
O Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Biológicas nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), Stricto Sensu, foi aprovado pela CAPES em 29 de abril de 2013 (Mestrado e Doutorado, conceito 4).
A construção do PMBqBM teve como objetivo primário agregar bioquímicos de programas consolidados com bioquímicos competentes que se encontram em instituições de ensino superior onde não há massa crítica para constituição de um programa de pós-graduação. Essa foi uma ação conjunta entre a Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH, USP), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC- campus de Lages), Universidade do Estado do Amazonas (UEA, campus Manaus), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN, campus Mossoró), Universidade Federal do Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Campo Grande e Chapadão do Sul), Universidade Federal do Paraná (campus Palotina), Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ, campus Rio de Janeiro).
Coordenadora Local do Programa: Juliene Antonio Ramos
Vice-coordenador: Luiz Dione Barbosa de Melo
E-mail: juliene.ramos@ifrj.edu.br; pmbqbm@ifrj.edu.br
Telefone: 2566-7774
Secretaria de Pós-Graduação: Rua Senador Furtado, 121 - 2º andar, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ, 20270-021
Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 14h às 20h
Telefone: 2566-7733
Página nacional do Programa em Rede: http://multicentrico.sbbq.org.br/
Mais informações e atos normativos na Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/viewPrograma.xhtml?popup=true&id_programa=205523
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de candidatos ao Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular no período de 15 setembro a 15 de outubro de 2023. As provas serão realizadas no dia 10 de novembro de 2023 às 10h (horário de Brasília) e aplicadas de maneira remota. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas obrigatoriamente "online" por meio da página http://www2.sbbq.org.br/siad/, anexando arquivo em PDF contendo a documentação descrita no edital. O IFRJ ofertará 03 vagas de Mestrado e 01 vaga de Doutorado.
Profª. Drª. Joanna Reis Santos de Oliveira
Nome do laboratório: Núcleo de Ciências Biomédicas Aplicadas
Breve descrição de suas principais linhas de pesquisa:
Influência do comprometimento da funcionalidade de linfócitos T e de células linfoides inatas na remissão e na predisposição a reativações da leishmaniose visceral em pacientes infectados pelo HIV-1. Objetivos: Pacientes com reativações repetidas, sejam prévias ou durante um acompanhamento clínico, apresentam um comprometimento qualitativo mais importante do status imune, que dificilmente consegue ser revertido, e que por sua vez, pode se constituir em parâmetros de monitoramento do desfecho clínico. Considerando que pacientes LV/HIV podem apresentar um efeito sinérgico sobre o comprometimento do sistema linfopoiético causado por ambas infecções, o objetivo da pesquisa é avaliar o impacto da ativação celular no grau de comprometimento da funcionalidade dos linfócitos T e de células linfóides inatas em pacientes coinfectados LV/HIV, a fim de determinar sua influência sobre a ocorrência ou não de recidivas da LV após o tratamento anti-Leishmania. Além disso, avaliar a influência deste fenômeno da ativação imune sobre o grau de imunosenescência e na liberação de emigrantes tímicos recentes que constituirão o repertório de linfócitos T na periferia.
Avaliação de parâmetros clínicos e imunológicos e sua relação com as recidivas na leishmaniose visceral. Objetivos: Nesta linha de pesquisa espera-se determinar fatores capazes de influenciar o prognóstico, definindo padrões de resposta ao patógeno e mecanismos preditores de melhor ou pior prognóstico. Desse modo, serão avaliados prospectivamente parâmetros imunológicos envolvidos com os diferentes desfechos clínicos de pacientes com leishmaniose visceral e correlacionados com informações clínicas e laboratoriais, no intuito de determinar fatores capazes de influenciar o prognóstico, definindo padrões de resposta ao patógeno e mecanismos preditores de melhor ou pior prognóstico.
Avaliação dos efeitos do comprometimento da barreira do trato intestinal na gravidade da leishmaniose visceral experimental em modelo hamster dourado (Mesocricetus auratus). Objetivos: Humanos e hamsters apresentam manifestações similares da doença, no que se refere à sintomatologia, ao curso evolutivo e à imunopatogênese, esses animais representam o melhor modelo de estudo experimental de LV, permitindo investigar o fenômeno da translocação microbiana e suas consequências sistêmicas. O fato de ter sido identificado que pacientes de LV apresentam um aumento de LPS circulante e liberação de IFABP, relacionada ao dano do epitélio da mucosa intestinal, sugere-se que a passagem de produtos microbianos, em especial de bactérias Gram-negativas, decorrente de translocação microbiana, possa levar ao agravamento da doença, já que o LPS contribuiria para aumentar a ativação celular e a resposta pró-inflamatória sistêmica. O acompanhamento de animais com LV permitirá identificar se o fenômeno, de fato ocorre e se tais produtos influenciam o curso clínico da doença. Além disso, tais animais também serão tratados e não tratados com antimicrobiano o que permitirá identificar se tal terapia pode ajudar a diminuir os níveis de LPS circulantes e os seus efeitos sistêmicos. Assim, a associação de antimicrobianos poderia ser um adjuvante no tratamento da LV.
Contatos de e-mail e telefone de trabalho: joanna.oliveira@ifrj.edu.br;
Referência de dois ou três artigos mais relevantes:
- FIEVEZ, A.M.D.C.; SILVA-FREITAS, M.L.; SOUSA, A.Q.; SANTOS-OLIVEIRA, J.R.; DA-CRUZ, A.M. Lower levels of leptin are associated with severity parameters in visceral leishmaniasis patients. PLoS One. v.26;14(3):e0214413. eCollection 2019.
- SILVA-FREITAS, M.L.; COTA, G.F.; MACHADO-DE-ASSIS, T.S.; GIACOIA-GRIPP, C.; RABELLO, A.; DA-CRUZ, A.M.; SANTOS-OLIVEIRA JR. Immune Activation and Bacterial Translocation: A Link between Impaired Immune Recovery and Frequent Visceral Leishmaniasis Relapses in HIV-Infected Patients. PLoS One. v.11(12):e0167512. eCollection 2016.
- SANTOS-OLIVEIRA, J.R.;, REGIS, E.G.; GIACOIA-GRIPP, C.B.; VALVERDE, J.G.; ALEXANDRINO-DE-OLIVEIRA, P.; LINDOSO, J.Â.; GOTO, H.; OLIVEIRA-NETO, M.P.; GUERRA, J.O.; GRINSZTEJN, B.; JERÔNIMO, S.B.; MORGADO, M.G.; DA-CRUZ, A.M.; Microbial translocation induces an intense proinflammatory response in patients with visceral leishmaniasis and HIV type 1 coinfection. J Infect Dis., v.208, n.1, p.57-66. 2013.
Profª. Drª. Juliene Antonio Ramos
Nome do laboratório: Laboratório de Genética Molecular
Breve descrição de suas principais linhas de pesquisa:
Influência da Diversidade genética viral e do hospedeiro em pacientes com hepatite crônica. Objetivos: Estudo das variantes do HCV no soro de pacientes no pré, per e pós-tratamento visando identificar alterações em genes específicos relacionados à resistência ao tratamento por sequenciamento. Estudar a influência de polimorfismos em genes de citocinas que podem influenciar na resposta ao tratamento em pacientes com hepatite crônica c.
Contatos de e-mail e telefone de trabalho: julienearamos@gmail.com; juliene.ramos@ifrj.edu.br; (21) 2566-7774
Referência de dois ou três artigos mais relevantes:
- HOFFMANN, LUÍSA; RAMOS, JULIENE ANTONIO; DE SOUZA, ELIZABETH VALENTIN; DE ARAÚJO RAMOS, ANA LUCIA; VILLELA-NOGUEIRA, CRISTIANE ALVES; ÜRMÉNYI, TURÁN PÉTER; TANURI, AMILCAR; RONDINELLI, EDSON; SILVA, ROSANE . Dynamics of resistance mutations to NS3 protease inhibitors in a cohort of Brazilian patients chronically infected with hepatitis C virus (genotype 1) treated with pegylated interferon and ribavirin: a prospective longitudinal study. Virology Journal, v. 10, p. 57, 2013.
- RAMOS, JULIENE ANTONIO; RAMOS, ANA LÚCIA DE ARAÚJO; HOFFMANN, LUISA ; PEREZ, RENATA DE MELLO; COELHO, HENRIQUE SÉRGIO MORAES; ÜRMÉNYI, TURÁN PÉTER; SILVA, ROSANE; RONDINELLI, EDSON; VILLELA-NOGUEIRA, CRISTIANE ALVES . A single nucleotide polymorphism, rs129679860, in the IL28B locus is associated with the viral kinetics and a sustained virological response in a chronic, monoinfected hepatitis C virus genotype-1 Brazilian population treated with pegylated interferon-ribavirin. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), v. 107, p. 888-892, 2012.
- RAMOS, JULIENE ANTONIO; SILVA, ROSANE; HOFFMANN, LUÍSA; RAMOS, ANA LÚCIA A; CABELLO, PEDRO H; URMENYI, TURAN P; VILLELA-NOGUEIRA, CRISTIANE A; LEWIS-XIMENEZ, LIA; RONDINELLI, EDSON. Association of IL-10, IL-4, and IL-28B gene polymorphisms with spontaneous clearance of hepatitis C virus in a population from Rio de Janeiro. BMC Research Notes, v. 5, p. 508, 2012.
Prof. Dr. Luiz Dione Barbosa de Melo
Nome do laboratório: Laboratório de Genética Molecular
Breve descrição de suas principais linhas de pesquisa:
Investigação de moduladores pró e anti-apoptóticos no decorrer da infecção por protozoários patogênicos como Trypanosoma cruzi e Leishmania spp Objetivos: Em células sob condições normais, as vias de sobrevivência promovem um estado de pró-sobrevivência, porém, em um estado patológico, as vias pró-sobrevivência deveriam ser inibidas e vias apoptóticas deveriam ser ativadas ou de modo autócrino ou por células imunes citotóxicas, desempenhando um papel chave na resolução de infecções provocadas por patógenos intracelulares. Resultados do grupo demonstram um diferente cenário onde Leishmania spp. e Trypanosoma cruzi são capazes de subverter essas vias de sinalização, mantendo as células vivas pelo tempo suficiente à infecção e a proliferação intracelular de novos parasitos, em um nicho seguro dentro da célula infectada.
Investigação da atividade de análogos derivados de naftoquinona como possíveis agentes terapêuticos para a doença de Chagas e leishmanioses. Objetivos: Os fármacos utilizados na doença de Chagas, Nifurtimox e Benznidazol, demonstram eficácia comprovada apenas na fase aguda, além de gerar uma grande quantidade de efeitos adversos, assim como os fármacos usados em leishmanioses como Glucantine e o Pentostam, tendo-se a Anfotericina B e a Pentamidina como abordagem secundária. Nesse contexto, torna-se essencial a busca por novos agentes terapêuticos para garantir uma melhor qualidade de vida e uma maior taxa de cura. A linha de pesquisa propõe a investigação de análogos de naftoquinonas sintetizados por nosso grupo, tais compostos têm a capacidade de gerar espécies reativas de oxigênio (ROS) no ambiente intracelular, induzindo um estresse oxidativo e consequente morte celular dos parasitos. Estudos prévios do grupo utilizando análogos de naftoquinonas demonstram atuação tripanocida com IC50s consideravelmente melhores que os valores encontrados para o benzonidazol (doença de Chagas) e Glucantine (leishmanioses), e com índices de seletividade bons quando analisados com diferentes modelos celulares animais. Nossas abordagens funcionais nessa linha de pesquisa se utilizam de testes moleculares, bioquímicos e celulares para investigarmos a ação desses compostos sobre T. cruzi e L. amazonensis
Contatos de e-mail e telefone de trabalho: luiz.melo@ifrj.edu.br; luiz.dione.melo@gmail.com; (21) 2566-7774.
Referência de dois ou três artigos mais relevantes:
- SANTOS, HENRIQUE; MACIEL, IGOR; ALBUQUERQUE, ANA; AMORIM, MAURO; DE-MELO, LUIZ DIONE BARBOSA; SILVA, RAPHAEL. Synthesis, Structural Elucidation and Trypanocidal Activity of 2-thiocyanil-1,4-naphthoquinone. Chemical Science International Journal, v. 22, p. 1-8, 2018.
- DOS-SANTOS, GUILHERME RODRIGO REIS MONTEIRO; FONTENELE, MARCIO RIBEIRO; DIAS, FELIPE DE ALMEIDA; OLIVEIRA, PEDRO LAGERBLAD DE; NEPOMUCENO-SILVA, JOSÉ LUCIANO; DE-MELO, LUIZ DIONE BARBOSA; ARAUJO, HELENA MARIA MARCOLLA; LOPES, ULISSES GAZOS. Functional studies of TcRjl, a novel GTPase of Trypanosoma cruzi, reveals phenotypes related with MAPK activation during parasite differentiation and after heterologous expression in Drosophila model system. Biochemical and Biophysical Research Communications (Print), v. 467, p. 115-120, 2015.
- Pereira, R. M. S.; Teixeira, K.L.D.; Barreto-de-Souza, V.; Calegari-Silva, T. C.; DE-MELO, LUIZ DIONE BARBOSA; Bou-Habib, D.C.; Silva, A. M.; Saraiva, E. M. ; Lopes, U.G.. Novel role for the double-stranded RNA-activated protein kinase PKR: modulation of macrophage infection by the protozoan parasite Leishmania. The FASEB Journal, v. 24, p. 617-626, 2009.
Profª. Drª. Luisa Hoffmann
Nome do laboratório: Laboratório de Genética Molecular
Breve descrição de suas principais linhas de pesquisa:
Avaliação da diversidade genética viral e do hospedeiro em pacientes com hepatite C crônica: Pesquisa de variantes virais, incluindo aqueles associados à resistência ao tratamento da hepatite C crônica, utilizando sequenciamento paralelo massivo e ferramentas de bioinformática, e sua associação com resposta terapêutica. Pesquisa de polimorfismos gênicos e microRNAs circulantes como biomarcadores de resposta terapêutica e progressão de doença hepática, utilizando PCR em tempo real e técnicas de sequenciamento tipo Sanger e paralelo massivo, além de bioinformática.
Análise genômica e transcriptômica de cianobactérias produtoras e não-produtoras de saxitoxina: montagem de genoma e identificação de assinaturas moleculares entre cepas tóxicas e não tóxicas de Raphidiopsis raciborskii utilizando sequenciamento paralelo massivo e bioinformática.
Contatos de e-mail e telefone de trabalho: luisa.hoffmann@ifrj.edu.br; (21) 2566-7774
Referência de dois ou três artigos mais relevantes:
- HOFFMANN, LUÍSA; RAMOS, RAVI JOSÉ TRISTÃO; GUEDES, IAME ALVES; COSTA, PAMELA FERNANDES; MIGUEL, CATARINA RUFINO DINIZ; AZEVEDO, SANDRA MARIA FELICIANO DE OLIVEIRA; SILVA, Rosane. Draft Genome Sequences of Two Brazilian Cyanobacterial Strains of Cylindrospermopsis raciborskii: Differences in Membrane Transporters, Saxitoxin Production, and Antioxidant Activities. GENOME ANNOUNCEMENTS, v. 5, p. e00879-17, 2017.
- HOFFMANN, LUÍSA; FAFFE, DÉBORA SOUZA; LIMA, JENNIFER FRÓES CRUZ; CAPITANIO, THAYANNA ARAUJO; CABRAL, BIANCA CATARINA AZEREDO; ÜRMÉNYI, TURÁN PÉTER; COELHO, HENRIQUE SERGIO MORAES; RONDINELLI,EDSON ; VILLELA-NOGUEIRA,CRISTIANE ALVES; SILVA, ROSANE. No correspondence between resistance mutations in the HCV-NS3 protease at baseline and early telaprevir-based triple therapy. BBA Clinical, v. 3, p. 146-151, 2015.
Prof. Dr. Marcelo Alex de Carvalho
Nome do laboratório: Laboratório de Genética Molecular
Breve descrição de suas principais linhas de pesquisa:
Estudos funcionais de BRCA1 e PALB2 e suas relações com o câncer. Objetivos: Classificação de mutações na região C-terminal de BRCA1 e de PALB2 encontradas na população utilizando uma abordagem funcional in vitro e estrutural in silico. Estudos de restauração funcional de mutações inativadoras de BRCA1 pela ação de agentes indutores de transleitura. Caracterização da região promotora do gene PALB2 e a relação da proteína com seus parceiros de interação.
Contatos de e-mail e telefone de trabalho: marcelo.carvalho@ifrj.edu.br;
Referência de dois ou três artigos mais relevantes:
- RODRIGUE, A.; MARGAILLAN, G.; GOMES, T.T.; COULOMBE, Y.; MONTALBAN, G; CARVALHO, S.; MILANO DE SOUZA, L.; DUCY, M.; DE GREGORIIS, GIULIANA; DELLAIRE, G.; ARAÚJO DA SILVA JUNIOR, W.; MONTEIRO, ALVARO N. A.; CARVALHO, M. A; SIMARD, J.; MASSON, J. A global functional analysis of missense mutations reveals two major hotspots in the PALB2 tumor suppressor. Nucleic Acids Research., v. 47, n.20, p.10662-10677, 2019.
- FERNANDES, VANESSA C.; GOLUBEVA, VOLHA A.; DI PIETRO, GIULIANO; SHIELDS, CARA; AMANKWAH, KWABENA; NEPOMUCENO, THALES C.; DE GREGORIIS, GIULIANA; ABREU, RENATA B. V.; HARRO, CARLY; GOMES, THIAGO T.; SILVA, RICCELI F.; SUAREZ-KURTZ, GUILHERME; COUCH, FERGUS; IVERSEN, EDWIN S.; MONTEIRO, ALVARO N. A.; CARVALHO, MARCELO A. Impact of amino acid substitutions at secondary structures in the BRCT domains of the tumor suppressor BRCA1: Implications for clinical annotation. Journal Of Biological Chemistry., v.294, n.15, p.5980-5992, 2019.
- NEPOMUCENO, THALES C.; FERNANDES, VANESSA C.; GOMES, THIAGO T.; CARVALHO, RENATO S.; SUAREZ-KURTZ, GUILHERME; MONTEIRO, ALVARO N.; CARVALHO, MARCELO A. BRCA1 recruitment to damaged DNA sites is dependent on CDK9. Cell Cycle, v.16, n.7, p.665–672, 2017.
Profª. Drª. Mariana Paranhos Stelling
Nome do laboratório: Núcleo de Ciências Biomédicas Aplicadas
Breve descrição de suas principais linhas de pesquisa:
Desenvolve linhas de pesquisa que investigam o papel dos glicosaminoglicanos na coagulação, a influência de glicosaminoglicanos sobre a diferenciação neural de células-tronco embrionárias humanas; e o papel dos glicosaminoglicanos no desenvolvimento tumor
Contatos de e-mail e telefone de trabalho: mariana.stelling@ifrj.edu.br; (21) 2566-7739
Referência de dois ou três artigos mais relevantes:
- SILVA, HENRIQUE B.; RODRIGUES, DEIVID C.; ANDRADE, RAIANA; STELLING, MARIANA PARANHOS; PONTE, CRISTIANO G.; NASCIMENTO, JOSÉ H. M.; CAMPOS DE CARVALHO, ANTONIO C.; MEDEI, EMILIANO. Expression of potassium channels is relevant for cell survival and migration in a murine bone marrow stromal cell line. Journal of Cellular Physiology, v.234, n.10, p.18086-18097, 2019.
- STELLING, MARIANA PARANHOS.; MOTTA, JULIANA M.; MASHID, MARJON; JOHNSON, WYATT E.; PAVÃO, MAURO S.; FARRELL, NICHOLAS P. Metal ions and the extracellular matrix in tumor migration. FEBS Journal, v. 286, p. 2950-2964, 2019.
- SOARES, MARIANA A.; TEIXEIRA, FELIPE C. O. B.; FONTES, MIGUEL; ARÊAS, ANA LÚCIA; LEAL, MARCELO G.; PAVÃO, MAURO S. G.; STELLING, MARIANA PARANHOS Heparan Sulfate Proteoglycans May Promote or Inhibit Cancer Progression by Interacting with Integrins and Affecting Cell Migration. Biomed Res Int., 453801, p.1-8, 2015.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS |
Nível Ensino |
Carga Horária |
Créditos |
Animais de laboratório: manejo ético |
M/D |
30 |
2 |
Áreas de Fronteira I: Seminários em Bioquímica e Biologia Molecular |
M |
30 |
2 |
Áreas de Fronteira II: Seminários em Bioquímica e Biologia Molecular | D | 30 | 2 |
Atividades didáticas |
D |
30 |
2 |
Dissertação de Mestrado |
M |
--- |
---- |
Tese de Doutorado |
D |
--- |
--- |
DISCIPLINAS OPTATIVAS |
Nível Ensino |
Carga Horária |
Créditos |
Aplicações de Biologia Molecular na Identificação de Patógenos |
M/D
|
45 |
3 |
Apresentação Científica |
M/D |
30 |
2 |
Áreas de Fronteira I: Seminários em Bioquímica e Biologia Molecular | D | 30 | 2 |
Atividades Didáticas II |
D |
30 |
2 |
Biologia Molecular de Vírus |
M/D
|
45 |
3 |
Bioquímica Metabólica |
M/D |
60 |
4 |
Controle da Expressão Gênica |
M/D |
60 |
4 |
Fisiopatogenia das Doenças Infecciosas |
M/D |
30 |
2 |
Fisiopatologia das Interações Macromoleculares |
M/D
|
45 |
3 |
Genética do Câncer |
M/D |
60 |
4 |
Mecanismos Moleculares e Celulares da Resposta Imune |
M/D
|
45 |
3 |
Princípios De Biologia Molecular |
M/D |
60 |
4 |
Para efeito de integralização do curso, o aluno deverá cursar disciplinas no IFRJ, na instituição nucleadora que é o Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (http://www.bioqmed.ufrj.br/). E se desejar, em outros Programas de Pós-graduação com a devida documentação comprobatória e com aprovação do Coordenador Local do PMBQBM no IFRJ
Em cumprimento ao Regimento do Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (http://www.sbbq.org.br/multicentrico/regimento.html)
Art. 53º. Nenhum candidato será admitido à defesa de dissertação ou tese, antes de obter, no
mínimo, o total de 25 (vinte e cinco) créditos para o mestrado ou 40 (quarenta) para o doutorado ede atender às exigências previstas neste Regimento.
§1º. Os créditos obtidos durante o mestrado correspondentes a 25 créditos serão considerados para a integralização do número mínimo de créditos exigidos para o doutorado (40 créditos);
§2º. Do total de créditos exigidos para o Mestrado, o estudante deverá integralizar pelo menos 2/3 (dois terços) dentre as disciplinas oferecidas pela área de concentração do Programa, de comum acordo com seu orientador.
1. Joanna Reis Santos de Oliveira
Doutorado em Medicina Tropical - FIOCRUZ
|
|
2. Juliene Antonio Ramos
Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) - UFRJ
|
|
|
3. Luísa Hoffmann
Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) - UFRJ
|
|
4. Luiz Dione Barbosa de Melo
Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) - UFRJ
|
|
5. Marcelo Alex de Carvalho
Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) - UFRJ
|
|
6. Mariana Paranhos Stelling
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Morfologia - UFRJ
|
Os docentes das demais instituições encontram-se neste link.
Em construção
International Union of Biochemistry and Molecular Biology 2015: Link
As inscrições para participar do 23o Congresso internacional da IUBMB e 44a Reunião Anual da SBBq já estão abertas. Prazo final para envio de resumo é 15 de maio de 2015.