Logo IFRJ

Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em São João de Meriti


ELETRICISTA INSTALADOR PREDIAL DE BAIXA TENSÃO

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, na modalidade presencial, objetiva incrementar competências essenciais para concepção, desenvolvimento de projetos, manutenção e instalação de equipamentos elétricos em instalações prediais. Os objetivos específicos do curso compreendem, como seguem: 1. Desenvolver as habilidades dos profissionais do setor de eletricidade do município de São João de Meriti e do entorno para prestação de serviços na área de instalações elétricas; equipamentos; 2. Incentivar junto ao aluno a capacidade de análise das informações sobre o comportamento dos circuitos elétricos, de forma que ele seja capaz de intervir em tais sistemas para manutenção e/ou instalação de novos 3. Estabelecer a relação entre os diagramas elétricos e os circuitos e dispositivos de uma instalação elétrica; 4. Instruir o aluno na utilização de ferramentas para medição, identificação de variáveis de ordem elétrica e de instalação de dispositivos/componentes elétricos; 5. Conscientizar o aluno quanto à cultura de segurança a fim de melhorar sua capacidade de percepção de risco em seu ambiente de trabalho, utilizando-se de boas práticas laborais, pautado em noções de normas de segurança do trabalho e saúde ocupacional; 6. Possibilitar a conexão de diferentes saberes construídos na vivência do mundo do trabalho de forma crítica, ética e com responsabilidade socioambiental. 

Resolução nº 42/2019 - Aprovar a oferta e o PPC FIC em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão

Página do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão


CADISTA PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Cadista para Construção Civil, na modalidade presencial, objetiva contribuir para a formação crítica de profissionais para atuarem em empresas e escritórios de arquitetura e engenharia. Entre os objetivos específicos do curso compreendem: 1. Ampliar as habilidades e competências necessárias para o trabalho em meio digital através do software CAD; 2. Possibilitar a conexão de diferentes saberes construídos na vivência do mundo do trabalho de forma ética e crítica; 3. Desenhar circuitos elétricos e hidráulicos em meio digital, utilizando-se para isso o software CAD; 4. Realizar leitura e interpretação de sistemas elétricos e hidráulicos em projetos de construção civil através de plantas baixas e isométricos; 5. 6. Aplicar as normas de projetos em instalações elétricas e hidráulicas; Identificar a importância das normas de saúde ocupacional e de segurança do trabalho, a fim de melhorar sua capacidade de perceber e avaliar riscos em ambientes domésticos e comerciais.

Resolução ConSup nº 73 - Aprova, ad referendum, o Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial (FIC) em Cadista para Construção Civil

Página do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Cadista para Construção Civil


MONTADOR E INSTALADOR DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Montador e Instalador de Sistema Fotovoltaico, na modalidade presencial, objetiva promover a formação em energias renováveis por meio da qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. Entre os objetivos específicos estão: Qualificar o aluno no desenvolvimento de projetos de sistemas de energia solar fotovoltaicos do tipo conectados à rede, isolados e híbridos de acordo com a legislação vigente e normas da concessionária; Incentivar o desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras para identificação de oportunidades e construção de negócios em energia fotovoltaica com foco na sustentabilidade ambiental. Apresentar os principais aspectos da legislação, das normas técnicas e documentos vigentes no que tange ao projeto e a instalação de sistemas fotovoltaicos; Conscientizar quanto à cultura de segurança orientada quanto a noções de normas de segurança, meio ambiente e saúde. 

Resolução ConSup nº 69 - Aprova o curso de  Formação Inicial e Continuada (FIC) em Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de Sistemas Fotovoltaicos)

Página do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Montador e Instalador de Sistema Fotovoltaico


ASSISTENTE DE LOGÍSTICA

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Assistente de Logística, na modalidade presencial, objetiva promover a qualificação profissional do discente na área de logística, tornando-o apto a desempenhar diversas atividades na área, considerando diferentes aspectos técnicos, econômicos, ambientais e sociais. Entre os objetivos específicos estão: Estimular nos discentes o pensamento crítico sobre o mundo do trabalho a partir de reflexões sobre questões éticas e socioambientais; Apresentar os diferentes saberes e conceitos de forma contextualizada, para que o discente consiga relacionar com as suas próprias vivências e realidade; Desenvolver as habilidades profissionais dos discentes relacionadas a logística por meio da adoção de situações-problemas a serem solucionados; Fornecer bases teóricas e práticas aos discentes sobre o uso das ferramentas da logística e informática no desempenho de suas funções.

Resolução ConSup nº 48 - Aprova  o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Assistente de Logística

Página do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Assistente de Logística


ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Assistente Administrativo, na modalidade presencial, objetiva desenvolver competências para o exercício da função de Assistente Administrativo conciliando com as necessidades mercadológicas e sociais. Entre os objetivos específicos estão: Compreender os processos administrativos do contexto organizacional; Promover o desenvolvimento da escrita no âmbito do trabalho; Formar profissionais capazes de utilizar a tecnologia nas tarefas diárias do trabalho, com o auxílio dos programas computacionais; Contribuir para a formação de problemas com o auxílio da matemática; Possibilitar a conexão de diferentes saberes construídos na vivência do mundo do trabalho de forma crítica, ética e com responsabilidade socioambiental. 

Resolução ConSup nº 70 - Aprova o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Assistente Administrativo

Página do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Assistente Administrativo


ASSISTENTE DE CONTABILIDADE

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, na modalidade presencial, objetiva proporcionar ao corpo discente competências e habilidades fundamentais para o exercício da função de Assistente de Contabilidade compatível com as exigências mercadológicas e sociais. Entre os objetivos específicos estão: Executar, codificar e classificar históricos e escriturações contábeis; Realizar conciliações contábeis e bancárias; Estruturar a elaboração de balancetes, demonstrações contábeis, folha de pagamento e rescisões; Construir uma “Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física”; Organizar documentos referentes à contabilidade; Preencher guias de recolhimento e de solicitações junto aos órgãos competentes; Analisar a conexão de diferentes saberes construídos na vivência do mundo do trabalho de forma crítica, ética e com responsabilidade socioambiental. 

Resolução ConSup nº 71 - Aprova o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Assistente de Contabilidade

Página do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Assistente de Contabilidade


INGLÊS BÁSICO

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Inglês Básico, na modalidade presencial, objetiva: (em breve)

Página do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Inglês Básico


ESPANHOL BÁSICO

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Espanhol Básico, na modalidade presencial, objetiva: (em breve)

Página do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Espanhol Básico


CONTADOR DE HISTÓRIAS

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Contador de Histórias, na modalidade EaD, objetiva: (em breve)

Página do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Contador de Histórias

 

 

 

 

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS