Logo IFRJ

VIII SEMAC - 23 a 27/10/2023

VIII Semana da Cultura do IFRJ Campus Duque de Caxias

O evento ocorreu entre os dias 23 e 27 de Outubro e contou com Gincanas, Apresentações artísticas e culturais, Oficinas, Exposições,arrecadação de livros, alimentos, tampas plásticas, lacres de alumínio e óleo de cozinha usado. As inscrições e a programação de Oficinas e Exposições estão disponíveis no site do Evento:

https://www.even3.com.br/viii-semana-da-cultura-ifrj-cduc-viii-semac-377205/

O principal atrativo da Semac é a gincana, que é uma disputa entre equipes identificadas por cores, conforme os cursos do Campus. Nesse ano tivemos 4 equipes, identificadas pelas seguintes cores: Verde (Curso Técnico em Plásticos), Vermelha (Curso Técnico em Petróleo e Gás), Rosa (Curso Técnico em Quimica) e Roxa (Licenciatura em Química). 

Dentro de quadra tivemos 94 jogos, e fora de quadra tivemos disputas nas seguintes modalidades: Xadrez, Dama, Jogos de Tabuleiro, Cubo Mágico, Montagem de quebra cabeça, Quiz, danças e Badmington. Os resultados da gincana foram:

1° lugar: Bandeira Rosa e Vermelha (empate)

2° lugar: Bandeira Roxa

3° lugar: Bandeira Verde

Os números arrecadados para doação foram:

- 341 livros

- 496 kg de ração para cães

- 630 kg de alimentos

- 23 kg de lacres de alumínio

-1641 L de tampas plásticas

- 685 L de óleo usado

Em breve traremos atualizações sobre as doações dos materiais arrecadados.

 

Fora da gincana tivemos 18 oficinas, 11 exposições, 10 sessões de cinema e um bazar beneficente. Foram mais de 600 inscritos nessas atividades.Os destaques dessa edição foram as sessões temáticas de cinema/cinebook, duas das quais tivemos a participação de cineastas e produtores convidados.

 

 

Oficina de Preparo de sabão

Durante a VIII SEMAC, o Neabi do campus Duque de Caxias fundou seu cineclube chamado CINEABI! Foram 4 dias na I Mostra Cineabi, no total 8 sessões de filmes, curtas e longas, documentários e ficções, filmes brasileiros e estrangeiros. A primeira sessão de estréia, organizada pela Professora Marcela Tavares, atual vice-coordenadora do núcleo, apresentou o filme "Marte Um", do diretor Gabriel Martins. Na sessão seguinte, vimos 5 curtas metragens produzidos na oficina UQ+Doc do Museu de Arte do Rio e contou com a participação da diretora e produtora Sandra Lima e mais 11 convidades. No dia seguinte, tivemos a sessão com o convidado especial Emilio Domingos que apresentou seu filme: "Favela é moda". Foi uma grande honra receber um cineasta tão importante no nosso campus! À noite tivemos a sessão organizada pelo professor Rafael Santana que desenvolveu uma conversa sobre masculinidades através do filme "O silêncio dos Homens". No terceiro dia da mostra tivemos uma sessão sobre mulheres negras fantásticas, organizada pela Professora Viviane Prates e projetamos o filme "Harriet, o caminho para a liberdade", à noite o estudante de filosofia e residente pedagógico Gustavo Pires, apresentou o filme brasileiro "Cabra marcado para morrer". E finalmente, no último dia da mostra, tivemos duas sessões de curtas com temática indígena e afrobrasileira, organizadas pelos professores Wagner Santos, Marcelo Cardoso e Paulo Henrique, bem como pelo discente Augusto Martins de Castro e Silva, atual coordenador do Coletivo Negritude Federal. Fora dias intensos, de muitos filmes, arte, cultura e resistência, além de claro, muita pipoca!

 

Cineabi

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS