Representante do PET Realengo participará de webinário do Fundo de População da ONU sobre Dia Internacional da Menina

A Jornada das Juventudes realiza sua próxima edição tematizando como ser menina no Brasil na atualidade. O evento, organizado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), ocorre na quarta-feira (07/10), a partir das 15h, e contará com jovens e adolescentes de diferentes localidades do país. Entre elas, Milena Neri Guimarães, estudante de Fisioterapia no Campus Realengo do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e integrante do projeto PET “Multiplicando saúde: promoção da saúde de adolescentes na perspectiva da educação popular”.

A roda de conversa online visa demarcar a data de 11 de outubro, Dia Internacional da Menina, como espaço de discussão e reflexão sobre as dimensões sociais e íntimas vividas por garotas durante essa fase da vida.

Atualmente, ser menina no Brasil tem sido um desafio que possuiu números de ratificação do aumento de violências, abusos, e perda de direitos. Entre eles estão os dados denunciados pelo relatório sobre a Situação da População Mundial, lançado pelo UNFPA em 2020. Segundo o relatório, 1 a cada 4 meninas se casa antes dos 18 anos no Brasil, uma parcela de 26%. A média mundial é de 20% (1 a cada 5 meninas).

O relatório concluiu que uma menina que se casa cedo tem também mais chances de enfrentar a gravidez e o parto precocemente, com riscos maiores de enfrentar complicações na gravidez. O índice de gravidez na adolescência do Brasil também é alto, com 53 adolescentes grávidas a cada 1.000 jovens. A gravidez na adolescência, assim como o casamento infantil, prejudicam a continuidade dos estudos e o ingresso no mercado de trabalho, ajudando a perpetuar o ciclo de pobreza.

Além desses temas, o webinário também discutirá os processos corporais, saúde, transição entre menina e adolescente, menstruação, e demais violências e tabus relacionados as tentativas de controle do corpo de meninas.

O evento será transmitido pelo canal do Youtube do UNFPA Brasil: https://youtu.be/16WEBX345dQ . O webinário também disponibiliza certificado de participação e para solicitar basta se inscrever previamente: https://bit.ly/36vhDSh .

Fonte: UNFPA