Logo IFRJ

Bacharelado em Química - Nilópolis

Química Bacharelado

Formar profissionais capazes de desenvolver, aplicar e gerenciar processos de produção de bens e serviços em química, enfatizando a área de produtos naturais e áreas afins, viabilizando o desenvolvimento de tecnologias capazes de agregar valor a produtos de interesse comercial e/ou desenvolver produtos inovadores para o mercado, bem como a preservação e o uso sustentável da biodiversidade. O profissional poderá também promover o ensino e a pesquisa, a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria e do cotidiano, e desenvolver aptidões em empreendimentos.

 

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Coordenador: 
Angelo Amaro Theodoro da Silva
Ato Autorizativo: 
Portaria SERES/MEC N° 493 de 29/06/2015.
Critérios de Seleção: 
SiSu / Transferências Externa e Interna / Portador de Diploma
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Nilópolis - Integral
Duração do Curso: 
Mínimo 8 semestres e máximo 15 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
3.570 horas
Coordenação: 
  • Nome: Angelo Amaro Theodoro da Silva
  • Contato: bq.cnil@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes: Segundas-feiras e Quintas-feiras, das 13h às 17h
  • Perfil do Coordenador: 

A coordenação do Curso de Bacharelado em Química está a cargo do professor Dr. Angelo Amaro Theodoro da Silva, o qual é farmacêutico-bioquímico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), com grau Mestre (2009) e Doutor (2015) em Ciências pelo Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais (IPPN/UFRJ). Nas pós-graduação atuou na área da química de carboidratos, na proteção seletiva de polióis, catálise enzimática de derivados de mio-inositol com ênfase na síntese enantiosseletiva de seus derivados bioativos. Exerceu o cargo de farmacêutico concursado da Rede Federal Hospitalar do Rio de Janeiro (2009-2015).

Em 2015 se tornou docente efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (Campus Nilópolis), onde leciona para os cursos do ensino médio técnico e da graduação em Química, bem como realiza pesquisa de síntese orgânica na área de química de polióis e estudo de reações de promiscuidade catalítica por enzimas comerciais e naturais. Coordenador do grupo de pesquisa e extensão Síntese, Análise e Popularização de Informação em Ciência (SAPIemCia) desde abril de 2020. Entre seus projetos de pesquisa e extensão já orientou cerca de 24 alunos, com a publicação de nove artigos em periódicos internacionais e um capítulo de livro. Integrante da comissão organizadora da Jornada de Química do IFRJ Campus Nilópolis (JQUIM) desde 2019. Integrante das comissões de auxílios aos estudantes (CAEDIC, CPPE) e da Comissão para Agenda Ambiental da Administração Pública - A3P. Avaliador de trabalhos e projetos da Semana de Tecnologia do Campus Nilópolis (SEMATEC), da Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica (IFRJ) e demais editais de pesquisa e extensão do IFRJ. Parecerista da Revista Eletrônica Perspectivas da Ciência e Tecnologia (IFRJ). Em 2022 concluiu o curso de especialização “Educação Transformadora: pedagogia, fundamentos e práticas” pela PUC-RS.

Currículo na Plataforma Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3061066912088859

Fluxograma: 
Corpo Docente: 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS