O Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PPGCTIS) é um programa de pós-graduação profissional, composto pelo curso de mestrado que tem por objetivo formar profissionais capacitados para a prática profissional, por meio da ampliação dos conhecimentos e habilidades de pesquisa e inovação, que deverão atender às demandas de saúde da população, e assim contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, científico-tecnológico e cultural do país.
Público-alvo: Pessoas com diploma de graduação reconhecidos pelo MEC.
Coordenação: Professor Felipe José Jandre dos Reis
Vice-coordenação: Profª Lilian Dias Bernardo
Contato da coordenação:
Local: R. Prof. Carlos Wenceslau, 343 - Realengo, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 21710-240
Secretaria: Telefone: (21) 3107-6013; e-mail: spg.creal@ifrj.edu.br
Horário do curso: O programa oferecerá disciplinas as sextas-feiras das 8 às 18 horas e, em alguns casos, aos sábados das 8 às 13 horas
Mais informações e atos normativos na Plataforma Sucupira:
O processo seletivo para ingresso de discentes será regulamentado por edital específico e poderá ocorrer anualmente com a oferta estimada de 15 a 30 vagas por turma de entrada para cada curso. A seleção envolverá etapas tais como prova escrita, prova de suficiência em língua estrangeira, análise de proposta ou projeto de pesquisa, análise de currículo e/ou entrevista.
Linha de pesquisa 1: Tecnologias e Inovação em Saúde As tecnologias em saúde envolvem os produtos e insumos como medicamentos, vacinas, testes diagnósticos, equipamentos e dispositivos para saúde. São também procedimentos realizados na assistência, sejam preventivos, curativos, reabilitadores ou de cuidados em geral, os quais abrangem fortemente o fator humano na execução. As tecnologias em saúde, de forma mais ampla, incluem os procedimentos, modelos de organização de serviços e os sistemas de apoio para a atenção à saúde. A inovação em saúde pode ser entendida como a introdução e aplicação intencional de ideias, processos, produtos ou procedimentos que simultaneamente sejam relevantes para a unidade que as adota e que beneficiem o indivíduo, grupo ou sociedade em geral. Assim, esta linha de pesquisa visa formar o profissional especializado capaz de desenvolver e/ou avaliar tecnologias em saúde considerando a eficácia, efetividade, eficiência, utilização, a qualidade e os custos. |
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Projetos de pesquisa associados: |
1.1 Avaliação, Implementação e Monitoramento de Tecnologias em Saúde
Visa subsidiar os estudos sobre a utilização, a qualidade e os custos dos serviços e tecnologias em saúde, bem como estudos de fatores que expliquem variações nesses aspectos. Na abordagem de qualidade, são consideradas as dimensões de eficácia, efetividade, eficiência, acesso, segurança, equidade e adequação. Docentes envolvidos:
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1.2 Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação em Saúde Esta linha de pesquisa busca subsidiar o desenvolvimento de métodos, práticas, produtos, serviços, gestão e políticas de base tecnológica e inovadora para a adoção e implementação nos serviços de saúde ou nas políticas de saúde pública. Docentes envolvidos:
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Linha de pesquisa 2 - Educação, Informação e Promoção em Saúde Esta linha de pesquisa contempla a análise da situação de saúde, abordando os condicionantes da saúde, as práticas de atenção à saúde no contexto da educação, da promoção e da vigilância em saúde. Tem como objetivo estudar as concepções teórico-metodológicas adequadas para orientar a formação de profissionais de saúde a desenvolverem projetos e práticas de educação em saúde, visando ao empoderamento das pessoas, famílias e comunidades em prol de mudanças para uma vida mais saudável. Inclui ainda o estudo do campo da informação em saúde, ancorado na noção de interdisciplinaridade, na transdisciplinaridade e na interprofissionalidade, analisando as características e os entraves à melhoria da qualidade das informações em saúde, desde a análise crítica de seus indicadores, mas também a segurança e confiabilidade da informação. |
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Projetos de pesquisa associados: |
2.1 Educação e Comunicação em Saúde Engloba a transferência do conhecimento científico para profissionais de saúde e para a população em geral. A perspectiva teórico-metodológica que orienta os estudos é tradução do conhecimento científico para uma linguagem mais acessível considerando o público-alvo. Docentes envolvidos:
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2.2 Promoção de Saúde e Qualidade de Vida Considerando que a saúde pode ter impacto importante na qualidade de vida dos indivíduos, grupos e coletivos, este projeto considera os estudos sobre modos de promover a saúde, em diferentes contextos, ciclos de vida e cenários de prática como, nas atividades produtivas, escolares, de lazer, em grupos vulneráveis ou no envelhecimento e busca identificar as variáveis que poderão auxiliar na redução do impacto sobre a saúde geral dos indivíduos, grupos e coletivos. Docentes envolvidos:
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DISCIPLINA | NATUREZA | CRÉDITOS | CARGA HORÁRIA |
Políticas e Gestão em Saúde | Obrigatória | 3 | 45 |
Metodologia em Pesquisa Científica | Obrigatória | 3 | 45 |
Análise Quantitativa e Qualitativa | Obrigatória | 2 | 30 |
Redação Científica e Instrumentalização em Pesquisa | Obrigatória | 2 | 30 |
Epistemologia do Cuidado Integral em Saúde | Optativa | 2 | 30 |
Textos Científicos em Língua Estrangeira | Optativa | 2 | 30 |
Prática Baseada em Evidência | Optativa | 2 | 30 |
Tópicos especiais em Gerontecnologia | Optativa | 2 | 30 |
Assistência Farmacêutica | Optativa | 2 | 30 |
Inovação e Tecnologia em Saúde | Optativa | 2 | 30 |
Educação em Saúde | Optativa | 2 | 30 |
Tópicos Especiais em Desenvolvimento Motor Infantil | Optativa | 2 | 30 |
Seminários I | Obrigatória | 1 | 15 |
Seminários II | Obrigatória | 2 | 30 |
Dissertação de Mestrado I | Obrigatória | 2 | 30 |
Dissertação de Mestrado II | Obrigatória | 3 | 45 |
A estrutura curricular é constituída por disciplinas do núcleo comum (disciplinas obrigatórias), disciplinas do núcleo complementar (disciplinas optativas) e disciplinas relacionadas a dissertação do mestrado. As disciplinas do núcleo comum (obrigatórias) são: Políticas e Gestão em Saúde (03 créditos),
Metodologia da Pesquisa Científica (03 créditos), Análise Quantitativa e Qualitativa (02 créditos), Redação Científica e Instrumentalização em Pesquisa (02 créditos), Ética em Pesquisa (02 créditos). As disciplinas do núcleo complementar (optativas) são: Epistemologia do Cuidado Integral em Saúde (02
créditos), Textos Científicos em Língua Estrangeira (02 créditos), Análise Quantitativa Avançada (02 créditos), Prática Baseada em Evidência (02 créditos), Tópicos Especiais em Gerontecnologia (02 créditos), Assistência Farmacêutica (02 créditos), Inovação e Tecnologia em Saúde (02 créditos), Educação em Saúde (02 créditos) e Tópicos Especiais em Desenvolvimento Motor Infantil (02 créditos). O núcleo dissertação de mestrado (obrigatório) é formado pelas disciplinas Seminários I (01 crédito), Seminários II (02 créditos), Dissertação de Mestrado I (02 créditos) e Dissertação de Mestrado II (03 créditos).
O estudante deverá cumprir o número mínimo de 26 (vinte e seis) créditos, sendo 12 (doze) créditos obrigatórios (núcleo comum), 06 (seis) créditos optativos (núcleo complementar) e 08 (oito) créditos obrigatórios relacionados ao eixo Dissertação de Mestrado (Seminários I e II e Dissertação de mestrado I e II). Cada crédito corresponderá a 15h/aula (o curso tem um total de 390h).
Cristiane S. Nascimento Baez Garcia |
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Cristiano Gonçalves Ponte |
Elisa Beatriz Braga dell'Orto van Eyken
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Felipe José Jandre dos Reis
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Israel Souza
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Jose Ricardo da Silva Junior
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Laura Alice Santos de Oliveira
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Lilian Dias Bernardo |
Luciana Moisés Camilo
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Márcia Regina de Assis
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Mauricio de Sant Anna Junior
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Mira Wengert
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Patrícia Silva Ferreira
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Paula de Miranda Costa Maciel
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Susana Engelhard Nogueira
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Em construção
No momento não existem eventos planejados.
Em construção
Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao