Perguntas Frequentes

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE A ABERTURA DE PROCESSOS ACADÊMICOS – (UNIDADE PROTOCOLIZADORA)

1- O que mudou na abertura de processos de expedição de diplomas/certificados?

R. A forma de abertura para os processos acadêmicos continuam da mesma forma, o que mudará são as nomenclaturas do processo, isto é, os tipos de processos que estará com os nomes mais genéricos e padronizados. Portanto, todas as unidades protocolizadoras deverão seguir a orientação para padronização dos tipos de processos relativos a documentação estudantil (expedição de diplomas e certificados), disponível neste link  https://portal.ifrj.edu.br/portal-arquivo/tipos-processos-e-codigo-conarq Natureza: ESTUDANTES Documentação estudantil.

2. Qual termo devo utilizar para os TIPOS DE PROCESSOS referentes aos processos de expedição de diplomas/certificados?

R. O termo que deverá ser utilizado para os tipos de processos referentes aos processos de expedição de diploma/certificado é documentação estudantil. No assunto detalhado deverá ser especificado a modalidade (graduação, técnico, técnico-EAD, lato sensu ou stricto sensu), nome do curso e campus.

Ex 1: 1º VIA DE EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA (TÉCNICO): *MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO – CAMPUS PINHEIRAL. *Obs: Sempre especificar se o curso é subsequente, integrado, concomitante ou EAD.

Ex 2: 1º VIA DE EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA (GRADUAÇÃO) E COLAÇÃO DE GRAU: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL  - CAMPUS RIO DE JANEIRO.

Ex 3: 1º VIA DE EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA (STRICTO SENSU): MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS – CAMPUS RIO DE JANEIRO.

3. É necessário abrir outro processo para histórico?

R. NÃO. Os processos de 1º via de expedição de diplomas/certificados serão emitidos com o histórico final e o diploma/certificado.

4. O aluno que desejar a 2º via do diploma/certificado deverá abrir processo?

R. SIM. O aluno deverá procurar a secretaria do seu campus com a documentação referente a modalidade concluída. (se é graduação, técnico, lato sensu ou stricto sensu). Neste processo serão emitidos o certificado/diploma e o histórico.

5. O aluno que desejar SOMENTE A 2º VIA DO HISTÓRICO FINAL deverá abrir processo?

R. SIM. A Unidade Protocolizadora (UP) ou a secretaria acadêmica deverá abrir um processo com a documentação referente a modalidade concluída e anexar o certificado/diploma recebido. Neste processo o aluno deseja somente a 2º via do histórico final, solicitamos que a UP e/ou a secretaria acadêmica informe no campo detalhado, conforme a orientação para padronização dos tipos de processos relativos a documentação estudantil. Assim que abrir o processo envie e-mail para a cacc@ifrj.edu.br informando o número do processo para darmos celeridade a esse processo.