Logo IFRJ

A Semana do Futuro

O PIBID-IFRJ, subprojeto Matemática do Campus Nilópolis, organizou a Semana do Futuro no Colégio Estadual Nuta Bartlet James. O evento ocorreu no período de 11 a 14 de março de 2024.

O evento proporcionou aos estudantes contato com profissionais de diversas áreas. O objetivo foi oferecer aos estudantes a possibilidade de conhecer diversas profissões e ouvir desses profissionais aspectos particulares do trabalho. Participaram advogados, médicos, esportistas, comerciantes, profissionais de RH, de tecnologia e professores.

Os profissionais falaram da sua formação, das possibilidades, dificuldades e alegrias da atuação, além, é claro, das expectativas salariais. Participaram, aproximadamente, 100 alunos, sendo a maioria das turmas do terceiro ano do ensino médio.

De acordo com um dos organizadores do evento, o pibidiano João Rabelo Neto: “Assistir os profissionais dessas áreas, ouvir suas histórias, conhecer o a trajetória profissional e como funciona o dia a dia do profissional pode transformar a vida dos estudantes do ensino médio”.

No último dia de atividades, a coordenadora institucional do PIBID-IFRJ, Vanessa de Souza Nogueira, e o coordenador de área do subprojeto matemática – Campus Nilópolis, Rafael Novôa Vaz,  participaram do evento apresentando os cursos oferecidos pelo IFRJ, assim como as formas de acesso. 

foto mostra uma visão da plateia. foto tirada de cima do palco

Além disso, os professores falaram sobre suas trajetórias acadêmicas e sobre os trabalhos que desenvolvem no IFRJ. De acordo com Rafael Novôa: Ações como esta desenvolvida no Colégio Estadual Nuta Bartlet James são benéficas ao PIBID e ao próprio IFRJ por romper os muros da instituição e atingir a comunidade local. Poucos alunos que assistiam a palestra conheciam o campus sediado no município onde vivem e estudam.

Já para o supervisor Julio Martins Moreira, professor de Matemática do Colégio Estadual Nuta Bartlet James e supervisor do PIBID: “Movimentamos a escola proporcionando algo diferente para os estudantes. A direção amou! Eu também gostei muito. Todo o corpo docente falou bem. Foi um sucesso”. 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS