VI Simpósio de Línguas e Literatura

Durante os dias 27 e 28 de outubro do corrente ano, vinte e oito estudantes do Curso Superior de Licenciatura em Letras-Espanhol (IFB Campus Ceilândia) participaram do VI Simpósio de Lengua y Literatura de Río de Janeiro, evento promovido pelo Instituto Cervantes com apoio da Embaixada da Espanha no Brasil.

Do evento e das apresentações no evento

Depois de mais de 10 anos, mudança de endereço, várias equipes e uma pandemia, volta o VI Simpósio de Língua e Literatura do Rio de Janeiro (RJ). A sexta edição do evento reúne docentes de todo o Brasil e dos países vizinhos para compartilharem e conhecerem pesquisas, experiências e reflexões sobre aspectos linguísticos e literários da língua espanhola realizadas nacional e internacionalmente. Para Daniel Rodrigues, estudante que organizou a viagem técnica para o RJ, “participar do evento foi uma excelente forma de difundir a língua espanhola, suas discussões, as oficinas e pesquisas realizadas no âmbito do Instituto Federal de Brasília, campus Ceilândia, além do intercâmbio linguístico, tendo em vista que as atividades foram integralmente em espanhol.”

Os professores em formação participaram de toda a programação e, conforme nos conta Larissa Sales, estudante do 3º período, ela ficou maravilhada, achou uma ótima experiência, porque teve ainda mais contato com a língua espanhola. Eles não foram somente como ouvintes — seis estudantes apresentaram oficinas e relatos de experiências. Estes receberam um valor da Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE), por meio do Auxílio Técnico-Científico e aprovação no Colegiado do Curso.

A estudante Sara Sanches aplicou uma oficina sobre a aprendizagem cooperativa da língua, uma oficina criada em um componente curricular do curso, e os estudantes Jorcimar Alexandre, Rayane Jennifer e Maria Eduarda Lira aplicaram uma oficina sobre o uso do método natural para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Já Michael Borges apresentou um relato de experiência sobre identidade profissional e formação docente: reflexões sobre a trajetória acadêmica, tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso. Na mesma linha, Daniel Rodrigues apresentou o seu relato de experiência sobre o período em que esteve como auxiliar de conversação de português na Espanha, por meio de um intercâmbio do Conselho Nacional das Instituições Federais (Conif). Para Sara Sanches, apresentar um trabalho no Instituto Cervantes foi algo único e impressionante. Ela não achava que era capaz de ministrar qualquer coisa em um ambiente de peso como foi o evento. Surpreendeu-se bastante com o seu próprio potencial. Ela define a sua participação como uma jornada de autoconhecimento.

Como forma de publicizar os ricos trabalhos apresentados, os organizadores do VI Simpósio de Língua e Literatura do Rio de Janeiro publicarão, em 2024, os anais do evento.

Das apresentações no Instituto Federal do Rio de Janeiro – campus Maracanã

Além das oficinas realizadas no Instituto Cervantes do RJ, os seis estudantes (Daniel, Jorcimar, Letícia, Maria Eduarda Lira, Rayane e Sara) também aplicaram oficinas e apresentaram os relatos de experiência no campus Maracanã, do IFRJ, nos dias 30 e 31 de outubro deste ano — uma iniciativa que conecta a Rede Federal. Os docentes em formação tiveram contato com estudantes do Ensino Médio Integrado dos campi Maracanã e São Gonçalo. Segundo as professoras de espanhol dos respectivos campi do IFRJ, Bárbara Caldas e Giselle Gil, os discentes ficaram encantados com as oficinas sobre el día de los muertos (1), os falsos cognatos espanhol-português (2), as palavras encadeadas (3) e a possibilidade de fazer um intercâmbio pela Rede Federal. Para Rayane Jennifer, apresentar no IFRJ foi um misto de emoções, a linha tênue entre nervosismo e alegria. Essa experiência aumentou o desejo de melhorar cada vez mais o seu papel como profissional.

Os laços estreitam-se entre docentes e discentes do IFB e IFRJ. Estão ansiosos para o próximo intercâmbio entre as instituições, em que possam promover o tripé ensino, pesquisa e extensão.

Fonte: Instituto Federal de Brasília