Logo IFRJ

Informações Acadêmicas

 

Senhores Pais ou responsáveis.

Saudações a todos, espero que vocês e seus familiares estejam bem e saudáveis neste difícil período que atravessamos e, desde já, desejo saúde e paz.

 

Somos da Coordenação Técnico Pedagógica (CoTP) do campus IFRJ Paracambi e vinculados e Direção de Ensino. Nossa equipe é formada por Assistente Social, Técnico em Assuntos Educacionais, Psicólogo e Pedagogo.

Estamos enfrentando uma crise epidemiológica, causada pelo coronavírus, que modificou a estrutura organizacional da nossa vida e o distanciamento social é recomendado pelo Ministério da saúde como ação de enfrentamento à pandemia, que culminou infelizmente, até o momento, com a morte de milhares de pessoas. Para atender as recomendações do Ministério da Saúde, o Instituto Federal do Rio de Janeiro, no dia 13/03/2020, determinou o cancelamento do calendário escolar como medida de enfrentamento ao covid19. Diante do quadro de suspensão, o ingresso do estudante do semestre 2020.2, que estava previsto para o dia 28 de julho de 2020,  teve que ser  adiado, mesmo assim, destacamos que a matrícula para ingresso no semestre 2020.2 está garantida, e seguimos na perspectiva de um cenário melhor.

Disponibilizamos, neste primeiro momento, aos senhores e senhoras, as Diretrizes das atividades Pedagógicas Não Presenciais e o calendário escolar, ambos documentos, marcam a retomada dos alunos matriculados no semestre 2020.1 e 2020.2 em atividades acadêmicas. É importante  ler os documentos em anexo na íntegra. 

Colocamos alguns pontos que julgamos importante para esclarecimentos e orientações que consideramos essenciais para entendimento e organização dos discentes matriculados no semestre de 2020.2 

1 - O atendimento presencial à comunidade pelos setores administrativos está suspenso. Todos os setores do Campus estão realizando atendimento, exclusivamente, pelos meios digitais. Disponibilizamos alguns e-mails de acesso à Direção de Ensino e suas respectivas coordenações. Informações gerais podem ser encontradas no Portal do IFRJ

2 - Os servidores do Campus seguem planejando atividades para a participação dos discentes ingressantes no semestre 2020.2, como atividades culturais, espaços de conversas, leituras entre outras.  É importante destacar que na participação de tais atividades, não poderão ser consideradas como aulas e/ou possuir caráter avaliativo e a participação é sempre opcional.

3 - Observem que as atividades com APNPs para as turmas ingressantes no semestre 2020.2 começam no dia, 22/02 /2021 terminando 22/05/2021. No Período que antecede o início das APNPS, haverá reuniões virtuais com os responsáveis e haverá solicitações para respostas em distintos questionários eletrônicos.

4 - Até o momento, não há previsão de quando as atividades acadêmicas e administrativas presenciais poderão retornar de forma presencial.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelos canais oficiais do Campus Paracambi.

Coordenação Técnico Pedagógica: cotp.cpar@ifrj.edu.br

Secretaria do Ensino Médio Técnico: semt.cpar@ifrj.edu.br

Coordenação da Base Nacional Comum: basecomum.cpar@ifrj.edu.br

Coordenação de Curso de Mecânica: cmec.cpar@ifrj.edu.br

Coordenação de Eletrotécnica: cele.cpar@ifrj.edu.br

Direção de Ensino: de.cpar@ifrj.edu.br

 

Mantenham os e-mails e contato atualizados para outras informações, planejamos a participação dos ingressantes no semestre 2020.2 em atividades de extensão em breve, aguarde outros comunicados.

 Acompanhe as informações e principalmente dos canais oficiais do IFRJ, o portal do Campus Paracambi e Facebook do campus.

 

Coloco aqui para download o Calendário Geral dos Cursos do Ensino Técnico de Nível Médio (ETNM) referente ao período excepcional de Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs) para o ano letivo de 2020 (1o e 2o semestres).

Para acesso de todos os interessados divulgamos também a Resolução Nº22 que aprova as Diretrizes para o Desenvolvimento de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) no Âmbito dos Cursos de Ensino Técnico de Nível Ensino Médio e de Formação Inicial e Continuada (FIC).

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS