EXPOCANP/SEMATEC

A EXPOCANP/SEMATEC é o evento técnico-científico de maior impacto na comunidade interna. Em 2022 foram realizadas um total de 74 atividades entre palestras, cursos e minicursos para os estudantes do Campus Pinheiral. No ano de 2023 a EXPOCANP completa sua 25ª edição um marco na história do Campus que sofreu alterações em seu formato adaptando-se as realidades e necessidades acadêmicas atuais.

Para mais informações, clique aqui

V SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PINHEIRAL

O Seminário de Pesquisa e Extensão do IFRJ-Campus Pinheiral é um evento técnico-científico, organizado pela Direção de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e sua comissão, que acontece a cada dois anos.

Trata-se de um momento de busca pelo aprimoramento técnico-científico e tem como público alvo, pesquisadores, extensionistas e estudantes de graduação e pós-graduação.

Esse ano, o evento chega a sua 5ª edição e a programação completa você pode acessar clicando aqui.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE, ALIMENTO ORGÂNICO E AGROECOLÓGICO

Evento organizado pela DEPPI junto à comissão local. Esse, ocorrerá entre os dias 05 e 07 de junho de 2023 e tem como objetivo conscientizar a comunidade a respeito da importância do consumo de alimentos orgânicos e da conservação do meio ambiente. A programação completa segue abaixo:

SEGUNDA-FEIRA (05/06):

13h: Abertura com Atividade Cultural. Local: Auditório Principal.

14h: Cenário atual da produção orgânica no Brasil (Palestrante: Sylvia Wachsner - CPORJ). Público Alvo: Servidores do Campus e Estudantes de Agropecuária e Agronomia e Licenciatura em Biologia. Local: Auditório Principal.

14h: Paraíba do Sul: um rio, muitas cidades, um patrimônio socioambiental em questão. (Palestrante: Professora Andrea Auad - UGB). Público Alvo: Servidores do Campus e Estudantes de Meio Ambiente (2º e 3º anos) e Licenciatura em Biologia. Local: Sala 05.

15h30: Cadeia Produtiva Orgânica de Cannabis Medicinal: da propagação ao paciente. (Palestrante: Engª Agrônoma Anne Sueli Diniz Gonçalves e Farmacêutico João Gabriel Gouvea da Silva - APEPI). Público Alvo: Servidores do Campus, Estudantes de Agropecuária e Agronomia e Licenciatura em Biologia. Local: Auditório Principal.

18h30: Licenciamento Ambiental Federal - Atividades desenvolvidas pelo Ibama. (Palestrante: Ricardo Machado). Público Alvo: Servidores do Campus e Estudantes de Agropecuária, Meio Ambiente, Licenciatura em Ciências Biológicas, Paisagismo, Agronomia e PDRS. Local: Auditório Principal.

TERÇA-FEIRA (06/06):

13h – 14h30: Distúrbios Alimentares. Público Alvo: Servidores do Campus, Estudantes do 1º ano todos os cursos. Local: Auditório.

15h – 16h30: Adubação verde para sistemas orgânicos de produção (Palestrante: Espindola - EMBRAPA). Público Alvo: Servidores do Campus, Estudantes de Agropecuária e Agronomia. Local: Auditório.

15h – 16h30: Poluição Hídrica no Brasil. (Palestrante: Marcus Vinícius Faria de Araújo). Público Alvo: Servidores do Campus, Estudantes de Meio Ambiente (2º e 3º anos), Licenciatura em Biologia e Agronomia. Local: Sala 05.

18h30: Sistemas agroflorestais no Rio de Janeiro: oportunidades e desafios. (Palestrante: Luíz Fernando - EMBRAPA). Público Alvo: Servidores do Campus e Estudantes de Agropecuária, Meio Ambiente, Licenciatura em Ciências Biológicas, Paisagismo, Agronomia e PDRS. Local: Auditório Principal.

QUARTA-FEIRA (07/06):

II Seminário Agroecológico sobre Saúde das Plantas

08h: Abertura

08h – 16h: Feira de Produtores Rurais. Local: Jardim do Relógio do Sol.

08h – 12h: Inauguração do projeto Conexão com a Natureza. Local: Jardim do Relógio do Sol.

08h – 16h: Exposição da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba (REVISMEP). Local: Jardim do Relógio do Sol.

08h – 16h: Bazar Solidário.

08h30: Mesa Redonda – Vaquinha (Diabrótica speciosa): Ecologia e Controle. (Organização: ABIO/ Associação Terceira Via. Público Alvo: Servidores do Campus, Produtores Rurais,  Estudantes de Agropecuária (2º e 3º anos) e Agronomia. Local: Auditório Principal.

11h: Prática – Preparo de Caldas protetoras. Público Alvo: Servidores do Campus, Produtores Rurais,  Estudantes de Agropecuária (2º e 3º anos), Agronomia e Licenciatura em Ciências Biológicas. Local: Auditório Principal.

13h: Palestra 9. Apresentação do Programa Brasil Mais Cooperativo (Organização: ABIO/ Associação terceira Via. Público Alvo: Servidores do Campus, Produtores Rurais,  Estudantes de Agropecuária (2º e 3º anos), Agronomia e Licenciatura em Ciências Biológicas. Local: Auditório Principal.

14h: Mesa Redonda: Compras Institucionais (PNAE e PAA) e Desafios encontrados pelos Agricultura Familiar. Público Alvo: Servidores do Campus, Produtores Rurais,  Estudantes de Agropecuária (2º e 3º anos), Agronomia e Licenciatura em Ciências Biológicas. Local: Auditório Principal.

16h: Mutirão de Soluções. Público Alvo: Servidores do Campus, Produtores Rurais,  Estudantes de Agropecuária (2º e 3º anos), Agronomia e Licenciatura em Ciências Biológicas. Local: Auditório Principal.

17h: Impulso de Partida na FEIRA VIAJANTE DE ALIMENTO E CONHECIMENTO. Público Alvo: Servidores do Campus, Produtores Rurais,  Estudantes de Agropecuária (2º e 3º anos), Agronomia e Licenciatura em Ciências Biológicas. Local: Auditório Principal.