALIAÇÃO? Construindo um Portfólio de Avaliação no Ensino de Ciências.
Autor: Lucilene Aparecida e Lima do Nascimento 
Orientador: Giselle Rôças
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: RELATOS DE VIDA DE AGRICULTORES COMO ELO PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA.
Autor: Marcos Paulo Ferreira de Souza 
Orientador: Alexandre Maia de Bomfim
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: CLUBE DE CIÊNCIAS COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E MELHORA DO RENDIMENTO ESCOLAR.
Autor: Patrícia do Socorro de Campos da Silva 
Orientador: Giselle Rôças
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÀO E RECURSOS MIDIÁTICOS NUM CURSO DE FARMÁCIA: APLICAÇÕES NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO EM ANÁLISES CLÍNICAS.
Autor: Silvana Machareth 
Orientador: Jorge Cardoso Messeder
Produto educacional: Publicação

 

2014 

Dissertação: Investigação, Pesquisa e Letramento Científico: experiências em ciências biológicas.
Autor: Andrea Oliveira da Fraga Goulart 
Orientador: Eline Deccache Maia
Produto educacional: Vídeo (Zipado)

Dissertação: Os jogos para o ensino de química no PIBID do IFRJ à luz das teorias de aprendizagem. 
Autor: Antonio Carlos Luciano de Souza
Orientador: Sheila Pressentin Cardoso
Produto educacional:Texto de apoio

Dissertação: Expectativas e dilemas na educação de jovens e adultos: a rádio escolar na formação científico-tecnológica.
Autor: Daniele da Silva Maia Gouveia
Orientador: Alcina Maria Testa Braz da Silva
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Uma proposta para facilitar a prática docente no ensino da Teoria da Relatividade Especial no Ensino Médio.
Autor: Erison de Oliveira Monçores
Orientador: João Alberto Mesquita Pereira
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Educação ambiental, cidade e problemas urbanos: uma proposta em ensino de ciências.
Autor: Gilvanete de Oliveira do Nascimento
Orientador: Maylta Brandão dos Anjos
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: A utilização da rede social Facebook como metodologia complementar no Ensino de Ciências.
Autor: José Alfredo Gomes Neto
Orientador: Wallace Vallory Nunes
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Ensino de Ciências nas séries iniciais: limites e possibilidades a partir da aplicação de atividades práticas em turmas de terceiro ano.
Autor: Lis Rejane Lopes Dutra
Orientador: Alexandre Lopes de Oliveira
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Uma revista digital como um recurso para abordar bioquímica no ensino médio.
Autor: Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes
Orientador: Jorge Cardoso Messeder
Produto educacional: Aplicativo (Zipado)

Dissertação: O uso de imagens em química: um olhar semiótico sobre as atividades com balanças.
Autor: Luís Gustavo Magro Dionysio
Orientador: Waldmir Nascimento de Araújo Neto
Produto educacional: Banner e fotos

Dissertação: Chico Mendes e sua contribuição para a Educação Ambiental: reflexões para o Ensino de Geografia e Meio Ambiente.
Autor: Luiza Araujo Jorge de Aguiar
Orientador: Alexandre Maia do Bomfim
Produto educacional: Texto de apoio 

Dissertação: Ficção científica em sala de aula: investigação participativa do uso da linguagem de ficção científica como instrumento pedagógico.
Autor: Reinaldo do Espírito Santo Camilo
Orientador: Luiz Edmundo Vargas de Aguiar
Produto educacional: Texto de apoio 

Dissertação: Recusa ao espírito científico? Resistências no aprendizado da Teoria da Evolução por futuros professores de ciências.
Autor: Thiago de Ávila Medeiros
Orientador: Eline Deccache Maia
Produto educacional: Blog 

 

2013 

Dissertação: Em busca de uma práxis em educação ambiental crítica: contribuições de alguns pesquisadores do Brasil
Autor: Bárbara de Castro Dias 
Orientador: Alexandre Maia do Bomfim
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Vamos brincar de quê? Os jogos cooperativos no ensino de ciências.
Autor: Cristianni Antunes Leal
Orientador: Giselle Rôças de Souza Fonseca
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Narrativas e práticas investigativas na formação de professores: o ensino de ciências à luz dos fenômenos da Física.
Autor: Cristina da Silva Marques
Orientador: Maylta Brandão dos Anjos
Produto educacional: Texto de apoio 1Texto de apoio 2

Dissertação: Luz e Tinta: uma proposta de como ensinar óptica no Curso Normal
Autor: Luciano Sebastião de Castro e Silva
Orientador: Alexandre Lopes de Oliveira
Produto educacional: Material didático

Dissertação: O Roleplaying Game (RPG) como estratégia didática lúdica: a qualidade do ensino de ciências. 
Autor: Maria José da Silva de Oliveira Quirino
Orientador: Alcina Maria Testa Braz da Silva
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: A experimentação como instrumento facilitador da aprendizagem em tópicos de eletricidade no Ensino Médio: Uma proposta.
Autor: Ramsés Rufino de Oliveira
Orientador: João Alberto Mesquita Pereira
Produto educacional: Material didático

Dissertação: Tipificação de ferramentas mediais sonoras na educação em química.
Autor: Renata Barbosa Dionysio  
Orientador: Waldmir Nascimento Araujo Neto
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: O ensino de matemática na educação de jovens e adultos: uma abordagem contextualizada do tema transversal meio ambiente. 
Autor: Roberto Carlos de Souza Pereira
Orientador: Pedro Carlos Pereira
Produto educacional: Sequencia didática

Dissertação: A literatura como abordagem facilitadora e potencializadora no ensino de ciências: uma experiência na formação de professores.
Autor: Rosane Tavares de Almeida
Orientador: Alexandre Lopes de Oliveira
Produto educacional: Texto de apoio , Vídeo

Dissertação: O lúdico diante da educação ambiental crítica: reflexões com estudantes do Colégio Estadual São Cristóvão.
Autor: Teresa Cristina Lopes Medeiros Faruolo
Orientador: Alexandre Maia do Bomfim
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Qual a medida do bom professor? Uma análise da profissão docente.
Autor: Sabrina Bessa da Costa Ferreira
Orientador: Eline Deccache Maia
Produto educacional: VídeoBlog 

Dissertação: Estudo diagnóstico da viabilidade do uso do Facebook como suporte ao ensino da educação ambiental na formação do técnico em guia de turismo.
Autor: Vânia Lucia de Oliveira
Orientador: Wallace Vallory Nunes
Produto educacional: Guia prático

 

2012 

Dissertação: As mídias e a alfabetização científica: Uma experiência na formação de professores
Autor: Ana Paula Inácio Diorio 
Orientador: Giselle Rôças de Souza Fonseca
Produto educacional: Video , Texto de apoio

Dissertação: Herança cultural e histórias de vida: A escola em falas e memórias - Formação de professores no Ensino de Ciências
Autor: Bárbara Gonçalves Valença de Sousa
Orientador: Maylta Brandão dos Anjos
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Centros de ciência e ensino: percepções sobre a contribuição do jardim zoológico em relação ao ensino de ciências junto a estudantes da educação básica
Autor: Carlos Alberto Andrade Monerat
Orientador: Maylta Brandão dos Anjos
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Ensino de química na educação de jovens e adultos: Um estudo dos currículos propostos por professores de escolas estaduais do município de Belford Roxo 
Autor: Fábio de Macedo Souza
Orientador: Flávia Monteiro de Barros Araújo
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Novas analogias no ensino de física: Eletrostática
Autor: Leonardo de Almeida Prata
Orientador: Alexandre Lopes de Oliveira
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Tópicos atuais em física quântica: das ondas de matéria à realidade quântica
Autor: Marcelo Alberto Vieira de Macedo Júnior
Orientador: João Alberto Mesquita Pereira
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Trabalho, ambiente e saúde na educação de jovens e adultos: Uma experiência de avaliação formativa à alfabetização científica
Autor: Márcia Mascarenhas Reis da Silva
Orientador: Alexandre Maia do Bomfim
Produto educacional: Jogo 

Dissertação: Educação ambiental crítica no cotidiano escolar: Uma experiência na formação inicial de professores
Autor: Priscila Cardoso Moraes de Souza
Orientador: Giselle Rôças de Souza Fonseca
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: O ensino de física no 9º ano de escolaridade: Um estudo sob a perspectiva dos professores de ciências de uma escola municipal de Duque de Caxias
Autor: Valéria Rangel Soares
Orientador: Alexandre Lopes de Oliveira
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: As estações do ano sob a aprendizagem significativa: Um estudo sobre o ambiente multimídia sócio-interacionista
Autor: Vinícius Munhoz Fraga
Orientador: Wallace Vallory Nunes
Produto educacional: Aplicativo

 

2011

Dissertação: Tuberculose uma conversa necessária entre Saúde, Ambiente e Educação
Autor: Giuseppe Francesco Antonio Donato Junior
Orientador: Dr.ª Giselle Rôças
Produto educacional: Vídeo

Dissertação: Ensino de Ciências & Educação de Surdos: Um Estudo em Escolas Públicas
Autor: Ana Cristina Costa Ramos
Orientador: Dr.ª Sheila Pressentin Cardoso
Produto educacional: Aplicativo

Dissertação: Análise de uma experiência de intervenção pedagógica com uso de experimentos matemáticos: discutindo a importância da extensão universitária na formação docente
Autor: Carmen Esperança Cesar Trigo
Orientador: Dr. Wallace Vallory Nunes
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Os Fazeres da Educação Ambiental nas escolas da Baixada Fluminense (RJ): um estudo sobre suas práticas e suas concepções
Autor: Carmen Simone Macedo Figueiredo
Orientador: Dr. Alexandre Maia do Bomfim
Produto educacional: Blog

Dissertação: Propaganda, Consumo e Sustentabilidade: uma análise narrativa da publicidade como aporte à educação ambiental crítica
Autor: Denise Azevedo dos Santos
Orientador: Dr. Alexandre Maia do Bomfim
Produto educacional: Cartilha digital 

Dissertação: O lúdico na lousa digital: uma abordagem interativa no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor: Liliana Cristina Pery
Orientador: Dr. Wallace Vallory Nunes
Produto educacional: Jogo

Dissertação: Educação e Meio Ambiente na Baixada Fluminense: Uma Proposta de Educação Ambiental Crítica numa Escola Municipal em Duque de Caxias - RJ  
Autor: Márcio Douglas Floriano
Orientador: Dr. Alexandre Maia do Bomfim
Produto educacional: Blog

Dissertação: Plantas Medicinais na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta interdisciplinar para Biologia e Química
Autor: Maria Cristina dos Santos Cavaglier
Orientador: Dr. Jorge Cardoso Messeder
Produto educacional: Livro digital

Dissertação: A construção da autonomia no contexto pedagógico do estudante e o ensino das ciências da saúde: pelas veredas da educação médica
Autor: Lucia Rebello Smolka
Orientador: Dr. Rodrigo Siqueira Batista
Produto educacional: Blog

Dissertação: Entre o Planejamento e a Ação: Análise da Prática Docente no Ensino de Ciências do Primeiro Segmento do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II.
Autor: Maria Teresa Lobianco Rocha
Orientador: Drª. Flávia Monteiro de Barros Araujo
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Ensino de Ciências: perspectivas na prática interdisciplinar
Autor: Simone Correa Souza
Orientador: Dr.ª Giselle Rôças
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Alfabetização científica na formação de professores a distância: ideais comuns da prática de Ensino em Ciências, uma proposta metodológica
Autor: Silvia Cristina de Souza Trajano
Orientador: Dr. Jorge Cardoso Messeder
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Mapas Conceituais como Recurso Facilitador da Aprendizagem Significativa – Uma Abordagem Prática
Autor: Stella Maria Maffra
Orientador: Dr.ª Maylta Brandão dos Anjos
Produto educacional: Texto de apoio

 

2010

Dissertação: Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas de Educação Ambiental
Autor: Carla Fernanda Bernardino Ferreira
Orientador: Dr. Alexandre Lopes de Oliveira
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação:Produção de um recurso audiovisual com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade como instrumento facilitador do Ensino Experimental de Ciências
Autor: Elaine Moreira Alves
Orientador: Dr. Jorge Cardoso Messeder
Produto educacional: Vídeo (Parte 1Parte 2Parte 3Parte 4Parte 5 e Parte 6)

Dissertação: O Ensino de Ciências na  Educação de Jovens e Adultos: Uma Avaliação nas Escolas da Baixada Fluminense
Autor: Elizabeth Augustinho
Orientador: Dr.ª Giselle Rôças
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Educação ambiental como domínio da promoção da saúde: conversações pedagógicas no âmbito da Estratégia de Saúde da Família
Autor: Francisco Tavares Guimarães
Orientador: Dr. Rodrigo Siqueira Batista
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Estudo das concepções previas dos alunos do 1º ano do ensino médio da rede pública acerca do meio ambiente e saúde.
Autor: Henri Maximiliano de Assis Mendes
Orientador: Drª Sheila Pressentin Cardoso
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Análise da proposta para formação continuada de professores em Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro
Autor: Jacqueline Bento Marques Pereira
Orientador: Drª Flávia Monteiro Barros Araújo
Produto educacional: Vídeo(Parte1)Vídeo(Parte2) e Vídeo(Parte3) 

Dissertação: Ambiente multimídia de coletivos pensantes como facilitador do processo ensino-aprendizagem de conceitos hidrodinâmicos 
Autor: Jair Augusto Gomes de Sant'ana
Orientador: Wallace Vallory Nunes
Produto educacional: Aplicativo

Dissertação: O uso de jogos didáticos no ensino de ciências no primeiro segmento do ensino fundamental da rede municipal pública de Duque de Caxias
Autor: Leandro Trindade Pinto
Orientador: Dr. José Celso Torres
Produto educacional: Jogo

Dissertação: Viagem ao centro da Terra: os jogos educativos e a abordagem da saúde ambiental no ensino médio
Autor: Marcos Antonio dos Santos
Orientador: Dr.ª Giselle Rôças
Produto educacional: Jogo

Dissertação: Laboratório de Ciências: Um Espaço de Descobertas; Um Olhar Sobre a Experiência do Colégio Pedro II na Implantação da Proposta Curricular para o Ensino de Ciências nas Séries Iniciais
Autor: Mírian Moreira Duque
Orientador: Drª Flávia Monteiro de Barros Araújo
Produto educacional: Vídeo

Dissertação: Interação Museu-Escola: uma análise da contribuição do ensino não-formal à Escola
Autor: Monalise Pinto da Cruz
Orientador: Dr. Alexandre Maia do Bomfim
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Hipócrates vai ao cinema: a sétima arte e a formação bioética do médico
Autor: Pedro Henrique Netto Cezar
Orientador: Dr. Rodrigo Siqueira Batista
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: O Uso do Cinema como Ferramenta Pedagógica para o Ensino de Ciências na Modalidade Educação de Jovens e Adultos
Autor: Sandra da Silva Viana
Orientador: Dr.ª Giselle Rôças
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Educação Ambiental: um estudo investigativo junto a professores da rede pública de Nova Iguaçu (RJ)
Autor: Simone Romito Moreira
Orientador: Dr. Jorge Cardoso Messeder
Produto educacional: Texto de apoio

Dissertação: Partículas Elementares no Ensino Médio: uma abordagem a partir do LHC
Autor: Wagner Franklin Balthazar
Orientador: Dr. Alexandre Lopes de Oliveira
Produto educacional: Texto de apoio

Eventos / Events: 

Em construção

Normas do Curso / Course Rules: 
Calendário / Calendar: 

Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarios-academicos-pos-graduacao

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS