Professor do Campus Volta Redonda desenvolve trabalho sobre chegada da IA generativa às salas de aula

O professor Paulo Victor Santos Souza, do IFRJ Campus Volta Redonda, publicou o trabalho “ChatGPT in Brazilian K-12 science education”, em conjunto com outros 5 autores. Trata-se do primeiro resultado de um projeto voltado para a investigação da inserção de IA generativa nas salas de ciências.

“A análise dos dados nos permitiu começar a construir um panorama de abrangência nacional sobre as percepções dos professores que atuam na educação básica acerca do uso, potenciais e desafios associados à chegada da IA generativa às salas de aula. Com o aprofundamento de nossa pesquisa, esperamos continuar a contribuir para a construção de um consenso em relação a este tema tão importante e que provavelmente impactará nossa prática enquanto professores e pesquisadores na área de ensino de ciências de maneira definitiva”, contou Paulo Victor.

O estudo investiga as percepções de professores de ciências do ensino fundamental e médio sobre as implicações do ChatGPT nas avaliações escolares e na qualidade da educação dos alunos. Um questionário foi aplicado a professores de ciências do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas das cinco regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Mais de 400 professores responderam ao questionário.

A investigação abrangeu vários aspectos, incluindo os tipos e frequência dos métodos de avaliação utilizados com os seus alunos. Além disso, a pesquisa investigou suas opiniões sobre se o ChatGPT impactaria a qualidade da educação e dos métodos de avaliação, bem como suas opiniões sobre se o uso do ChatGPT deveria ser considerado plágio ou uma infração semelhante. Os potenciais benefícios da sua utilização, bem como os desafios dela decorrentes, são discutidos no contexto da evolução do ensino e da aprendizagem.

Como um dos resultados, constatou-se que entre os professores de ciências do ensino fundamental e médio, permanece algum ceticismo sobre se o ChatGPT irá melhorar a qualidade da educação dos alunos e se a sua utilização constitui plágio ou uma infração semelhante.

Leia o artigo na íntegra (em inglês) aqui.