Logo IFRJ

Programa de assistência estudantil - PAE

Assistência Estudantil:

A Assistência Estudantil é uma política social executada pelas Instituições Federais de Ensino e tem o objetivo de realizar ações que contribuam para a ampliação do acesso, permanência e o êxito dos (as) estudantes do IFRJ.

No campus Realengo, essa política está presente desde 2011. O edital do Programa Auxílio Permanência prevê a oferta destas distintas modalidades de auxílios: alimentação, moradia e transporte. 

Existe um Comitê Gestor Local da Assistência Estudantil, que conta com a participação de estudantes e servidores, que garante a efetivação do controle social e a gestão democrática dos recursos PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil), fundamental para elaboração coletiva de políticas e ações.

O setor responsável pela execução dessa política é a Coordenação Técnico Pedagógica (CoTP), articulada aos demais setores administrativos do campus. As chamadas para inclusão dos estudantes às ações do programa ocorrem anualmente (ou semestralmente) com a publicação dos editais do Programa Auxílio Permanência. 

 

Formulário de Acompanhamento Pedagógico dos Programas de Assistência Estudantil

 


PAE:

 EDITAIS e Informações do PAE: estão sendo acessados neste link: Clique Aqui

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS