A relação entre gamificação e educação

Como ensinar programação a partir de motivações semelhantes às de jogos? O Campus Pinheiral, através da participação do professor Gustavo de Oliveira Andrade, está investigando a relação entre gamificação e educação. O estudo tem a parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e uma universidade finlandesa, a Tampere University.

Em 2022, um projeto piloto foi realizado com os estudantes do primeiro ano do curso técnico em Informática do Campus Pinheiral (foto). A ação gerou o artigo “Gamificação no Ensino de Lógica e Algoritmos: um relato de caso com estudantes do Ensino Médio Técnico”. No mesmo ano, o grupo realizou o Seminário Integrado Brasil-Finlândia de Gamificação em Educação.

Em 2023, o estudo segue sua investigação com a oferta pelo IFRJ do curso on-line de “Lógica de Programação”, voltado a estudantes do primeiro ano de cursos técnicos em Informática. Inicialmente, foram oferecidas 50 vagas. Com mais de 800 inscritos de todas as regiões do Brasil, as vagas foram ampliadas e estuda-se a possibilidade de atender a todos os interessados.

O projeto tem o seguinte título “Os efeitos dos elementos de gamificação Social e Performance e a Experiência de Fluxo em ambientes de ensino de algoritmo” e faz parte do “NERDS da Fronteira - Núcleo Educacional de Robótica e Desenvolvimento de Software” da UFMS. O estudo tem o apoio financeiro da FACOM - Faculdade de Computação – UFMS e, além do professor Gustavo, a pesquisa também tem a autoria dos professores da UFMS, Anderson Corrêa de Lima e Amaury Antônio de Castro Junior, e do professor Wilk Oliveira da Tampere University.

Fonte: Ascom Pinheiral