Processo de Seleção Simplificado para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)

O IFRJ divulga o edital relativo ao Processo de Seleção Simplificado aos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) no âmbito do acordo de cooperação técnica entre o IFRJ e o município do Paraty, estado do Rio de Janeiro.

A classificação dos candidatos se dará por meio de 3 (três) tipos de vagas: para Pessoa com Deficiência (PcD), para os que se autodeclararem em Negros (as) (Preto (as) ou Pardo (as)) ou indígenas (NI) e para a Ampla Concorrência (AC).

O candidato deverá optar por concorrer a um dos tipos de vagas ofertadas:

Pessoa com Deficiência (PcD) – a pessoa que se enquadra nas categorias relacionadas no Artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/99 e suas alterações, e a Súmula 377 do Superior Tribunal de Justiça – STJ;

Pessoa que se autodeclare negro (a) (Preto (a) ou Pardo (a)) ou indígena (NI) - conforme o quesito “cor ou raça” utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; ou

Ampla Concorrência (AC) – a pessoa que não se enquadra na descrição das vagas reservadas.

O processo seletivo será realizado exclusivamente mediante Sorteio Público que visa preencher um total de 128 (cento e vinte e oito) vagas destinadas à Formação Inicial e Continuada (FIC) no âmbito do acordo de cooperação técnica entre o IFRJ e o município de Paraty.

Para se candidatar a uma vaga no curso oferecido por este Edital, o candidato deverá ter a escolaridade mínima descrita na tabela abaixo:

Assistente Administrativo: Ensino Fundamental II completo (6º ao 9º ano)

Condutor Cultural Local: Ensino Fundamental I Completo (1º ao 5º ano)

Cuidador de Idosos: Ensino Fundamental II completo (6º ao 9º ano)

Organização de Eventos: Ensino Médio completo

Inscrições:

A inscrição no presente processo seletivo será on-line, por meio do link https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-qualificacao-profissional/cursos-fic e dará direito ao(à) candidato(a) a concorrer somente a 1(uma) vaga em um dos cursos FIC.

O(A) candidato(a) deverá preencher o Formulário de Inscrição disponível no link https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-qualificacao-profissional/cursos-fic conforme o período estabelecido no Cronograma (ANEXO III) deste Edital.