Projeto ECI itinerante continua a todo vapor

O projeto ECI Itinerante é um projeto de Divulgação Científica que realiza itinerâncias em instituições com perfil educacional e cultural e tem como premissa levar temas de relevância científica a locais distantes dos grandes centros. A atividade é realizada por uma equipe de mediadores, através de módulos interativos e oficinas científicas oferecidas por meio de duas opções temáticas: “Luz, Ciência e Vida” ou “Física Divertida e Lógica Matemática”. O projeto de itinerâncias foi retomado no mês de março e a agenda continua repleta de atividades.

No dia 24/03, o projeto visitou o CIEP Brizolão 169 - Maria Augusta Correia, no município de São João de Meriti – RJ. Foram atendidos, aproximadamente, 500 alunos nos turnos da manhã e da tarde. Foram alunos do ensino médio, além do corpo docente da rede.

No dia 25/03, O ECI esteve no ECV (Espaço Ciência Vida) na Barra da Tijuca, Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. Aproximadamente 500 crianças, acompanhadas dos pais, foram atendidas durante o horário de 14h às 18h, em que foi apresentada a Oficina cuidado diário para meus dentinhos: escovação e ilustração para crianças com TEA.

Região Serrana - Durante o final do mês de março (29 a 31), houve uma visita no CIEP 479 Dr. Mário Simão Assaf, no município de Cachoeira de Macacu – RJ. Aproximadamente 200 alunos foram atendidos nos turnos da manhã e da tarde. Participaram alunos (fundamental II) e o corpo docente da rede.

O Projeto também esteve no C.E. Etelvina Schottz , no município de Nova Friburgo – RJ. Outros 200 alunos, aproximadamente, foram atendidos nos turnos da manhã e da tarde. Foram alunos (fundamental II e médio), além do corpo docente da rede.

Já no dia 31, o ECI esteve no Ginásio Edgar Erthal, no município de Bom Jardim – RJ. Desta vez, aproximadamente 800 alunos passaram pela ação, nos períodos da manhã e da tarde. Foram alunos (4º ao 9º ano), além do corpo docente da rede.

“Minha experiência durante os três dias de itinerância foram ótimas, excederam minhas expectativas. Foi um momento de grandes aprendizagens tanto do ponto de vista acadêmico, técnico-científico como do ponto de vista das minhas visões sobre o processo educacional”, disse Fernando Junior, mediador do Espaço Ciência InterAtiva.

Para Priscila França de Almeida, também mediadora do Espaço Ciência InterAtiva, participar do sábado da Ciência foi muito agregador. “Ver famílias e crianças interessadas pela ciência me faz acreditar em uma geração que faz a diferença.  “Minha experiência na itinerância para a região serrana do Rio de Janeiro foi uma oportunidade de expandir os horizontes, pois além de mediar módulos novos que pertenciam ao Ciências sob tendas, tive a oportunidade de divulgar a ciência para crianças que moram afastadas da região metropolitana”, contou.

O também mediador do Espaço Ciência InterAtiva, Paulo Roberto Pereira Junior, disse que toda a experiência itinerante foi ótima. “Aprendi a mediar módulos diferentes dos quais estou acostumado, conheci novas pessoas de diferentes cursos, que cursam graduação, mestrandos, doutores e doutorandos, podendo assim, trocar ideias e conhecimento. Essa viagem só agregou na minha vida pessoal e acadêmica, me fazendo explorar mais o mundo da divulgação científica”, pontuou.

As visitas na Região Serrana fizeram parte do cronograma de itinerâncias que ocorrem em parceria com o projeto de extensão Ciências Sob Tendas desenvolvido na Universidade Federal Fluminense, sob a coordenação dos professores Gustavo Varela Saturnino Alves e Lucianne Fragel Madeira.

Para a agenda de Abril, o projeto tem duas visitas em Duque de Caxias, nos dias 11/04 e 20/04, e outras quatro visitas nos dias: 05/05 - Campo Grande Escola Barão de Santa Margarida, 16/05 - Inhoaíba (Moacyr Scliar), 23/05 Inhoaíba (Célia Maria de Oliveira) e 26/04 - Senador Vasconcelos ( Ciep Herivelto Martins).

Colaboração: Danielle Sales