Logo IFRJ

Orientações

 

Como realizar a inscrição em disciplinas pelo Portal do Discente do SIGAA

 

ATENÇÃO!!!

1) Leia atentamente as orientações no final desta página e veja o procedimento completo para realizar a inscrição em disciplinas pelo Portal do Discente do SIGAA.

2) Salve em PDF o comprovante da sua solicitação de matrícula assim que concluir o processo.

3) Caso tenha algum problema durante o período de inscrições (1ª e 2ª etapas), envie e-mail para dga@ifrj.edu.br com

- nome completo

- número de matrícula

- curso

- campus

- detalhes do erro (print da tela, se possível).

​====================================​=================​=====================================

CRONOGRAMA - 2024.1

A inscrição em disciplinas para o período letivo 2024.1 dos alunos dos cursos de graduação ocorrerá de acordo com o cronograma abaixo:

1ª etapa: de 23/01/2024 a 28/01/2024 (SOMENTE ONLINE)

Estudante deverá acessar o Portal do Discente do SIGAA (https://sigaa.ifrj.edu.br/sigaa/) e escolher as disciplinas que pretende cursar. Em caso de erro, enviar e-mail para dga@ifrj.edu.br.

- Resultado da 1ª etapa: disponível no Portal do Discente a partir do dia 30/01/2024.

2ª etapa: de 31/01/2024 a 01/02/2024 (SOMENTE ONLINE)

Nesse período, estudante poderá incluir ou excluir disciplinas que escolheu na 1ª etapa. Essa fase também será feita exclusivamente de forma online pelo Portal do Discente do SIGAA. Em caso de erro, enviar e-mail para dga@ifrj.edu.br.

- Resultado da 2ª etapa: estará disponível no Portal do Discente a partir do dia 05/02/2024.

3ª etapa (OPCIONAL): 06/02/2024 a 07/02/2024 (SOMENTE PELO E-MAIL DA SECRETARIA)

Apenas para estudantes que irão solicitar Quebra de Pré-Requisito ou disciplinas em outro campus (Mobilidade Acadêmica). 

Não serão realizados ajustes, inclusão ou exclusão das disciplinas escolhidas nas etapas anteriores.

 

Em 2024.1, o trancamento de disciplinas ocorrerá entre 11/03/2024 a 15/03/2024 e o trancamento de matrículas ocorrerá entre 15/04/2024 a 19/04/2024.

Acesse o calendário acadêmico https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendariograduacao

​====================================​=================​=====================================

AVISOS

1) Estudantes ingressantes pelo SISU e pelo Processo Seletivo via Edital Nº 63/2023 não precisam fazer inscrição em disciplinas. Eles serão inscritos automaticamente pela Secretaria Acadêmica em todas as disciplinas do 1º período de seu curso.

2) Os ingressantes por Transferência Externa/Interna, Manutenção de Vínculo ou Portador de Diploma devem acessar o SIGAA - Portal do Discente para realizar a inscrição em disciplinas.

 

​====================================​=================​=====================================

 

PASSO A PASSO INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS PELO PORTAL DO DISCENTE:

 

1) Acesse o sistema através do endereço https://sigaa.ifrj.edu.br/sigaa/public.

 

2) Selecione a opção ALUNO e entre com seu nome de usuário e senha. Caso ainda não tenha realizado seu cadastramento, acesse a Página de Cadastro e siga as orientações conforme o Guia de Primeiro Acesso.

 

3) Ao entrar no sistema, clique no PORTAL DO DISCENTE.

 

4) No Portal do Discente, na aba ENSINO, clique em MATRÍCULA ONLINE e depois em REALIZAR MATRÍCULA. 

 

5) Será exibida a tela de atualização de dados pessoais. Confira todas as informações, altere ou preencha os dados necessários, insira a senha e clique em CONFIRMAR ALTERAÇÃO E RETORNAR PARA MATRÍCULA ONLINE para proseguir.

Importante!!! Caso encontre algum dado pessoal incorreto e que não esteja disponível para alteração nesta página, envie um e-mail para a secretaria acadêmica do seu campus solicitando a correção.

6) Leia atentamente as instruções da tela e clique no botão INICIAR SELEÇÃO DE TURMAS para seguir com a escolha das turmas.

 

7) Na primeira tela serão exibidas todas as turmas abertas dos componentes curriculares da sua estrutura curricular. Você pode visualizar os detalhes da turma, tais como quantidade de vagas (capacidade) e horário, clicando no ícone da lupa logo abaixo do código da disciplina. Selecione as turmas desejadas e clique no botão ADICIONAR TURMAS SELECIONADAS  no final da página. 

Clicando no botão VER EQUIVALENTES A ESTR. CURRICULAR, o sistema exibirá todas as turmas abertas dos componentes curriculares equivalentes àqueles presentes na sua estrutura curricular. Selecione as turmas desejadas e clique no botão ADICIONAR TURMAS no final da página.

Mas atenção! Nem todas as turmas listadas em ambas as páginas você poderá se matricular. Alguns motivos para isso são: falta de pré-requisito, você já pagou algum componente equivalente ou pode já estar matriculado. Passe o mouse no ícone do lado esquerdo do código da disciplina para saber o motivo.

 

8) Ao clicar no botão BUSCAR TURMAS ABERTAS, será exibida a tela abaixo. Nessa tela você pode buscar qualquer turma aberta de qualquer estrutura curricular dos cursos de graduação do IFRJ. Informe os critérios de busca e você poderá escolher entre as turmas que aparecerão no resultado. Mas lembre-se, o SIGAA só permite matrículas em componentes de acordo com o regulamento dos cursos de graduação do IFRJ.

 

9) Ao encontrar a turma que deseja se matricular, marque a caixa de seleção conforme imagem abaixo e clique em ADICIONAR TURMAS SELECIONADAS.

 

10) Após selecionar todas as turmas que deseja se matricular, clique no botão CONFIRMAR MATRÍCULAS. Caso queira excluir alguma turma selecionada, clique no ícone lixeira ao final da linha da tuma que deseja deletar.

 

11) Confira todas as turmas selecionadas. Para confirmar a seleção, insira sua senha e clique novamente em CONFIRMAR MATRÍCULAS.

 

12) Se você chegou até essa tela significa que você conseguiu finalizar a sua inscrição em disciplinas e o sistema recebeu a sua solicitação.

Importante!!!! Imprima ou salve em PDF o comprovante da sua solicitação de matrícula e aguarde o resultado final do processamento. Você só estará efetivamente matriculado na disciplina após o processamento final.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS