Simpósio “A Responsabilidade Social com as Diversidades no Desenvolvimento Sustentável”
Os temas Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável nas agendas de interesse público vêm sendo explorados mais incisivamente desde 1997, após a publicação da norma Social Accountability 8000. Este simpósio propõe fomentar estudos sobre responsabilidade social e desenvolvimento sustentável com um olhar transversal e crítico sobre as diversidades sexual, étnicorracial e gênero em distintos espaços, tais como: universidade, empresas, ONGs e outros ambientes de interação social, inclusive governamentais.
A Responsabilidade Social é entendida como o dever das organizações frente aos impactos trazidos pelas suas decisões e atividades na sociedade e no contexto social, contribuindo para o Desenvolvimento Sustentável, incluindo a Saúde e o bem-estar da sociedade. Por meio de um comportamento ético e transparente, as organizações devem adotar medidas e ações para o enfrentamento da discriminação de raça, cor, gênero, idade, idioma, renda, nacionalidade ou naturalidade, religião, origem étnica ou vulnerabilidade socioeconômica, deficiências, gravidez e opiniões políticas entre várias.
Com o objetivo de implantar um formato de gestão organizacional, socialmente responsável, as empresas e órgãos públicos se depararam nas duas últimas décadas com a consolidação de uma agenda pública de interesse mundial sobre a efetivação dos Direitos Humanos (direitos sociais, culturais, políticos e econômicos) de grupos vulneráveis.
A positivação dos Direitos Humanos e da cidadania nas convenções e tratados internacionais constam em diversos documentos, tais como a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no âmbito da UNESCO, a Norma ISO 26000 – Diretrizes em Responsabilidade Social e a Norma ABNT NBR 16001 – Responsabilidade Social – Sistema da Gestão. Para a implementação de gestão socialmente responsável os órgãos e entidades necessitam implementar políticas que atendam aos princípios e às temáticas centrais da responsabilidade social: accountability, transparência, comportamento ético, governança, direitos humanos, práticas de trabalho, dentre outros.
Serão aceitas propostas de trabalhos que tenham interface com a temática principal do CINABETH e deste simpósio:
- Interseccionalidades e Responsabilidade Social;
- Cultura de Certificação e Responsabilidade Social;
- Diversidades e Responsabilidade Social;
- Infodocumentação e Responsabilidade Social;
- Atos normativos e ferramentas para a Responsabilidade Social;
- Economia Queer e Responsabilidade Social;
- Políticas Públicas de educação e saúde e Responsabilidade Social;
Orientações para submissão: https://cinabeth.com.br/comunicacao-oral--co-
Cronograma:
04/09 - Prazo final para submissão de trabalhos
11/10 - Prazo para envio de trabalhos avaliados como correção
30/11 - Prazo para envio do trabalho completo para publicação nos Anais