1. Quando ocorrerá o retorno das aulas? E o seu encerramento?
As atividades letivas ocorrerão de acordo com a publicação de todos os calendários do IFRJ.
2. Como ocorrerá esse retorno?
A retomada às aulas será inicialmente de forma não presencial, mediante Atividades Pedagógicas Não Presenciais.
3. Há previsão de quando retornaremos presencialmente?
Essa decisão caberá aos órgãos de Saúde competentes e referendados pelo conhecimento científico.
4. Havendo melhora na situação da pandemia e liberação dos órgãos competentes, poderemos retornar presencialmente?
Nesse caso, está previsto um retorno semipresencial e de modo híbrido (mesclando atividades presenciais e não presenciais), a ser definido pelo COE-IFRJ e pelos comitês de enfrentamento à COVID-19 nos Campi.
5. O que é ensino híbrido?
Ensino híbrido é a metodologia que combina aprendizado online com o offline, em modelos que mesclam (por isso o termo blended, do inglês “misturar”) momentos em que o aluno estuda sozinho, de maneira virtual, com outros em que a aprendizagem ocorre de forma presencial, valorizando a interação entre pares e entre aluno e professor.
Para saber mais📽️
🎥 Calculando as horas no ensino híbrido - Introdução
🎥 Calculando as horas no ensino híbrido - O tempo dos Fóruns e Tarefas
🎥
🎥
6. O calendário poderá ser alterado?
O cumprimento do calendário está relacionado às condições sanitárias e as orientações dos órgãos de Saúde competentes, ao COE-IFRJ e aos comitês de enfrentamento à COVID-19 nos Campi.
7. Como ficará a disposição das disciplinas teóricas, práticas e teórico-práticas nas semanas?
As atividades práticas (que demandam equipamentos e laboratórios específicos) poderão ser deslocadas para o fim do semestre, quando espera-se ter liberação de acesso aos Campi, ainda que com um número reduzido de pessoas. Nesse caso, as atividades teóricas poderão ser desenvolvidas primeiro e por meio de APNP´s. Este planejamento está sendo organizado pelo corpo docente de cada curso.
8. É necessário cumprir toda a carga horária das disciplinas?
Sim. É necessário cumprir a carga horária de cada disciplina (ainda que de forma remota e com flexibilização na quantidade de dias letivos).
9. Como serão as primeiras aulas?
As primeiras aulas serão destinadas para ambientação das plataformas digitais e revisão dos conteúdos ministrados antes da suspensão das atividades presenciais.
10. Quais são as principais plataformas digitais (ambiente virtual de aprendizagem, etc.) que serão utilizadas?
Destacam-se o SIGAA (Turma Virtual), o Moodle e o Google Classroom.
11. Como será o horário de aulas?
O “horário” de aulas não será necessariamente nos mesmos moldes do ensino presencial. Cada Campus irá publicar no site institucional os dias e horários das aulas e demais atividades.
12. Todos as disciplinas terão atividades do mesmo tipo?
Cada professor irá propor diferentes atividades, com diferentes prazos para execução e flexibilidade de horários (exemplos: videoaulas gravadas, materiais disponibilizados no Moodle, etc.). É importante estar ciente da programação/planejamento de todas as disciplinas que estão cursando. O planejamento e as instruções serão abordados pelo professor em suas primeiras aulas através do PLANO DE ADAPTAÇÃO DE COMPONENTES CURRICULARES – APNPS.
13. O tempo de duração de atividades on-line é o mesmo das aulas presenciais?
O tempo de duração das atividades “on-line” não é necessariamente o mesmo das aulas presenciais.
14. Como fica minha situação caso não tenha internet ou problema de conexão durante uma atividade?
Há esforços do IFRJ para garantir acesso à internet aos alunos. De qualquer forma, independente da qualidade da conexão com a internet de cada aluno, há esforços para garantir o acesso a um ensino de qualidade a todos os alunos (estratégias de inclusão). Atividades on-line estão sendo orientadas a serem gravadas e disponibilizadas para que alunos que não puderam assistir ao vivo, possam assisti-las em outro momento. O estudante que tiver problemas com a internet, meio de acesso ou conexão, ou qualquer outra necessidade específica precisa comunicar ao coordenador do curso sobre suas dificuldades, para que a instituição possa verificar a melhor forma de prestar suporte e apoio didático-pedagógico.
15. Quando ocorrerá a rematrícula para o 2º Semestre letivo de 2020?
A rematrícula para o 2º Semestre de 2020, para os cursos técnicos concomitantes/subsequentes e cursos superiores, ocorrerá pelo SIGAA e/ou e-mail em período definido nos calendários acadêmicos. Não há rematrícula para o 2º Semestre para os cursos integrados, visto que esses cursos são anuais.
16. Haverá um planejamento especial para os alunos concluintes?
Cada curso está analisando a possibilidade de elaborar um planejamento especial para os alunos concluintes.
17. Quem são os alunos concluintes?
Alunos que estejam matriculados nas disciplinas necessárias para finalizar o curso no semestre/ano em análise ou aqueles que já cursaram todas as disciplinas da matriz curricular, mas que mantém matrícula institucional, dependendo da realização de estágio, TCC ou atividades complementares para a efetiva integralização do curso.
18. Será realizado um acompanhamento/avaliação das atividades não presenciais?
Será feita avaliação contínua das atividades, podendo ser realizados aprimoramentos mediante avaliação dos Colegiados de Cursos, COTP´s e Direções de Ensino.
19. É possível realizar o trancamento/cancelamento nos cursos?
Caberá ao estudante maior de idade e/ou ao responsável legal do estudante menor de idade, que optar por não aderir às APNPs, informar sua opção à Diretoria de Ensino do seu campus (DE), com as devidas justificativas e ciência, sendo garantido ao estudante o direito de trancar sua matrícula do período letivo, sem prejuízos a seu histórico escolar e sua integralização curricular. Para isso, o responsável pelo estudante deve enviar um e-mail para a Coordenação de seu curso, com cópia para a Direção de Ensino do campus que efetuará todos os procedimentos institucionais e legais de regularização acadêmica do estudante.
20. Tenho mais dúvidas. Para quem devo perguntar?
Dúvidas específicas, relativas a cada curso ou setor, devem ser encaminhadas para os coordenadores de curso ou para o e-mail do setor em questão, respectivamente. Para obter os endereços de e-mail dos setores educacionais, acesse :
OUTRAS PERGUNTAS OU DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO COM A DIREÇÃO DE ENSINO DO SEU CAMPUS:
Campus Arraial do Cabo: de.cac@ifrj.edu.br
Campus Belford Roxo: de.cbel@ifrj.edu.br
Campus Duque de Caxias: de.cduc@ifrj.edu.br
Campus Engenheiro Paulo de Frontin: de.cepf@ifrj.edu.br
Campus Mesquita: de.cmesq@ifrj.edu.br
Campus Nilópolis: demt.cnil@ifrj.edu.br (exclusico para Ensino Técnico e FIC)
Campus Nilópolis: degpg.cnil@ifrj.edu.br (exclusivo para Graduação e Pós-Graduação)
Campus Niterói: de.cnit@ifrj.edu.br
Campus Paracambi: de.cpar@ifrj.edu.br
Campus Pinheiral: de.cpin@ifrj.edu.br
Campus Realengo: dade.creal@ifrj.edu.br
Campus Resende: dade.cres@ifrj.edu.br
Campus Rio de Janeiro: de.cmar@ifrj.edu.br
Campus São Gonçalo: dade.csg@ifrj.edu.br
Campus São João de Meriti: de.csjm@ifrj.edu.br
Campus Volta Redonda: de.cvr@ifrj.edu.br