Logo IFRJ

Processo Seletivo Unificado para os cursos de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

O IFRJ torna público o edital nº 018/2023, contendo as normas referentes ao Processo Seletivo Unificado para preenchimento de vagas para os cursos de Mestrado e de Doutorado dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu para o ano letivo de 2024.

Este Processo Seletivo é destinado aos seguintes cursos dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu (PPGs):

I. Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PCTA), com 12 vagas no total;

II. Mestrado Profissional (com 18 vagas no total) e Doutorado Profissional (com 8 vagas no total) do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC).

Os cursos oferecidos nesta pós-graduação são gratuitos, ou seja, não possuem mensalidades e taxa de matrícula. 

O candidato deverá obrigatoriamente indicar, em sua Proposta de Trabalho (MESTRADO) ou em seu Projeto de Pesquisa (DOUTORADO), a linha e o projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação (PPG) ao qual pretende se associar, e, caso selecionado, terá como orientador(a) um(a) docente credenciado(a) no respectivo programa. As linhas e projetos existentes podem ser conferidos no edital.

Antes de realizar a inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos no edital. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas no edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

As inscrições estarão abertas durante o período de 03/07 a 16/08/2023, e deverão ser realizadas pelo candidato, exclusivamente, on-line, por meio do Formulário de Inscrição disponível na página do IFRJ. O valor da taxa de inscrição será de R$ 80,00 (oitenta reais), mas o candidato poderá solicitar isenção da taxa de inscrição, no período de 03 a 12/07/2023.

Para mais informações, acesse o edital

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS