Logo IFRJ

Licenciatura em Ciências Biológicas

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRJ - Campus Pinheiral possui 3.255 horas e um período mínimo de 8 semestres para sua integralização. O foco da formação do egresso é na atuação em sala de aula, como docente, e na orientação de projetos de educação ambiental. Entretanto, o IFRJ - Pinheiral oferece a oportunidade e possibilidade de, cumprindo 3.200 horas de componentes curriculares de Ciências Biológicas, atuar em pesquisa, projetos, análises, perícia, fiscalização, emissão de laudos e pareceres nas áreas de meio ambiente, biodiversidade, saúde, biotecnologia e produção (cf resolução CFBio nº 227/2010 - art 3º).
Localizado no maior campus do IFRJ - Pinheiral/RJ, uma fazenda de 318 hectares onde se situa uma instituição de mais de 100 anos de história, o curso oferece amplas áreas de prática, entre elas, laboratórios de análise, espaços ecológicos, museu de Ciências Naturais, Centro de visitantes, além do próprio campus, um imenso espaço de vivências e aprendizagem.

Coordenador: 
Sabrina Araujo de Almeida
Ato Autorizativo: 
Resolução do Conselho Superior do IFRJ nº 33, de 05/08/2019
Critérios de Seleção: 
Sisu / Transferências Externa e Interna / Reingresso
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Pinheiral - Noturno
Duração do Curso: 
Mínimo 08 semestres e máximo 15 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
3.255 horas
Coordenação: 
  • Nome: Sabrina Araujo de Almeida 
  • Contatosabrina.almeida@ifrj.edu.br 
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes: Segundas, Quartas e Sextas-Feiras, das 13h às 18h
  • Perfil do Coordenador: 

A coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas está sob a responsabilidade da professora Sabrina Araujo de Almeida, formada no curso de Licenciatura plena em Pedagogia (UNIBAN), a qual possui Mestrado em Psicologia Social (UNIVERSO) e Doutorado em Educação (UNESA). Atualmente é docente do curso de Licenciatura em Computação e do curso Técnico em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), no campus Nilo Peçanha em Pinheiral. Atua também como coordenadora do NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas), de acordo com a proposta de atendimento a alunos que necessitam de apoio pedagógico na instituição, além de promover cursos de formação para profissionais de educação no que tange a questões como Diversidade, Direitos Humanos e processos de inclusão/exclusão. Sua trajetória profissional é marcada por experiências desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, passando pela Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Com relação à atuação em EAD, foi tutora no consórcio CEDERJ pela UNIRIO, no curso de Licenciatura em Pedagogia por 10 anos, e professora-tutora no curso de Pós-graduação em Educação Especial CEAD/UNIRIO. Contribuiu como Coordenadora de Educação Especial no município de Mendes/RJ implementando ações inclusivas na rede a partir da criação do CEMAPE, contribuindo assim para a discussão sobre os processos de inclusão e diversidade. As áreas em que estão concentrados seus estudos giram em torno de temas como: Representações Sociais, práticas educativas, processos de inclusão e exclusão, Diversidade, Direitos Humanos e Educação Ambiental.

Currículo na Plataforma Latteshttp://lattes.cnpq.br/3260647490212738

Fluxograma: 
Projeto Pedagógico do Curso: 
Corpo Docente: 

Corpo Docente

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS