Logo IFRJ

Programa Nacional de Popularização da Ciência

O presidente Lula assinou no dia 25 de outubro o decreto de criação do Programa Nacional de Popularização da Ciência, conhecido como "POP Ciência”, que tem participação do professor Marco Pacheco, do Campus Volta Redonda.  

Segundo o docente, o Programa foi instituído com o objetivo de desenvolver a cultura científica e popularizar a ciência, tecnologia e inovação, com ênfase na promoção da inclusão social e na redução das desigualdades no Brasil. O POP Ciência representa um passo fundamental em direção à consolidação de uma política de Estado na área de popularização da ciência. Isso garantirá investimentos contínuos e o desenvolvimento de estratégias de longo prazo para a promoção da cultura científica no país, disse o professor.

O programa assegura a participação de grupos historicamente excluídos e vulneráveis na ciência, com foco em mulheres, pessoas com deficiência, indígenas, negros, comunidades tradicionais e a comunidade LGBTQIA+. Pacheco diz que o POP Ciência reconhece a importância da diversidade e da equidade na promoção da ciência e na mitigação das disparidades.

O programa se desdobrará em diversas ações, incluindo:

1. Eventos e Processos Permanentes de Popularização da Ciência: Estes incluem mostras e feiras científicas, que buscam estimular o interesse pela ciência em toda a sociedade e promover a alfabetização científica.

2. Espaços Científicos-Culturais: Envolverá centros e museus de ciência, planetários, jardins botânicos e outros locais que contribuem para a popularização da ciência.

3. Concursos, Hackatons e Olimpíadas Científicas: Incentivarão a participação em desafios científicos e tecnológicos, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico.

4. Diversidade na Ciência: Objetiva garantir a representação de grupos vulneráveis e historicamente excluídos nas atividades de popularização da ciência.

5. Comunicação Pública da Ciência: Promoverá a comunicação pública de temas científicos e tecnológicos, tornando-os acessíveis e envolventes para o público em geral.

6. Pontos de Ciência: Entidades da sociedade civil envolvidas na popularização da ciência, que levarão atividades de ciência diretamente às comunidades locais, incluindo clubes de ciência nas escolas.

Além disso, o decreto presidencial estabeleceu o Comitê de Popularização da Ciência e Tecnologia (Comitê Pop) como um órgão consultivo no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O Comitê Pop é formado por diversos setores do governo e da sociedade civil, assegurando uma composição diversa e democrática e terá como função auxiliar na elaboração das ações do POP Ciência, garantindo a eficácia e a coerência de suas iniciativas.

O programa representa um compromisso substancial com a promoção da ciência no Brasil, envolvendo uma ampla gama de ações para tornar a ciência mais acessível, inclusiva e envolvente para todos. Com o POP Ciência, o Brasil dá passos sólidos em direção a uma sociedade mais engajada e consciente da importância da ciência, enquanto estimula o desenvolvimento econômico e a inovação por meio do conhecimento científico. O Professor Pacheco, atuou conjuntamente com outros colaboradores, na criação deste programa que, sem dúvida, terá um impacto positivo e duradouro em todo o país.
O decreto pode ser lido na íntegra aqui: DECRETO Nº 11.754, DE 25 DE OUTUBRO DE 2023 - DECRETO Nº 11.754, DE 25 DE OUTUBRO DE 2023 - DOU - Imprensa Nacional (in.gov.br)

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS