Projeto divulga o curso Técnico em Agroindústria

O projeto de extensão “Difusão e Popularização do curso Técnico em Agroindústria do IFRJ campus Pinheiral” recebeu, no dia 18 de junho, estudantes do 9º ano do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira.

Durante a atividade, os visitantes conheceram a equipe e objetivos do projeto e responderam um questionário de pesquisa, que teve como proposta avaliar o conhecimento dos visitantes sobre os cursos oferecidos pelo campus. Por fim, o técnico em Agropecuária, Almir Ferreira, apresentou aos alunos o pavilhão central.

De acordo com a professora e orientadora do projeto, Élida da Conceição Jorge, a proposta da iniciativa surgiu durante a disciplina Desenvolvimento e Metodologia de Assistência Técnica e Social (DMATS). “Os estudantes manifestaram o desejo de trabalhar em um projeto de extensão para a divulgação da área de Agroindústria, já que identificam a presença de poucos colegas do município de Pinheiral nos cursos do campus”, explicou.

Sobre a atividade, Élida afirmou que já recebeu relatos de resultados positivos, tanto de alunos quanto da gestão da escola e da secretaria de educação do município. “Escutamos vários relatos de pessoas que achavam que não era possível ser aluno do campus Pinheiral e que, após alguns esclarecimentos, estão empolgadas em prestar o processo seletivo”, disse a professora.

A orientadora da atividade frisou, ainda, a importância das ações de apoio ao projeto: “Agradecemos aos vários setores envolvidos (DG, DE, DEPPI, Prefeitura, NEaD, Ascom, Agroindústria, Copa e Refeitório), além da Secretaria de Educação de Pinheiral que cedeu um ônibus para transportar os estudantes e a Direção do Colégio Roberto Silveira”. Élida também demonstrou sua gratidão às pessoas do campus. “Muitas pessoas foram solidárias e ajudaram a tornar esse evento possível e um grande sucesso”, afirmou.

Além de Élida, o projeto tem co-orientação da professora Júlia Oliveira Barros e colaboração do professor Eliezer Menezes. Alguns estudantes do segundo e terceiro ano do curso Técnico em Agroindústria estão envolvidos na iniciativa: Ana Júlia Neves, Darvyn Tavares, Heric de Paula, Isaque da Silva, Lucas Costa, Lucas Yuki e Max Felipe.

O projeto prevê a realização de novas visitas guiadas a outros setores do campus e de oficinas de demonstração das atividades práticas desenvolvidas no curso Técnico em Agroindústria.

Colaboração: Greici Sousa