Logo IFRJ

Relações étnico-raciais são tema de palestra em Duque de Caxias

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Duque de Caxias realizou, no dia 01/10, a palestra “Educação e relações Étnico-raciais”, mediada por Renato Noguera, docente e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Noguera abordou diferentes tópicos dentro da perspectiva das relações entre racismo e educação, conceituando o racismo e explicando brevemente a construção deste na sociedade brasileira, enfatizando seu impacto na vida das pessoas.

Igor Anastácio dos Santos, discente da Licenciatura em Química, destacou de forma positiva a realização do evento. “Creio que tirou da maioria o senso comum daquilo que entendemos como racismo e nos deu uma visão mais ampla e profunda sobre”, disse.

A visitante Dilza Lima soube do evento através de uma amiga, que é docente do campus, e não perdeu a oportunidade de participar da palestra. “Os conteúdos foram objetivos e críticos, teve a visão do público presente”, explicou.

Curta-metragem

Renato Noguera – que além de professor e pesquisador, atua como produtor – terá seu curta-metragem “Nana e Nilo em dia de sol e chuva” lançado no “Lab Curta”, no dia 21 de novembro. A ficção conta a história de duas crianças gêmeas que voam pelo mundo, conhecendo a cultura de diversos povos africanos e indígenas.

 

Colaboração: Pedro Henrique da Silva Pereira

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS