Rede Federal é pioneira na implementação do Programa Pé-de-Meia do Governo Federal

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica será a pioneira na implementação do Programa Pé-de-Meia do Governo Federal. O anúncio foi feito pela secretária Executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela, durante sua participação na 130ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), nesta semana.

A gestora, acompanhada da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, detalhou o funcionamento do programa e ressaltou a importância das instituições federais para a implementação desse projeto. “Incluir os estudantes das escolas técnicas e tecnológicas é uma conquista, principalmente pela qualidade que as instituições têm e levam para o interior do país”, afirmou Schweickardt. “O ano de 2024 será de testes, e a Rede Federal tem experiência com esse tipo de política pública, por isso, vocês serão importantes nessa etapa”, completou a secretária.

O programa é uma forma de poupança que o Governo Federal disponibilizará para estudantes de baixa renda matriculados no ensino médio. Seu objetivo é fomentar a permanência e a conclusão escolar dos estudantes de Ensino Médio público, democratizando o acesso e reduzindo as desigualdades sociais entre os jovens dessa etapa de ensino. “Dinheiro no bolso é essencial para manter o estudante na escola. A Rede tem experiência com isso, e vocês sabem como é importante essa ajuda para os alunos não evadirem por terem que trabalhar para ajudar em casa, por exemplo”, disse Izolda.

O benefício será concedido a estudantes com idades entre 14 e 24 anos, que estejam matriculados no Ensino Médio regular da rede pública, bem como aos estudantes de 19 a 24 anos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nas próximas semanas, representantes do Conif e do MEC se reunirão para acertar os detalhes técnicos e iniciar a implementação do programa. "Nossa expectativa é conseguir organizar o programa dentro de nossas instituições até o final de março. A Rede Federal está pronta para trabalhar pelo sucesso desse programa na Rede Federal e em todas as outras redes de ensino", disse a presidente do Conif, Leopoldina Veras.

Eleição

Nesta semana, o pleno do Conif elegeu Elias Monteiro, reitor do IF Goiano, como presidente. A nova gestão será composta também pelos reitores Carlos Guedes do IFAL, Jaime Alves do IFAM, Júlio Heck do IFRS e Rafael Almada do IFRJ. A posse da nova gestão está marcada para março e será transmitida ao vivo.

Fonte: Conif