Logo IFRJ

Projeto voltado para educação de meninas no palco do Maracanazinho

O projeto Meninas e Mulheres na RRD, vinculado ao IFRJ como projeto de extensão, foi um dos 32 projetos voltados para a educação de meninas que subiu ao palco do Maracanazinho no dia 22 de maio, no evento 'Uma conversa com Malala' que marcou a abertura da LER - Festival do Leitor. Quase 170 meninas e mulheres estiveram nesse grupo que foi apresentado como o motivo da realização do evento. 

A bolsista de Extensão do IFRJ, Esthefani Chaves, do curso de gestão ambiental, acompanhou as demais meninas do nosso projeto assistindo o evento na plateia geral.

Na ocasião, o livreto sobre igualdade de gênero, realizado pelo projeto foi distribuído. A publicação está disponível para download gratuito em: https://drive.google.com/file/d/1LVQwMp2nO92eHRkZhrJ2rthDsr2RM-Jv/view?usp=sharing

imagem feita a partir da plateia do maracanazinho, nivel pista. Ao fundo o palco aparece lotado de participante do encontro

O QUE É O PROJETO

O Projeto 'Meninas e Mulheres na RRD: ciência, tecnologia e educação para a redução de riscos de desastres e desigualdades', vinculado ao IFRJ e à UVA, coloca meninas do ensino básico de escolas públicas em contato com as carreiras da área de STEM (ciência, tecnologias, engenharias e matemática) a partir de oficinas, debates, visitas técnicas e atividades de educação maker. As meninas aprendem a utilizar tecnologias inovadoras e a produzir recursos audiovisuais (podcasts e animações) abordando temáticas relacionadas à promoção da igualdade de gênero, questões ambientais e redução de riscos de desastres. 

Coordenado pela professora Viviane Japiassú Viana, professora do CST em Gestão Ambiental do curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Rio de Janeiro do IFRJ, o projeto iniciou em 2019 com fomento do CNPq e atualmente conta com fomento da FAPERJ e do IFRJ.

Participam do projeto atualmente 24 bolsistas: 15 estudantes de escolas municipais, 5 professoras dessas escolas, além de 4 graduandas, sendo 1 delas estudante de gestão ambiental do IFRJ e 3 da UVA.

As escolas participantes neste ciclo são: Escola Municipal Acre, Escola Municipal Bento Ribeiro, Escola Municipal República do Peru, Escola Municipal Rio Grande do Sul e Escola Municipal Thomas Mann.

 

Colaborou: Viviane Japiassú

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS