Reunião do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo

Na última quinta-feira, os estudantes da turma MAM 161, do Campus Arraial do Cabo, tiveram a oportunidade única de participar da reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo. Esse fórum, no qual o Campus Arraial do Cabo divide a cadeira de Educação, Ciência e Tecnologia com a Universidade Federal Fluminense (UFF), é um dos principais responsáveis por tomar decisões cruciais para a gestão da reserva.

Com a revisão das licenças de operação de turismo náutico no interior da Reserva Extrativista Marinha e a proposta de estabelecer um horário de operação das embarcações de turismo em pauta, a reunião se mostrou especialmente relevante. O Grupo de Trabalho (GT) da Pesca do Conselho Deliberativo, no qual o Campus Arraial do Cabo também se faz representar pelo professor Omar Nicolau, apresentou a proposta de definir um horário para as atividades turísticas, levando em consideração os impactos ambientais e as necessidades dos pescadores locais. O Campus

Para os estudantes presentes, essa experiência proporcionou uma visão profunda dos conflitos e disputas que permeiam os debates no Conselho, fazendo-os refletir sobre a complexidade da gestão de uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável.

"Foi importante para ver como área ambiental é organizada no município e de que forma ela é levada como pauta. Na discussão foram tratados assuntos entre turismo e pesca, algo que para atuação como técnico da região seria de extrema importância, por estarmos em uma cidade onde a base econômica é o turismo e temos uma ampla comunidade pesqueira, a reunião do conselho deliberativo da resex mostra como atuaríamos na prática a profissão", destacou Anna Clara, aluna do curso técnico em meio ambiente.

A participação dos alunos nesse evento crucial promoveu uma maior conscientização sobre a importância da preservação ambiental e incentivou a participação ativa da comunidade na gestão das áreas protegidas.

Fonte: Ascom Arraial do Cabo