Professora de Belford Roxo leva psicologia a Harvard

A professora de Psicologia do IFRJ, Jaqueline Gomes de Jesus, foi selecionada para apresentar seu trabalho na Harvard University e no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Jaqueline foi convidada para participar, em abril, da 10ª edição da Brazil Conference, organizada pela comunidade brasileira de estudantes e pesquisadores em Boston (EUA), que desde 2015 tem a missão de estabelecer um espaço plural para o debate e a criação de ideias sobre o futuro do Brasil.

Na oportunidade ela compartilhará suas pesquisas e experiências no campo da saúde mental e da participação política, em intersecção com diversidade sexual, étnico-racial e de gênero, junto a outros colegas pesquisadores de renome, autoridades e lideranças de nível internacional, incluindo Edmund Phelps, prêmio Nobel de Economia e Dan Shapiro, PhD em Psicologia e um dos principais nomes do mundo na resolução de conflitos, com os quais irá interagir e formar conexões de valor.

Para a docente, é uma honra e uma responsabilidade representar a riqueza da produção científica do Brasil. “Há o simbolismo de ser uma mulher trans negra, candomblecista e de origem periférica, que resiste produzindo conhecimento científico aliado a participação social”.

Jaqueline, que trabalha no Campus Belford Roxo, possui Pós-Doutorado há dez anos, é pesquisadora com dezenas de publicações científicas, docente permanente de dois programas de Pós-Graduação, em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e em Ensino de História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, escritora, ativista com experiência de quem presidiu diversas organizações do movimento LGBTI+ e que foi a primeira gestora do Sistema de Cotas para Negras e Negros da Universidade de Brasília, há o simbolismo de ser uma mulher trans negra, candomblecista e de origem periférica que resiste produzindo conhecimento científico aliado a participação social.

A Brazil Conference acontecerá entre os dias 6 e 7 de abril de 2024 em Harvard e no MIT. Saiba mais sobre o evento em https://www.brazilconference.org

O processo até a confirmação da sua presença não foi simples. A professora passou por uma seleção que contou com mil pesquisadores, dos quais apenas cinco foram escolhidos para representarem a pesquisa brasileira no evento. "Houve um processo de inscrição seguido por uma seleção complexa, com diversas etapas até a escolha do meu nome e dos outros quatro colegas. Eu me inscrevi porque achei que seria importante que conhecessem a minha pesquisa principal, sobre saúde mental de minorias sexuais e de gênero", relata.

Desde 2019 Jaqueline coordena no Brasil a pesquisa SMILE, uma iniciativa da Duke University (EUA) em parceria com a Fiocruz e o IFRJ, que trata da saúde mental e bem-estar de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexo e outras pessoas discriminadas em função da sua orientação sexual, identidade de gênero e/ou expressão de gênero (LGBTI+) em países de baixa e média renda, e objetiva alcançar 10.500 pessoas em nosso país, no Quênia e no Vietnã. "Vou apresentar a estratégia e o desafio de converter as pessoas que sabem do estudo em respondentes, acredito que isso se tornará um bom dado de pesquisa pois tivemos um nível altíssimo de divulgação, conseguimos maximizar os recursos que tínhamos e houve um relevante impacto na mídia. Calculamos um alcance de mais de 2 milhões de pessoas aqui no Brasil”, explica. Aproveitando a sua ida aos EUA, a professora se encontrará com os colegas da Duke University, no estado da Carolina do Norte, para tratar pessoalmente do andamento da pesquisa no Brasil, além de realizar palestras para a comunidade acadêmica.

Saiba mais sobre a pesquisa SMILE Brasil no instagram https://www.instagram.com/pesquisasmile.brasil, ouça os episódios do Saúde Mental LGBTI+ em Dia: O Podcast da Pesquisa Smile, em https://open.spotify.com/show/4udeVg1zmSixksEw2zaWLn e participe da pesquisa, acessando o site https://brasil.smilestudy.org