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TRE visita o Campus Arraial

O Campus Arraial do Cabo recebeu o projeto "TRE vai à Escola" no dia 23. Trata-se de uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que busca sensibilizar os jovens sobre a relevância do voto. O evento contou com a participação da juíza eleitoral Juliana Gonçalves Figueira Pontes, titular da Vara Única da Comarca de Arraial do Cabo e do chefe de cartório, Henrique Gonçalves Silva Cassimiro, reunindo cerca de 50 pessoas, entre estudantes, docentes e membros da comunidade local.

Durante o encontro, a magistrada abordou o tema central do projeto: a promoção do exercício livre e consciente da cidadania. Em uma fala objetiva, destacou a relevância do ato de votar como uma maneira fundamental de contribuir para a formação de uma sociedade mais participativa. A juíza enfatizou a necessidade de compreender a influência direta do voto nas decisões políticas e conclamou os presentes a valorizarem esse direito democrático.

Henrique também compartilhou informações claras e diretas sobre o funcionamento do sistema eleitoral. Sua apresentação buscou simplificar o processo, tornando-o acessível a todos os participantes.

A sessão de perguntas e respostas permitiu que os presentes esclarecessem dúvidas sobre o processo eleitoral e suas implicações na esfera local e nacional. A interação se deu de maneira objetiva, refletindo o interesse dos estudantes no tema.

a juiza fala para a plateia no auditorio. Na imagem ela aparece em segundo plano. No primeiro plano esta um professor

A juíza reiterou a importância de eventos como esses serem realizados em escolas. “É necessário conscientizar todos os estudantes que estão entre 16 e 17 anos de que já podem tirar o título de eleitor, já podem exercer o seu direito de votar. Essa conscientização é importante para o exercício da democracia”, declarou a juíza.

Também foi realizada a oficina de urnas eletrônicas, na qual os estudantes tiveram a oportunidade de experimentar o processo de votação na urna eletrônica, familiarizando-se com o equipamento e o procedimento. Essa experiência prática reforçou os conceitos abordados durante as apresentações, permitindo que os jovens compreendessem melhor como sua participação individual se conecta ao processo democrático como um todo.

Colaboração: Verônica Trindade

 

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