Processo Seletivo Unificado para Pós-Graduação Lato Sensu (vagas 2023)

O IFRJ tornou público o Edital nº 019/2022, contendo as normas referentes ao Processo Seletivo Unificado para o preenchimento de vagas para os Cursos de Especialização relativos aos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu para o ano letivo de 2023.

São 673 vagas em diferentes cursos e campi do Instituto, em modalidades presencial, a distância e híbrida. Os cursos de especialização têm prazo de conclusão de um ano e meio (18 meses), que poderá ser prorrogado, a critério do Colegiado do Curso, por até seis meses, envolvendo o desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no formato definido no Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

Das vagas destinadas, 5% (cinco por cento) serão providas para candidatos que se declararem Pessoa com Deficiência (PcD), e 20% (vinte por cento) para candidatos que se autodeclararem Negros (pretos ou pardos) ou indígenas (NI), em conformidade com a Resolução Nº 55, de 16 de outubro de 2019, do Conselho Superior do IFRJ.

As inscrições estarão abertas entre os dias 13/06 e 14/08/2022, e deverão ser realizadas pelo candidato exclusivamente de maneira online, preenchendo o Formulário de Inscrição disponível neste link. O valor da taxa de inscrição será de R$ 80,00 (oitenta reais), podendo ser paga em qualquer rede bancária, por meio do boleto gerado, automaticamente, no ato da inscrição. O candidato poderá solicitar isenção da taxa de inscrição, no período de 13 a 22/06/2022, desde que atenda os requisitos descritos no edital.